Secretário geral do Comitê Organizador da Copa do Mundo depõe sobre morte de trabalhadores nos estádios

O presidente do Comitê Supremo encarregado da organização da Copa do Mundo de 2022, Hassan Al-Thawadi, concedeu entrevista ao jornalista inglês Piers Morgan no canal TalkTV, sobre o número de mortes entre os trabalhadores migrantes em “todas as obras ligadas ao Mundial”. Entre 400 e 500 trabalhadores morreram durante construção dos estádio, disse o Supremo.

Presidente da Comissão dá detalhes sobre mortes

o presidente desta Comissão, deu no entanto um número muito superior: “A estimativa é de 400. Entre 400 e 500, não tenho o número exato. »

“Uma morte já é uma morte a mais”, continuou Al-Thawadi.

É simples. Todos os anos, os padrões de saúde e segurança têm melhorado, pelo menos em nossos canteiros de obras, os locais da Copa do Mundo, a tal ponto que temos representantes de sindicatos alemães e suíços que comentaram essa melhoria.”

“É claro que era preciso melhorar a este nível, admite o presidente do Comité Supremo.

E vamos deixar claro, essas melhorias não aconteceram por causa da Copa do Mundo: são coisas que sabíamos que tínhamos que fazer, por causa dos nossos valores. Seja em termos de segurança, moradia ou reforma do sistema kafala.

“Qual foi o efeito da Copa do Mundo que acelerou tudo isso. Toda a luz colocada sobre o Qatar tem causado muitas iniciativas não só do ponto de vista legislativo, mas também na aplicação dessas novas leis. Hoje estamos em uma posição em que até mesmo nossos críticos mais severos nos veem como um modelo na região.”

Líderes já sabiam da necessidade de reforma dos estádios

Al-Thawadi, contudo, afirmou que o próprio país já sabia que a atenção internacional se voltaria para o tema quando foi escolhida para sediar o torneio, em 2010. De acordo com o secretário-geral, as lideranças do país sabiam da necessidade de reformas.

“Eu acho que no geral a necessidade de uma reforma no trabalho determina que melhorias precisam acontecer. Isso foi algo reconhecido antes que nos candidatamos para sediar a Copa. As melhorias não foram por causa da Copa, são melhorias que sabíamos que tínhamos que fazer por causa dos nossos valores”.

Classificados para o mata-mata

O Mundial está caminhando para sua fase de mata-mata. Até agora, Holanda, Senegal, Estados Unidos, Inglaterra, Argentina, Polônia, França, Austrália, Brasil e Portugal já estão classificado para as oitavas de finais.

Foto destaque: Fifa

Caio SantosCaio Santos

Sou Caio, tenho 23 anos, faço jornalismo. Procuro me especializar em Jornalismo Esportivo e meu maior sonho é comentar uma Copa do Mundo

[blocksy_breadcrumbs]