País de Gales estuda alteração no nome pelo qual é conhecido nas competições esportivas internacionais de futebol após o mundial do Catar. O país pretende valorizar a língua galesa utilizando o nome Cymru, mas as discussões ainda são informais.
Quem assistiu à partida decisiva entre País de Gales 1 x 0 Ucrânia em Cardiff em disputa válida para a classificação à Copa do Catar 2022 viu que no placar do estádio estava escrito Cymru. O que isto quer dizer?
Segundo Noel Mooney, presidente da Associação de Futebol do País de Gales, este é o nome que a FAW estuda usar após o término da competição mundial. Trata-se da forma como galeses nomeiam o seu país e remete à língua nativa que ainda é falada em seu interior.
“Nossa visão no momento é que, internamente, somos claramente chamados de Cymru. É assim que chamamos nossas seleções nacionais. Se você olhar em nosso site, como falamos sobre nós mesmos, somos muito Cymru. Internacionalmente, sentimos que temos um pouco mais trabalho a fazer ainda, então vamos para esta Copa do Mundo como País de Gales”.
CYMRU D17 XI 🇦🇱🏴
The starting XI for our final #U17EURO Qualifying Round match.
A win or draw for Cymru would secure Elite Round Qualification. Pob lwc bechgyn 💪#TogetherStronger pic.twitter.com/squ8Aihgig
— Wales 🏴 (@Cymru) October 26, 2022
Recentemente a Turquia também alterou a grafia de seu nome em competições internacionais para Türkiye. Essa mudança chamou a atenção do dirigente do País de Gales que questionou à Uefa as razões da mudança e como seria possível implementá-la.
A decisão ainda não está fechada, disse Mooney em entrevista à imprensa britânica. Mas é um encaminhamento para que os conselhos da FAW, seus funcionários, jogadores e o próprio governo galês possam estudar.
A ideia é que já na disputa das eliminatórias para a Euro 2024 a mudança já se concretize. Mas o dirigente ressalta o aspecto democrático da sua entidade e nenhuma decisão será pessoal.
Mooney é irlandês e já ocupou o cago de desenvolvimento estratégico da Uefa. Está à frente da FAW desde 2021.
O País de Gales não se classificava para uma Copa do Mundo desde de 1958 na Suécia. A seleção que naquela época contava com John Charles, astro da equipe da Juventus (ITA), perdeu para o Brasil por 1 a 0 quartas de final, gol de Pelé.
No Catar, País de Gales está no grupo B fazendo sua estreia contra o Irã, depois tem o clássico contra a Inglaterra e encerra sua participação na primeira fase enfrentando os Estados Unidos.