Ao que parece, o Santos chegou a uma “unanimidade” no que diz respeito ao principal candidato a técnico da equipe para 2023. Trata-se do treinador argentino Marcelo Bielsa.
A princípio, o presidente Andres Rueda busca ser realista e não iludir o torcedor alvinegro. Sendo assim, o clube ainda não oficializou o interesse, mas o mandatário santista já mantém conversas com o técnico e considerou as tratativas iniciais como positivas.
Primeiramente, Bielsa não descartou a possibilidade de treinar o Santos e já procurou saber de várias informações sobre o clube. Assim, algo que anima a diretoria santista é o fato de que, geralmente, o treinador já rejeita de cara os projetos que não o interessam.
Planejamento para convencer Bielsa
Em suma, o Santos já reúne uma série de argumentos que podem convencer “El loco” (como é conhecido o argentino) a aceitar o desafio comandar o projeto santista para 2023.
Em primeiro lugar, o Santos deixaria Marcelo Bielsa no comando o departamento de futebol. Assim, o argentino teria carta branca para escolher os seus auxiliares e analistas para atuarem tanto no profissional quanto na base do clube.
Do mesmo modo, o Peixe abre mão de uma política dos últimos anos e topa oferecer um salário alto e em euros para o treinador e toda a sua comissão. Além do mais, a ideia é que o contrato tenha multa rescisória pela primeira vez desde que o presidente Andres Rueda assumiu o alvinegro praiano. Entretanto, as conversas com Bielsa ainda não chegaram no âmbito financeiro.
Além disso, o Santos planeja fazer investimentos bem maiores em contratações para o ano de 2023 no intuito de tornar o time mais competitivo. Desta forma, o planejamento seria intensificado caso Bielsa aceite o convite de treinar o clube. Provavelmente o treinador exigirá algumas contratações de peso para fortalecer a equipe.
Um ponto que pesa a favor para o Santos é a fama mundial que a suas categorias de base têm. Nesse sentido, é de conhecimento geral que Bielsa é um grande adepto do uso de jovens atletas para sua formação e evolução. Assim, ele teria a oportunidade de implementar suas metodologias em uma das melhores bases do mundo.
Currículo de Bielsa
Antes de tudo, Marcelo Bielsa é extremamente renomado no futebol e já foi citado como inspiração para grandes treinadores como Jorge Sampaoli e Pep Guardiola (considerado, por muitos, o maior da história do futebol).
Assim, já passou pelas seleções argentina e chilena. Além do mais já treinou Newell's Old Boys e Vélez Sarsfield (Argentina), Atlas e América (México), Espanyol e Athletic Bilbao (Espanha), Lazio (Itália), Marseille e Lille (França).
Por fim, com as negociações ainda em fase inicial e o forte interesse da diretoria, tudo indica que o treinador interino Orlando Ribeiro deve permanecer até o fim da temporada.
Todavia, o Santos se mantém atento ao mercado e mantém o também argentino Mauricio Pellegrino como um plano B em caso de uma negativa por parte de Bielsa. Sampaoli também é o desejo de parte da diretoria, mas é visto como uma possibilidade remota.
Além do mais, a equipe santista ainda procura alguém para assumir o cargo de Diretor de Futebol, mas, no momento, prioriza um avanço nas negociações com Marcelo Bielsa.
Porém, é importante esclarecer que não há nada certo ou encaminhado com o treinador. A princípio foram apenas conversas amigáveis que podem evoluir para uma proposta oficial em breve.