Na última terça-feira (14), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a tabela da disputa do Brasileirão 2023. Com isso, o Bahia tomou conhecimento quem será seu adversário na estreia da competição. Dito isso, a divisão de elite do futebol brasileiro inicia sua temporada no sábado, dia 15 de abril.
Na rodada de abertura, o Esquadrão vai até Bragança Paulista para enfrentar o Red Bull Bragantino. Embora não saiba exatamente da data do jogo, o Tricolor baiano sabe que enfrentará o Massa Bruta entre os dias 15 e 17 de abril, intervalo que compreende a rodada inaugural do Brasileirão 2023.
Aliás, o último confronto entre Bahia e Red Bull Bragantino terminou empatado: 1 x 1 no gramado da Arena Fonte Nova, na temporada 2021. O jogo valia pela 21ª rodada do Brasileirão 2021.
Dito isso, o retrospecto recente entre as equipes é bastante equilibrado: nos últimos cinco jogos, foram dois triunfos do Bahia, dois empates e apenas um jogo ganho pelo Red Bull Bragantino.
Após a aquisição do Bahia pelo Grupo City e a conquista do acesso na Série B do ano passado; a equipe retorna à elite do Brasileirão, depois do amargo rebaixamento vivido na temporada de 2021.
O início de temporada do Bahia
O Bahia começou a temporada 2023 com grande expectativa, após a transação envolvendo o clube tricolor e o Grupo City no fim do ano passado. Assim, uma sequência de reforços foram anunciados no elenco do Esquadrão durante a pré-temporada do clube; que seguiu no início do calendário em 2023.
No entanto, o desempenho da equipe ainda não correspondeu com o rendimento aguardado por sua torcida. Isto porque o time do Bahia oscila bastante nas suas atuações neste início de temporada, onde o Esquadrão disputa simultaneamente o Campeonato Baiano e a Copa do Nordeste.
O planejamento do clube para este início de 2023 utiliza jogadores do plantel profissional e atletas da base tricolor. Enquanto utiliza uma equipe de transição para a disputa do estadual; o Bahia escala seu elenco principal para atuar nos jogos da Copa do Nordeste.
A despeito disso, a equipe dirigida pelo técnico português Renato Paiva é líder da tabela do Campeonato Baiano; enquanto ainda não triunfou na disputa da Lampions. Ou seja, o plantel e o treinador ainda não encontraram a sintonia que esperam.
Assim, o Bahia segue soberano na liderança da fase de classificação do campeonato estadual. O Esquadrão conta com 21 pontos conquistados na etapa de classificação, numa campanha com sete triunfos e apenas uma derrota até aqui.
Restando apenas uma rodada de classificação para a definição das semifinais; e com 5 pontos à frente da vice-líder Juazeirense, o Tricolor é franco favorito à conquista do Campeonato Baiano deste ano. Aliás, o Esquadrão atualmente tem o melhor ataque (12 gols marcados) e a defesa menos vazada (5 gols sofridos) da competição.
Por outro lado, a participação na Copa do Nordeste se mostra insatisfatória. Isto porque, após 3 rodadas disputadas no torneio estadual, o Esquadrão ainda não triunfou. Com o desempenho preocupante no regional, o time luta para se encontrar em campo na Lampions.
Ou seja, a fraca campanha com 1 empate e 2 derrotas começa a distanciar o Bahia das chances de classificação para as quartas de final. Dessa forma, o clube tricolor ocupa apenas a penúltima colocação no grupo B, com 1 ponto somado nesta edição da Copa do Nordeste.
E por falar em futebol nordestino… e o Brasileirão 2023?
Nesta temporada de 2023 teremos apenas duas equipes nordestinas na disputa da Série A do Brasileirão: Bahia e Fortaleza. Dito isso, o duelo entre os tricolores foi pré-agendado e acontece nas 9ª e 28ª rodadas. No primeiro turno, o confronto acontece na Arena Castelão, casa do Laion; no returno, a bola rola na Arena Fonte Nova, lar do Esquadrão.
Foto destaque: Felipe Oliveira / EC Bahia