Após a confirmação da morte da Rainha Elizabeth II, hoje (8), algumas ações poderão ser tomadas sobre as atividades esportivas e a pergunta que fica é se a rodada da Premier League será adiada.
A morte foi anunciada pelo Palácio de Buckingham que disse: “A Rainha morreu pacificamente em Balmoral esta tarde. O rei e a rainha consorte permanecerão em Balmoral esta noite e retornarão a Londres amanhã.”
Depois do falecimento da rainha, há preparado um protocolo chamado de Operação London Bridge. Este plano é muito detalhado e começou a ser implementado logo após o momento que Elizabeth II morreu.
Dentro do planejamento existe implicações dentro da esfera esportiva e que pode gerar ações nos campeonatos e eventos esportivos.
Então afinal, como fica a Premier League?
A Premier League será liderada pela orientação da DCMS (Departamento de Cultura, Mídia e Esporte) e a decisão virá a partir daí. Porém, de momento, é quase certo que os jogos deste final de semana serão adiados.
Se espera que esta sexta-feira (9) a Premier League se pronuncie por meio de um anúncio oficial e a partir disto saberemos como ficará a próxima rodada do campeonato.
Foram prestadas homenagens nas redes sociais da liga, como no Twitter:
The Premier League is deeply saddened to hear of the passing of Her Majesty The Queen, Elizabeth II. Our thoughts and condolences are with The Royal Family and everyone around the world mourning the loss of Her Majesty. pic.twitter.com/UlaLXEOdke
— Premier League (@premierleague) September 8, 2022
As partidas de válida pela Conference League, que estavam marcadas para hoje, não foram adiadas e já aconteceram.
A torcida do Manchester United tinha preparado uma festa para o time, com luzes e outros, porém foi cancelada em respeito a morte da Rainha. Os jogos da EFL Championship que aconteceriam nesta sexta-feira(9) já foram adiados por meio de anúncio oficial da liga.
Além do futebol inglês, os campeonatos de outros países do Reino Unido devem sofrer paralisações. Outros esportes como críquete e corridas de cavalos também podem ser afetados.
Foto destaque: Divulgação/Manchester United