No último domingo (13) chegou ao fim o Brasileirão 2022 e o Santos terminou o campeonato na 12ª posição, com 47 pontos ganhos. O Peixão teve dificuldades durante o ano, mas ainda garantiu uma vaga na próxima Sul-Americana. Com uma expectativa de apenas fugir do rebaixamento, a temporada terminou de forma positiva.
O Santos de 2022 ficou marcado pela instabilidade do clube e isso refletiu muito dentro de campo. Por exemplo, a grande troca de técnicos durante a temporada, que fez com que o clube terminasse o ano sem um treinador contratado no comando. Além disso, muitas contatações mal foram utilizadas e custaram um bom dinheiro ao clube.
Mais um ponto crítico do ano, foram as inúmeras lesões de jogadores importantes como Soteldo, o zagueiro Maicon, os meias Carlos Sánchez e Rodrigo Fernández. Vindo de empréstimo do Corinthians, Luan, foi mais um que pouco jogou pelo Peixão. Sem um elenco com muitas peças, o Santos se viu prejudicado nessa temporada.
Como todos esses fatores, o Santos terminou o Brasileirão no meio da tabela e viu, por exemplo, o rival Palmeiras levantar o caneco. Após 13 anos, o Alvinegro praiano fez sua pior campanha em relação aos rivais da capital paulista, três posições atrás do São Paulo, o pior dos paulistanos.
Santos termina atrás de todos os rivais
O torcedor sabe que esta não foi a melhor temporada do seu time, mas os números estão aí para comprovar isso. A última vez em que o Santos terminou o Campeonato Brasileiro de pontos corridos atrás de todos os rivais, foi em 2009, esse feito se repetiu em 2022. Esse número é válido para todas as vezes em que os quatro clubes estiveram na Série A.
Desde 2009 o clube da baixada santista terminou à frente de pelo menos um dos três principais rivais: Corinthians, Palmeiras e São Paulo. Naquele ano, o Peixe terminou também na 12ª colocação, três pontos atrás do Timão, 10º colocado. A posição também deu vaga na Sul-Americana de 2010.
Além disso, desde a temporada que terminou abaixo dos rivais, o Santos também não havia encerado um campeonato na 2ª página da tabela. Ou seja, também desde 2009 o time da Vila Belmiro sempre esteve entre os 10 primeiros colocados do Brasileirão, inclusive com um vice-campeonato em 2016.
O Santos encerrou o ano com derrota por 2 x 0 para o Fortaleza, na Vila Blemiro. O time da cidade do litoral paulista, volta aos trabalhos na segunda quinzena de dezembro, em preparação para a temporada 2023.