A seleção de Portugal está atrás de um novo comandante para a equipe, desde a saída de Fernando Santos dias após a eliminação nas quartas de final da Copa do Mundo.
Primeiro a FPF tentou trazer José Mourinho, que atualmente comanda a Roma, da Itália, contudo, o técnico tem contrato com o clube até 2025 e seu salário impediu que a Federação continuasse com o interesse.
Assim, a seleção portuguesa, mudou o alvo para o tricampeão da Champions League, Zinédine Zidane, como treinador, o ex-jogador foi multicampeão com o Real Madrid e está sem clube desde 2021.
No entanto, segundo o jornal L'Équipe, o francês recusou a proposta. Tudo indica que o técnico tem interesse em comandar a equipe da França, mas Didier Deschamps renovou com a seleção campeã do Mundial da Rússia até 2026.

Além da Seleção de Portugal, outra equipe teve interesse no técnico
Do mesmo modo, antes de recusar a seleção de Portugal, Zidane recebeu outra proposta, mas também não teve interesse em aceitar. De acordo com as informações divulgadas pelo jornal francês, o Brasil foi quem contactou o francês, mas sem uma resposta positiva.
A seleção brasileira está sem um comandante desde a saída de Tite, que conforme tinha informado no início do ano de 2022, deixaria a seleção após a Copa do Mundo.
O ex-treinador do Corinthians, esteva na frente da equipe por seis anos, onde disputou dois Mundiais, o de 2018 na Rússia e de 2022 no Catar. Nas duas edições, Tite não conseguiu levar a seleção brasileira além das quartas de final.
Ainda, Zidane também recusou o interesse da seleção dos Estados Unidos, que será anfitriã na próxima edição da Copa do Mundo. Canadá e México, também receberão jogos da competição. Em 2022, os americanos não passou das oitavas de final, onde perderam para a Holanda por 3 x 1.
Mbappé sai em defesa de Zidane
Em uma entrevista para a “Rádio RMC Sport”, Noël Le Graêt, presidente da Federação Francesa de Futebol, disse que se caso tivesse recebido algum telefonema do ex-treinador do Real Madrid, “sequer teria falado com Zidane”. A FFF renovou com o treinador Didier Deschamps até 2026, onde acontecerá a próxima edição da Copa.
Ainda mais, Graêt, diminuiu o fato de uma possível ida do técnico para a seleção brasileira, dizendo que ficaria surpreso com o fato.
Contudo, o jogador da seleção da França e do Paris Saint-Germain, Kylian Mbappé, saiu em defesa do treinador dizendo em suas redes sociais que “Zidane é a França, não desrespeitamos assim uma lenda”.
Zidane c’est la France, on manque pas de respect à la légende comme ça… 🤦🏽♂️
— Kylian Mbappé (@KMbappe) January 8, 2023