Em nota, Santos mostra insatisfação pela escolha de árbitra para clássico

Em meio à toda rivalidade e história de confrontos, às vésperas do clássico Alvinegro paulista, o Santos traz mais um ingrediente para tornar o jogo de ainda mais preocupante e assim, virar alvo dos olhares atentos dos torcedores.

No início da noite desta sexta-feira (24), o Peixe divulgou uma nota oficial, onde mostra insatisfação com a escolha da árbitra Edina Alves para comandar o apito na partida contra o Corinthians, que acontece neste domingo (26), às 16h (horário de Brasília), na Vila Belmiro, válida pela penúltima rodada da fase de grupos do Paulistão.

Motivos da insatisfação do Santos

A preocupação do Alvinegro Praiano não é a toa, tem suas razões e por esse motivo, o presidente do clube da baixada santista, Andres Rueda fez questão de esclarecer, deixando claro que não está questionando a competência da profissional.

Contudo, em dois jogos do Peixe, apitados por Edna, sendo um no ano passado e outro em 2023, ambos houveram erros de arbitragem que acabaram influenciando indiretamente no resultado final.

Inclusive, no jogo contra o São Paulo em 2022, a Federação Paulista de Futebol (FPF), reconheceu os erros da arbitragem ao ignorar dois pênaltis a favor do Santos. O clássico San-São em questão ficou conhecido pelo Tricolor ter colocado um ponto final no jejum de cinco anos sem vencer o adversário na Vila Belmiro.

Já a outra reclamação é por causa do jogo contra o Água Santa, no dia 25 de janeiro, em que a diretoria santista reclama uma penalidade que foi ignorada pela arbitragem.

NOTA OFICIAL DO SANTOS

O Santos Futebol Clube vem a público demonstrar a sua preocupação com a escolha da árbitra Edina Alves Batista para o clássico com o Corinthians no domingo (26), na Vila Belmiro. Desde a divulgação da escala de arbitragem para este importante jogo, o Clube se empenhou em esclarecer sobre essa escolha, em conversas diretas entre os presidentes Andres Rueda e Reinaldo Carneiro Bastos, também entre o coordenador de esportes Falcão e o vice da FPF, Mauro Silva.

Também houve tentativas, sem resposta, de contato com a comissão de arbitragem da entidade, no sentido de demonstrar o contexto atual, depois de erros capitais, reconhecidos pela Federação, em duas partidas, ano passado, diante do São Paulo, e esse ano, na Vila Belmiro, com o Água Santa, que geraram uma grande insatisfação.

Nosso objetivo é também preservar a própria árbitra. Não estamos questionando, em momento algum, a qualidade técnica ou mesmo a seriedade da profissional, mas demonstramos preocupação de um novo fato em partida decisiva no Campeonato Paulista, mais do que isso, um clássico com um tradicional rival, que sempre deixa os ânimos acirrados.

Como não houve a mudança da escala, cabe ao Santos externar essa insatisfação, sabendo que o quadro de arbitragem da FPF dispõe de profissionais gabaritados para suprir essa alteração. Resta ao Clube a expectativa que dessa vez, a condução do jogo não tenha interferência que prejudique o resultado final.

Andres Rueda
Tity Marx Tity Marx

Na verdade, não fui eu que escolhi o jornalismo e sim ele que me escolheu. Sem dúvidas, a profissão é como um oceano que precisa ser desvendado na sua profundeza, só assim é possível conhecer e respeitar toda sua beleza.

[blocksy_breadcrumbs]