O São Paulo anunciou nesta quarta-feira (19), oficialmente a demissão de Rogério Ceni do cargo de treinador do clube. Contratado em 2021, o ex-jogador foi contratado para substituir Hernan Crespo, treinador argentino que não teve boa passagem pelo clube paulista. Ao todo comandou o Tricolor em 143 oportunidades, com 63 vitórias, 41 empates e 39 derrotas, um aproveitamento de 53,61%, sendo este o segundo pior desempenho até o momento na carreira. Multicampeão como jogador vestindo a camisa do São Paulo, Rogério Ceni se despede do clube do Morumbi sem levantar uma taça como treinador.
A relação entre Rogério Ceni e a torcida do São Paulo acabou ficando desgastada nos últimos meses. Contratado para ser a solução do time, Ceni tinha a missão de levar o clube de volta as conquistas, mas não conseguiu atingir este objetivo. No Paulistão o time parou nas quartas de finais, sendo eliminado nas penalidades para o Água Santa. Na Copa Sul-Americana o time está 100%, mas o desempenho não agradou nem torcida e nem a diretoria.
Outro ponto nesta temporada que contou de maneira negativa para a continuidade do trabalho de Rogério Ceni, foi o desempenho na Copa do Brasil. A equipe jogou contra o Ituano, em casa e teve uma atuação apagada, com grandes possibilidades de sair derrotada.
Relembre a segunda passagem de Rogério Ceni pelo São Paulo como treinador
Contratado em 2021, para substituir Crespo, o treinador era grande aposta da diretoria. Na temporada de 2022 o time até foi bem, chegando nas semifinais da Copa do Brasil e na final da Copa Sul-Americana. Porém, o nono lugar no Brasileirão acabou gerando certa desconfiança da torcida em relação ao trabalho do comandante, ainda mais porque o clube até chegou longe nas competições, mas não ganhou nenhuma delas. Este jejum de títulos contribui para a pressão por parte da diretoria e de torcedores e o novo treinador terá que lidar com isto.
Além do mais, outros pontos também prejudicaram Rogério Ceni ao longo desta segunda oportunidade no São Paulo. O treinador brigou com Patrick, que acabou indo para o Galo e recentemente teve uma discussão com Marcos Paulo, que fez o gol que abriu a vitória do time contra o Academia Puerto Cabello. A má relação com alguns atletas, aliado a um desgaste da torcida e um entendimento de que o comandante expõe os jogadores durante suas coletivas, ajudou para definição da sua saída.
Nota Oficial do São Paulo
O São Paulo Futebol Clube anuncia a saída de Rogério Ceni da função de treinador nesta quarta (19). Também deixam suas funções os auxiliares técnicos Charles Hembert, Leandro Macagnan, Nelson Simões e o preparador Danilo Augusto.
O Clube agradece aos profissionais pela dedicação de todos durante o período de quase 18 meses de trabalho nesta passagem que trouxe dois vice-campeonatos como resultados esportivos mais relevantes.
O São Paulo Futebol Clube destaca que está sempre de portas abertas para o ídolo Rogério Ceni, embora os caminhos profissionais sigam direções diferentes no momento.
Veja o substituto
Segundo o repórter Gabriel Sá, da Jovem Pan, Dorival Jr. é o nome cotado para já assinar contrato e ser o novo treinador da equipe. O comandante teve uma passagem pelo clube em 2017. A curiosidade é que na época ele entrou no lugar de Rogério Ceni, que foi desligado do clube como em 2023.