Durante o mundial do Catar, a FIFA parece estar mais preocupada com camisas e braçadeiras, do que com o futebol. Já houve a proibição de camisas de treino da Dinamarca, braçadeiras de capitão de países europeus e a lista continua.
Dessa vez, o caso foi com a camisa de visitantes da Bélgica, que teve que ser alterada. Após pedido da FIFA, a palavra “love” teve que ser removida do uniforme. A entidade considerou que a poderia ser problemático o escrito.
Ao obrigar que o uniforme fosse alterado, a FIFA desagradou a muitos. Inclusive ao CEO da Federação Belga, Peter Boassaert, que declarou ao joronal Het Nieuwsblad:
É triste, mas a Fifa não nos deixa escolha. O resto do equipamento mantém-se inalterado.
FIFA obriga Bélgica a alterar segundo uniforme
Ao ler sobre a FIFA ter obrigado a Bélgica a alterar seu uniforme de visitantes, você pode pensar que o escrito “love” seria no peito da camisa. Entretanto, você vai entender onde estava escrito a palavra no uniforme.
Existia, sim, a palavra “love” considerada ofensiva pela FIFA no uniforme da Bélgica, mas era visível? Apesar de ter acatado a ordem, a federação sabe que sua camisa não causaria problemas. A inscrição na camisa é por dentro e nas costas.
No entanto, a camisa seguirá com as cores e formas existentes. Somente mesmo a palavra “love” deverá ser alterada. A camisa é uma homenagem da Bélgica a Tomorrowland e seus famosos fogos de artifício.
As cores e as estampas representam os valores comuns de diversidade, igualdade e inclusão, disse ainda o CEO. Entretanto, não é assim que a FIFA considera a camisa.
Da forma com vem agindo em relação às vestimentas, braçadeiras e afins, mostram como a FIFA se posiciona em relação ao pensamento do país sede. A Copa deveria ser símbolo de amor, mas notamos que o “Love” segue de fora da competição.
Até então, a FIFA e a organização catari fazem o que podem, para que a Copa acontece, mas do jeito deles. Com o apoio da maior instituição do futebol, a Copa do Mundo, é do Catar e não do Mundo.
A bola rola para a Bélgica a partir do dia 23 de novembro. O time deve estrear usando os uniformes vermelhos, os quais não sofreram alteração. O Duelo dos Red Devils será contra o estreante Canadá, a partir das 16h (horário de Brasília).