Rússia boicota Copa do Mundo; entenda

O mundo se prepara para o retorno da Copa do Mundo. Após mais de quatro anos de espera, a principal competição de seleções e um dos maiores eventos do planeta, terá as atenções de muitos torcedores. No entanto, a Rússia irá boicotar a competição após ser punida pela FIFA e excluída da repescagem.

Copa do Mundo será boicotada pela Rússia

Muitas equipes da Europa entram em campo pela última vez neste final de semana. Após o final das rodadas, as competições serão paralisadas para a Copa do Mundo 2022, sendo retomadas apenas no final do mês de dezembro e algumas em janeiro de 2023.

No entanto, o futebol na Rússia não irá parar para o Mundial. No próximo domingo (13), a Federação de Futebol da Rússia irá paralisar o Campeonato Russo, mas a Copa da Rússia não, com partidas marcadas para serem disputadas até o fim do mês de novembro.

A partida deste domingo (13), entre Dínamo Moscou x CSKA às 13h30 (horário de Brasília) marca o encerramento da 17ª rodada da Premier League Russa. Na sequência, a competição será paralisada por quatro meses, retornando apenas em março de 2023, na primavera.

Entretanto, a Copa da Rússia não será paralisada. A entidade máxima do futebol russo decidiu antecipar os jogos da fase de grupos da competição, com a última rodada sendo disputada no dia 27 de novembro, uma semana após a cerimônia de abertura da Copa do Mundo 2022.

A medida é uma forma que o país encontrou para boicotar alguns jogos da competição mundial. Afinal, a seleção local e as equipes foram excluídas de diversos campeonatos internacionais.

No entanto, o boicoto da Rússia deve durar apenas uma semana. As competições serão paralisadas para as férias de inverno, onde geralmente começam na segunda semana de dezembro. Os trabalhos devem ser retomados com uma pré-temporada de inverno na segunda semana de janeiro de 2023.

Rússia é excluída da Copa do Mundo

No começo do ano de 2022, a FIFA oficializou a punição aos clubes e Seleção Russa. A saber, as equipes foram suspensas de todas as competições continentais, enquanto a seleção nacional foi excluída da repescagem das eliminatórias europeias para a Copa do Mundo 2022, automaticamente perdendo a vaga.

Aliás, a medida aplicada pela entidade máxima do futebol não afeta somente a seleção principal masculina, sendo aplicada também as categorias de base e feminina.

A decisão tomada pela FIFA se dá pela invasão da Rússia ao território da Ucrânia, iniciando uma guerra. Outro países pressionaram a entidade máxima e a UEFA para que tomassem medidas para punir o país.

Gabriel Lemes Gabriel Lemes

Sou jornalista e sonho em trabalhar com jornalismo esportivo. Desde pequeno, convivo com futebol e com o passar dos anos, fui me apaixonado por outras modalidades. Hoje, não me vejo trabalhando em outro área que não seja com esporte. A emoção que um simples jogo causa no torcedor e nos fãs, é algo inexplicável e encantador, o que só aumenta  a minha admiração.

[blocksy_breadcrumbs]