Há muitos meses você não via Ronaldinho Gaúcho entrar em campo com a camisa de um clube de futebol, mesmo assim, não era oficial que o craque brasileiro já havia encerrado seu ciclo como jogador. Agora é. Assis, irmão e empresário, tratou de esclarecer que Ronaldo não jogará mais partidas oficiais. Ronaldinho tem 37 anos e já fazia menções sobre parar de jogar há um tempo. Em dezembro especulou-se que “R10” será candidato a senador da república nas próximas eleições.
Como ritual da aposentadoria, Assis revelou que está preparando uma série de jogos de despedida ao redor do mundo, a serem realizados após a Copa da Rússia 2018.
Ele parou. Acabou. Vamos fazer algo bem grande, bacana, após a Copa da Rússia, provavelmente em agosto. Faremos vários eventos rodando por Brasil, Europa e Ásia. E, claro, estamos combinando um jogo com a seleção brasileira.
Reverência de grandes clubes
Sem perder tempo, Milan e Barcelona registraram no Twitter, homenagens ao craque que marcou a história dos clubes.
#Ronaldinho, the man who enchanted San Siro and every football fan has officially retired 🇧🇷
Obrigado, Dinho: G.O.A.T. ðŸ@10Ronaldinho si ritira, dopo aver illuminato i campi di tutto il mondo con le sue magie! 🤙ðŸ»
Grazie di tutto, Dinho 🔴⚫ pic.twitter.com/vc04uBtU3i— AC Milan (@acmilan) 16 de janeiro de 2018
“Ronaldinho, o homem que encantou o San Siro e cada fã de futebol se aposentou oficialmente. Obrigado, Dinho: ‘melhor de todos os tempos' (GOAT). Ronaldinho se aposenta, depois de ter iluminado os campos de todo o mundo a sua magia! Obrigado por tudo, Dinho”, escreveu o Milan.
🤙 @10Ronaldinho, la sonrisa del fútbol.
La magia del Camp Nou.
¡Gracias por todo! pic.twitter.com/c9pc5GnWeX— FC Barcelona (@FCBarcelona_es) 16 de janeiro de 2018
Já o Barcelona agradeceu por tudo que fez Ronaldinho com os dizeres: “Ronaldinho, o sorriso do futebol. A magia do Camp Nou. Obrigado por tudo!”.
O fim de uma era
Com 17 anos de carreira, Ronaldinho começou sua trajetória no PSG (de graça), o que magoou fortemente a torcida gremista.
Em Paris, Ronaldinho disputou 77 jogos e marcou 25 gols. Então o Barcelona entrou na parada e foi lá que o craque mostrou todo o seu potencial. Viveu os melhores momentos da carreira e da vida com a camisa grená (fez 108 gols em 249 jogos); Ronaldinho foi eleito duas vezes melhor jogador do mundo.
Ronaldinho ainda jogou no Milan, onde também foi importantíssimo. Depois voltou ao Brasil para jogar no Fluminense, em 2015.
Pela Seleção Brasileira, Ronaldinho ajudou a equipe de Luis Felipe Scolari a conquistar o Pentacampeonato de futebol, em 2002.
Com futebol inquestionável no seu auge, os melhores momentos de Ronaldinho Gaúcho estão distribuidos em diversos vídeos na internet. Deixo abaixo um exemplo: