O Botafogo é uma das maiores surpresas do Brasileirão de 2023. Após fazer um estadual abaixo do esperado e ser eliminado precocemente na Copa do Brasil, era esperado que o time teria dificuldades no andamento do ano, mas o desempenho até aqui está sendo muito bom e a equipe caminha a passos largos para voltar a conquistar um título nacional.
Com um investimento superior a 28 milhões de reais, a equipe contratou alguns jogadores pouco conhecidos do torcedor, mas que renderam bastante. Além disto, Tiquinho Soares, que vinha em baixa na Europa, foi adquirido pelo clube em 2022 e é o artilheiro do futebol brasileiro neste momento. Também em momento conturbado no futebol europeu, Diego Costa foi comprado na janela do meio do ano e também está dando resposta quando é acionado.
✅ Diego Costa deu 2 finalizações e fez 2 gols pelo Botafogo até aqui.
É uma boa média? pic.twitter.com/wWGbUsDtUt
— Canal do Manel 🔥 Botafogo (@CanalDoManel_) September 1, 2023
Segredos do Botafogo são revelados
O Esporte Espetacular, neste domingo, destacou como funciona o “departamento de informação” do clube, com entrevistas com André Mazzuco e Alessandro Brito, diretor executivo de futebol e head scout, respectivamente. Um dos mais elogias no clube, o setor é tido como um dos responsáveis pelo atual momento vivido pelo Botafogo na Série A.
“Sempre foi uma premissa do John Textor criarmos um sistema que funcionasse bem e fosse eficiente, de buscar jogadores que pudessem atender ao clube na sequência, com a necessidade imediata de montar equipe para a Primeira Divisão ano passado”, afirmou Mazzuco.
“iramos a ideia de fazer um centro ou um departamento de inteligência e colocamos a ideia de um departamento de informação. Como produto final, a informação chega dentro de campo”, completou Brito.
Contratações e valores gastos pelo Botafogo em 2023
No total, foram investidos mais de 28 milhões de reais na aquisição de oito atletas para o atual elenco. Victor Cuesta (2,5 milhões de reais), Di Placido (1 milhão de reais), Júnior Santos (4,9 milhões de reais), Matias Segovia (7,6 milhões de reais) e Hernández (12,6 milhões) foram comprados pelo clube em definitivo. Marlos Freitas, Luís Segovia e Carlos Alberto foram adquiridos de maneira gratuita, assim como Diego Costa. Tiquinho Soares foi anunciado na temporada passada.
Um TBT que me encanta.
Matías Segovia enfrentando o Palmeiras e mudando a dinâmica do Botafogo na partida, que passou a criar melhor após sua entrada.pic.twitter.com/wSdXXKMKNP
— Fogostats 👨🏽💻 (@Fogostats) September 7, 2023