Em uma entrevista recente ao jornal The Sunday Time, o cantor britânico Rod Stewart revelou que recebeu uma proposta milionária da FIFA para abrir a Copa do Mundo 2022. Além disso, o músico explicou os motivos para ter recusado a proposta para participar do show de abertura da competição.
Rod Stewart recusa convite da FIFA
Neste domingo (20), após mais de quatro anos de espera, a bola irá rolar para a Copa do Mundo 2022. Seguindo uma tradição, antes do pontapé inicial para o confronto entre Catar x Equador, será a cerimônia oficial de abertura do torneio, com um espetáculo de arte e a apresentação de diversos artistas.
No entanto, a FIFA vem enfrentando alguns problemas para fechar a programação com os shows da abertura. Certamente, a questão financeira não é um problema para o Catar. A questão é que muitos artistas recusam o convite em protesto contra a realização do evento no país do Oriente Médio, por conta das questões dos direitos humanos, a liberdade das mulheres no país e as leis contra a relação entre pessoas do mesmo sexo.
Na entrevista concedida ao jornal britânico The Sunday Times, Rod Stewart foi questionado sobre a possibilidade de participar da cerimônia de abertura da Copa do Mundo 2022. Na resposta, o cantor afirma que recebeu uma proposta de mais de US1 milhão para fazer um show na competição. “Eu recusei. Não seria certo ir”, completa o cantor.
Além disso, Stewart afirma que se aceitasse o convite, iria tocar ‘The Killing of Georgie', que narra a história do amigo homossexual do cantor e que foi assassinado na década de 1970. Essa seria uma forma de protestar contra o Catar ao fazer uma crítica em relação às leis do país, onde é proibido a homossexualidade, com a pessoa podendo ser detido e pegar até sete anos de prisão.
Na entrevista, o britânico também afirma que a Seleção Iraniana deveria ser excluída da competição. “Também deveriam estar fora por fornecer armas”, se referindo ao fornecimento de drones explosivos do país à Rússia durante a guerra contra a Ucrânia. Além disso, muitos iranianos estão tomando as ruas com manifestações contra a morte de Mahsa Amini e a segregação em refeitórios universitários.
Rod Stewart faz pedido aos torcedores
Em outro ponto da entrevista, Rod Stewart fez um pedido aos torcedores que irão visitar o Catar para a Copa do Mundo. O cantor pede para que todos os estrangeiros tomem muito cuidado no país, principalmente com as leis contra a comunidade LGBTQIA+.
Além disso, também relembra todas as questões envolvendo as violações dos direitos humanos, como as mais de 6,5 mil pessoas que perderam a vida nas obras para a competição por questões trabalhistas.
Por fim, Rod Stewart foi questionado sobre qual seleção iria torcer na Copa do Mundo 2022. Em tom de brincadeira, disse que prefere apoiar o Brasil, país que adorou conhecer e que têm uma legião de fãs.