Em contagem regressiva para a Copa do Mundo 2022, a Seleção da Inglaterra desembarcou no Catar com grande recepção. Além disso, iniciou as manifestações contra os anfitriões, ao utilizarem um avião que faz alusão à bandeira da comunidade LGBTQIA+.
A equipe comandada por Gareth Southgate se despediu dos torcedores ingleses na parte da manhã desta última terça-feira (15), chegando em Doha, no Catar, às 20h30, horário local.
Seleção da Inglaterra protesta contra o Catar
O Catar vem sofrendo diversas críticas desde que foi escolhido como país sede para a Copa do Mundo 2022. As manifestações envolvem os casos de corrupção envolvendo a decisão entre FIFA e o país do Oriente Médio, além dos problemas envolvendo as infrações dos direitos humanos e a intolerância em relação à comunidade LGBTQIA+.
A Federação Inglesa havia informado que iria ignorar o pedido da FIFA de focarem apenas no futebol e esquecerem as questões políticas. Além disso, Harry Kane afirmou que irá utilizar a braçadeira de capitão da campanha “One Love”.
Dessa forma, a Seleção da Inglaterra iniciou as manifestações contra as leis do Catar na sua chega ao país. A delegação utilizou um Airbus Virgin Atlantic A350, nomeado “Rain Bow” (arco-íris, em tradução livre), sendo uma alusão à bandeira LGBTQIA+. Além disso, a aeronave conta com uma pintura embaixo da cabine com a bandeira do Reino Unido, que é segurada por Oscar, um homem que utiliza um tênis com as cores do arco-íris.
A ideia de utilizar o avião é uma ideia da Federação da Inglaterra, como forma de destacar a preocupação com os direitos da comunidade no Catar. No país, as relações com pessoas do mesmo sexo são proibidas por lei. Recentemente, o embaixador da Copa do Mundo no Catar disse que a homossexualidade é um “dano na mente”.
Segundo as leis do Catar, qualquer pessoa que estiver se relacionando com alguém do mesmo sexo, poderá ser punido com até sete anos de prisão.
The aircraft features a picture of Oscar, a cartoon man wearing rainbow-coloured trainers (Picture: PA)
England’s World Cup squad are to fly to Qatar aboard a Pride-themed jet.
The 26-strong team will travel on ‘Rain Bow’, a Virgin Atlantic A350 Airbus, the Sun reports.
… pic.twitter.com/CKRJKj4UvC— NEWS UPDATE (@GetNewsUpdates) November 15, 2022
Seleção da Inglaterra se despede dos torcedores
Na despedida dos torcedores, a Seleção da Inglaterra receberam a visita do príncipe William no St George's Park, afirmando no discurso que a união e o trabalho entre jogadores e técnico é algo especial. “Joguem uns pelos outros, apoiem uns aos outros, aproveitem e tenho certeza que vocês irão longe”, acrescentou.
Antes do embarque, o capitão e estrela da seleção, Harry Kane disse estar animado para a Copa do Mundo, sendo uma ocasião especial. “Tive a sorte de participar de um e foi uma das maiores experiências da minha vida”, completou o jogador.
Alguns torcedores se despediram dos atletas no aeroporto, com bandeiras, camisas e com gritos demonstrando apoio antes da disputa da competição.
No desembarque em Doha, a Seleção da Inglaterra também foi saudada por alguns torcedores no Souq Al Wakra Hotel Qatar, local onde a delegação irá ficar hospedada durante a competição.