Na última terça-feira (29), a Seleção do Senegal venceu o Equador e garantiu a vaga histórica para as oitavas de final. Entretanto, a FIFA abriu uma investigação, após a seleção quebrar as quebras da Copa do Mundo 2022.
Seleção do Senegal é investigada pela FIFA
A Seleção do Senegal conseguiu ótimo resultado na Copa do Mundo 2022. As expectativas eram altas, mas após a lesão de Sadio Mané, os torcedores ficaram apreensivos. No entanto, garantiram a vaga para as oitavas de final. Contudo, na manhã desta quarta-feira (30), a FIFA divulgou que abriu uma investigação envolvendo a equipe.
O motivo da investigação da entidade máxima do futebol, foi um descumprimento de uma regra para a Copa do Mundo. A determinação diz que, no dia anterior ao jogo, todos as seleções devem conceder uma coletiva de imprensa com o treinador e pelo menos um jogador.
Antes dos primeiros jogos da fase de grupos da Copa do Mundo, o técnico da Seleção do Senegal, Aliou Cissé, concedeu a entrevista coletiva ao lado de Krepin Diatta e Kalidou Koulibaly. Entretanto, na segunda-feira (28), um dia antes da partida decisiva contra o Equador, somente o treinador apareceu na sala de imprensa.
No comunicado publicado nesta quarta-feira (30), a FIFA diz que o Comitê Disciplinar abriu o processo contra a Seleção do Senegal, “devido a possíveis violações do artigo 44 do Regulamento da Copa do Mundo FIFA Qatar 2022“, artigo 2.72 do Regulamento de Mídia e Marketing e artigo 8.5.3 do Manuel da Equipe”.
Em suma, a tendência é que a FIFA aplique uma multa para a Federação Senegalesa de Futebol, o mesmo aplicado as seleções da Alemanha e França. A saber, os técnicos das duas equipes também comparecem a uma entrevista coletiva sem um jogador no dia anterior de uma partida.
Aliás, o técnico alemão Hansi Flick, afirmou na época que não levou nenhum jogador para a coletiva de imprensa, pois a equipe está localizada ao norte do Catar. Dessa forma, queria evitar uma viagem de ida e volta de três horas até o centro de mídia.
A FIFA aplicou uma multa a Seleção Alemã no valor máximo previsto, sendo um total de 10 mil francos suíços, cerca de R$55.500. Portanto, a tendência é que a Seleção do Senegal receba a mesma punição.
#Senegal under investigation for breaking #FIFAWorldCup rules ahead of #England clash. pic.twitter.com/TifJcosYEv
— Alkass Digital (@alkass_digital) November 30, 2022
Seleção do Senegal celebra classificação histórica
O Senegal está em festa depois da partida desta terça-feira (29). Afinal, a Seleção Senegalesa venceu o Equador por 2 x 1 e garantiu a vaga nas oitavas de final.
Assim, com duas vitórias em três jogos disputados na fase de grupos, garantiu a 2ª colocação do Grupo A, com seis pontos, ficando atrás apenas da Holanda, com sete pontos.
Agora, busca manter a ótima campanha na Copa do Mundo 2022 e se classificar para as quartas de final. Com isso, enfrenta a Inglaterra no domingo (4), às 16h (horário de Brasília), no Al Bayt Stadium.