A noite deste sábado (4), acontecerá um jogão pelo Campeonato Paulista, Santos e Palmeiras entram em campo no primeiro “Clássico da Saudade” do ano, às 18h30 (horário de Brasília), no estádio do Morumbi, em partida válida pela 6º rodada do estadual.
O Peixe vem enfrentando uma situação negativa no Paulistão, o time da baixada santista ocupa a lanterna do Grupo A com seis pontos, registrando apenas uma vitória, três empates e uma derrota. Como se não bastasse esse retrospecto da campanha atual, a equipe de Odair Hellmann sofre com desfalque importante do camisa 10, Soteldo, e protestos da torcida sobre a falta de contratações e pela renúncia do presidente.
Em contrapartida, o Palmeiras vem embalado após conquistar o título da Supercopa e por estar na liderança do Grupo D no Estadual, além disso, o Alviverde ainda não perdeu no Paulista. E mesmo atuando no Morumbi terá a presença de mais de 30 mil torcedores apoiando.
Surpresa no Paulistão
Mesmo em meio a turbulência, surge uma notícia animadora para o jogo da noite deste sábado contra o Palmeiras, trata-se de Raniel, possível reforço de última hora. Isso porque o Santos fez a inscrição do 23º jogador dos 26 permitidos até a próxima sexta-feira (10), para primeira do certame.
O centroavante é velho conhecido do técnico santista tanto que o atleta poderia ter feito parte do elenco da pré-temporada, porém por cautela em relação a lesões por parte da diretoria foi afastado.
Assim, sem ter Soteldo em campo, que passou por cirurgia no ombro na manhã deste sábado (4), e que a princípio, ficará fora por cerca de quatro meses e consequentemente, não vai disputar o Campeonato Paulista. E Raniel surge como uma luz no fim do túnel para os santistas.
Dois adversários em um jogo
Na verdade, o primeiro clássico da saudade do ano traz ao Santos, dois adversários a serem batidos. Um é o próprio Palmeiras e o outro é o retrospecto negativo em confrontos diretos.
Ao todo, as duas equipes já se enfrentaram em 306 oportunidades, o Alviverde tem vantagem visto que venceu 133, empatou 78, enquanto o Peixe venceu 95 vezes. Entretanto, vamos analisar apenas a competição estadual, a qual será válido o jogo desta noite.
No Campeonato Paulista, as duas equipes já se enfrentaram em 194 jogos oficiais pelo estadual, registrando o Alvinegro Praiano 54 triunfos, 45 igualdades e 95 derrotas, tendo um aproveitamento de 28% contra o Verdão.
A última vez em que o Santos bateu o Palmeiras por 2 x 0, na Vila Belmiro, aconteceu em outubro de 2019, pelo Brasileirão, há quase quatro anos.