Após perder de 1 x 0 para Camarões e ter feito apenas três gols durante a primeira fase da Copa do Mundo, a Seleção Brasileira está sendo alvo de críticas e questionamentos por ser considerada uma das favoritas a levar o título.
“De que adianta o Brasil levar nove atacantes para a Copa do Mundo se eles têm o pior índice de gols em 48 anos?”. Essas foram as palavras do jornal Sport, ao apontar os brasileiros como um dos piores poderes de ofensividade da Copa do Catar.
A seleção canarinho está entre os piores ataques dos times que se classificaram para as oitavas de final da competição. A equipe brasileira ficou na frente apenas da Seleção dos Estados Unidos e a da Polônia, com dois gols cada. Sendo assim, com apenas três bolas na rede, o Brasil se igualou ao recorde negativo da Alemanha na Copa de 1974.
Confira a qualidade dos ataques das seleções que avançaram às oitavas da Copa do Catar:
- Espanha e Inglaterra: 9
- França e Portugal: 6
- Argentina, Holanda e Senegal: 5
- Coreia do Sul, Croácia, Japão, Marrocos e Suíça: 4
- Austrália e Brasil: 3
- Estados Unidos e Polônia: 2
Segundo pior ataque da história da Seleção Brasileira
Além de estar entre as piores 16 seleções nas oitavas de final do Mundial, o Brasil ainda se tornou o segundo pior ataque de toda a história da seleção. Só perde para o time de Cláudio Coutinho de 78, quando a equipe brasileira balançou as redes apenas duas vezes: na vitória de 1 x 0 contra a Áustria e no empate em 1 x 1 com a Suíça.
Ainda, é valido ressaltar que o Brasil não conseguiu anotar nenhum gol no primeiro tempo das partidas. Contra a Sérvia (2 x 0) e a Suíça (1 x 0), os tentos só apareceram na segunda parcial. Com isso, se é a primeira Copa do Mundo que a Seleção Brasileira passou em branco no primeiro tempo.
As críticas rondam a seleção por esperar mais da equipe ao ter nove atacantes na competição e sentirem o efeito da ausência de Neymar, que já faz duas partidas que não joga com a equipe canarinho devido a lesão.
Seleção Brasileira perde chance de fechar a primeira fase com invencibilidade
Classificada para a próxima fase do Mundial do Catar, a Seleção Brasileira entrou em campo no Lusail Stadium, a fim de garantir a invencibilidade na fase de grupos na Copa de 2022. Contudo, Camarões conseguiu interceptar os reservas brasileiros.
Durante toda a partida, a equipe canarinho tentou o caminho para o gol, tendo 21 chutes e com 7 sendo no gol, porém as tentativas pararam nas mãos de Devis Epassy.
As estáticas mostraram a superioridade dos brasileiros sobre os camaroneses, mas o jogo não é ganho por números. Sendo assim, nos acréscimos, em um contra-ataque, Vincent Aboubakar manda a bola para o fundo das redes de Ederson, que não teve reação para a defesa.
Dessa forma, Camarões vence por 1 x 0 e acaba com o que seria o único time que teria um aproveitamento de 100% na fase de grupos.
Com a dificuldade da Seleção Brasileira na finalização, a equipe de Tite vem recebendo algumas críticas de seleções já eliminadas da Copa do Mundo, confira aqui.