Santos lança camisa retrô em homenagem a momento histórico

Neste sábado o Santos e a Umbro, patrocinadora oficial do clube, lançaram uma nova camisa em homenagem a um momento histórico de 1980.

A campanha proporcionou um encontro do passado e presente do clube com a presença de João Paulo, mais conhecido como Papinha da Vila, e os representantes da categoria de base das Sereias de Vila e do Sub-15 com:  Marzia Coutinho e João Ananias. 

Em um amistoso,  no dia 13 de março de 1980, o Peixe recebeu na Vila Belmiro o New York Cosmos, dos Estados Unidos, o segundo time de Pelé. A partida terminou em 2 x 1 para os visitantes, gerando uma renda aos donos da Vila de Cr$ 2.151.050,00 na época.

Pelé e o New York Cosmos

Após anunciar a aposentadoria em 1974, Pelé aceitou voltar ao futebol com a proposta do New York Cosmos em 1975. Após dois, o Santos e o clube americano fez um amistoso de despedida da carreira do Rei. 

O camisa 10 se despediu do futebol sendo campeão de três Copas do Mundo, duas Copas Roca, duas Taças Libertadores da América, cinco Taças Brasil e uma Taça Roberto Gomes Pedrosa e marcando mais de 1000 gols.

O duelo aconteceu em 1º de outubro de 1977 e no primeiro tempo Pelé defendeu as cores do time nova-iorquino e no segundo, representando o time brasileiro. O jogador arrastou para o estádio nada menos que 75 mil pessoas e teve as presenças ilustre de Jimmy CarterJeff Carter, e o campeão mundial de boxe Muhammad Ali.

Dessa forma, a partida terminou em 2 x 1 para os Cosmos, mas no final o que importou, foi a despedida em definitivo do melhor jogador do mundo.

Santos lança camisa

Dessa forma, a camisa já está disponível para compra pelo e-commerce da Umbro Brasil (www.umbro.com.br) e também, no Santos Store (www.santosstore.com.br).

Assim como em 1980, o uniforme tem preto predominante sobre o branco. O novo manto do Alvinegro Praiano foi bem trabalhado com o ano inserido por de trás da gola, e também trouxeram o mesmo escudo da época.

FICHA TÉCNICA
Santos FC 1 x 2 New York Cosmos (EUA)

Data: 13/03/1980, quinta-feira, 21h15.
Local: Estádio da Vila Belmiro, em Santos, SP, Brasil.
Público: 20.759 pessoas (17.569 pagantes e 3.190 menores).
Renda: Cr$ 2.151.050,00
Árbitro: Marcio Campos Salles

Escalação do Santos FC:
Marolla; Aílton Luis (Paulinho), Joãozinho, Neto e Washington; Gilberto Costa (Miro), Carlos Silva (Rubens Feijão) e Pita; Serginho (Claudinho), Aluísio e João Paulo.
Técnico: Pepe

Escalação do NY Cosmos:
Hubert Birkenmeier; Eskandarian, Oscar, Carlos Alberto Torres e Nelsi; Ricky Davis, Beckenbauer e Romerito; Seninho, Giorgio Chinaglia e Mark Liveric (Larry Hulcer).

Carolina Castro Carolina Castro

Tenho 25 anos e sou formada em jornalismo. Desde criança desenvolvi o gosto por esporte e por isso escolhi ser jornalista. Foi a profissão que me deixou mais próxima daquilo que mais amo: falar e escrever sobre esporte.

[blocksy_breadcrumbs]