Nesta sexta-feira (9), a Seleção Brasileira busca a vaga na semifinal da Copa do Mundo, feito que não acontece desde 2014 e quebrar o tabu envolvendo seleções europeias. No entanto, terá a missão de parar o último melhor jogador do mundial e líder da Croácia.
As duas seleções buscam a vaga para a semifinal e seguir na disputa pelo título. Por um lado, o Brasil visa o sexto título e afastar os problemas contra europeus. Enquanto isso, a Croácia quer retornar para a decisão, após ficar com o vice-campeonato em 2018.
Seleção Brasileira terá que parar atual melhor jogador da Copa
A Copa do Mundo 2022 chegou ao mata-mata, onde o erro precisa ser zero, visto que quem perder, está eliminado e diz adeus ao título. Assim, restando oito seleções, grandes confrontos devem acontecer pelas quartas de final, com duelos entre os melhores jogadores do mundo.
No mundial de 2018, a Croácia foi uma das grandes surpresas da competição, garantindo a classificação para a final, sendo derrotada pela França por 4 x 2. Além disso, o destaque da ótima campanha da equipe foi Luka Modric, superando Eden Hazard e o campeão Antoine Griezmann.
Na Copa do Mundo disputada na Rússia, Modric balançou as redes em duas oportunidades, além de uma assistência. No entanto, foi uma peça fundamental para a Seleção Croata, na criação das jogadas e no controle do meio de campo. Aliás, o desempenho no mundial e os títulos pelo Real Madrid, garantiram ao jogador o título de Melhor Jogador da Temporada.
Agora, o jogador de 37 anos não conta com o mesmo ritmo de jogo que apresentou na Rússia. No Catar, entrou em campo nos quatro jogos da Croácia, não balançou as redes e também não deu nenhuma assistência, mas fez uma passe que terminou na finalização de um companheiro.
Entretanto, jogadores como Luka Modric podem ser decisivos em apenas uma jogada, aproveitando uma falha na marcação para finalizar ou conseguir deixar um companheiro de equipe em boa condição para balançar as redes.
Sendo assim, a Seleção Brasileira terá a missão de parar o veterano jogador, não deixando que trabalhe as jogadas e encontre os espaços. Portanto, o meio de campo terá um trabalho fundamental no confronto.
adidas Golden Ball Award:
🥇Luka MODRIC (#CRO)
🥈Eden HAZARD (#BEL)
🥉Antoine GRIEZMANN (#FRA) #WorldCup pic.twitter.com/KQSRiwUznh— FIFA World Cup (@FIFAWorldCup) July 15, 2018
Seleção Brasileira reencontra a Croácia
As duas seleções se reencontram na Copa do Mundo 2014, com histórico favorável para a Seleção Brasileira, que venceu os dois confrontos disputados no mundial.
Na edição de 2006, disputada na Alemanha, as duas equipes se enfrentaram na fase de grupos, pelo grupo F. A saber, com um gol de Kaká, o Brasil venceu por 1 x 0.
Posteriormente, em 2014, os brasileiros sediaram a principal competição do mundo. Na abertura, os anfitriões venceram por 3 x 1, com direito a gol contra de Marcelo e Neymar balançando as redes em duas oportunidades.