Na última sexta-feira (19), Fernando Diniz divulgou os 23 convocados à Seleção Brasileira para as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. A lista dividiu opiniões entre os torcedores.
Entre as polêmicas, a ausência de Vitor Roque repercutiu entre os brasileiros. Por outro lado, a presença de Richarlison no Brasil não caiu bem, pois o atacante não vive bom momento no Tottenham.
Além disso, outro assunto chamou a atenção da web. Isso porque jogadores do São Paulo e do Flamengo não foram chamados. E o verdadeiro motivo da ausência desses atletas foi revelada.
As escolhas de Diniz na Seleção
Na lista de convocação de Diniz, apenas quatro nomes atuam no futebol brasileiro: o goleiro Bento, do Athletico-PR, o zagueiro Nino e o volante André, ambos do Fluminense, e Raphael Veiga, do Palmeiras.
Por conta disso, o técnico da Seleção foi perguntado sobre as ausências de outros destaques nacionais, como do Botafogo, que lidera o Brasileirão com sobras, e do Flamengo e do São Paulo, finalistas da Copa do Brasil.
Como justificativa, Fernando Diniz alegou em coletiva que não é porque os times que disputam títulos em 2023 que terão jogadores convocados pelo Brasil. Ele também falou especificamente sobre o caso do Flamengo:
“Concordo que o Flamengo é o clube que tem o maior investimento do país, mas pelos critérios que adotamos… Isso vale pela resposta que dei sobre o Botafogo. Isso não determina que o Flamengo tem que ter algum jogador convocado”.
Nas redes sociais, os internautas tiraram sarro da situação. Vale lembrar que Diniz está comandando a Seleção Brasileira de forma interina enquanto trabalha no Fluminense. Ou seja, uma suposta rivalidade teria impedido a convocação dos jogadores do Flamengo.
Nenhum jogador do Flamengo foi convocado pelo técnico Fernando Diniz. 🔴⚫️
— Flazoeiro (@flazoeiro_) August 18, 2023
Contudo, o verdadeiro motivo das escolhas do treinador foram expostos. Fernando Diniz não levou peças do Flamengo ou do São Paulo para a Seleção devido às finais da Copa do Brasil.
O Brasil enfrentará a Bolívia e o Peru nas duas primeiras rodadas das Eliminatórias Sul-Americanas. A última partida da Amarelinha na data Fifa acontecerá no dia 12 de setembro, dias antes da final entre Flamengo x São Paulo.
O jogo de ida da decisão da Copa do Brasil está marcado para o dia 17 de setembro. Ou seja, Fernando Diniz não quis prejudicar as equipes convocando os atletas de Flamengo ou São Paulo, que poderia se machucar a serviço da Seleção.