Na madrugada desta terça-feira (1), o técnico Hajime Moriyasu anunciou os 26 jogadores que vestirão a camisa da Seleção Japonesa na Copa do Mundo 2022. Assim sendo, o Japão foi o primeiro time a divulgar a lista definitiva de convocados para o torneio.
Um dos jogadores que não estão presentes na convocação e surpreendeu a todos, foi Yuya Osako. Atualmente jogando pelo Vissel Kobe, o atleta sempre teve presenças constantes nas convocações de Moriyasu e, desde que o treinador assumiu a equipe, tornou-se artilheiro da Seleção Japonesa, com 15 gols.
Outra ausência notória, foi a de Genki Haraguchi, que esteve presente nos oito jogos que o Japão realizou esse ano, mas ficou de fora da convocação final para a Copa do Mundo 2022.
Isso preocupa muitos torcedores, que estão sentindo falta de um artilheiro no ataque nipônico. Além de Haraguchi e Osako, a ausência de Kyoro Furuhashi, artilheiro absoluto do time escocês Celtic, também marcou a convocação de Hajime Moriyasu.
🔷#SAMURAIBLUE🔷
✍️メンバー発表✍️🏆国際親善試合
🗓️11/17(木)22:40KO
🆚カナダ🇨🇦🏆FIFA #ワールドカップ カタール2022
🗓️11/23(水)22:00KO
🆚ドイツ🇩🇪🗓️11/27(日)19:00KO
🆚コスタリカ🇨🇷🗓️12/2(金)4:00KO
🆚スペイン🇪🇸#つな超え #新しい景色を2022#jfa #daihyo #サッカー日本代表 pic.twitter.com/jvIz188We5— サッカー日本代表 🇯🇵 (@jfa_samuraiblue) November 1, 2022
Kozo Tashima enaltece o novo slogan da Seleção Japonesa
Durante a coletiva de imprensa, Kozo Toshima, presidente da JFA (Associação Japonesa de Futebol), afirmou que esse pode ser um dos maiores desafios da Seleção Japonesa em uma Copa do Mundo. Isso se deve ao fato dos Samurai Blues dividirem o grupo E com as ex-campeãs Espanha e Alemanha, bem como a Costa Rica, que até hoje é lembrada pela boa campanha na Copa do Mundo 2014.
O novo slogan pertencente ao Japão, traduzido para o português, é “um novo cenário”. Durante a coletiva, Toshima enfatizou a meta que a Seleção Japonesa para o Catar: chegar, pelo menos, até as quartas-de-final nessa 7ª participação nipônica em uma Copa do Mundo.
Dentre os atuais convocados, apenas seis estiveram presentes na Copa do Mundo 2018, sendo o goleiro Eiji Kawashima, os defensores Hiroki Sakai, Yuto Nagatomo e Maya Yoshida, sendo esses dois últimos os únicos com mais de 100 jogos com a camisa japonesa, e os meio-campistas Wataru Endo e Gaku Shibasaki.
Tanto o presidente Toshima, quanto o técnico Moriyasu, reconhecem que o caminho da Seleção Japonesa será difícil, mas o treinador acredita que misturar a experiência dos veteranos, com a ambição dos jogadores mais novos, trata-se de uma boa ideia.
Confira a lista completa dos 26 jogadores que irão com a Seleção Japonesa na Copa do Mundo 2022
O pontapé inicial da Seleção Japonesa acontece no dia 23 de novembro, quando os Samurai Blues enfrentam a Alemanha. Posteriormente, no dia 27, os japoneses encaram a Costa Rica e, por fim, no dia 1º de dezembro jogarão contra a Espanha.
Goleiros
Eiji Kawashima (Strasbourg – FRA)
Shuichi Gonda (Shimizu S-Pulse)
Daniel Schmidt (Sint-Truiden – BEL)
Defensores
Yuto Nagatomo (FC Tokyo)
Hiroki Sakai (Urawa Reds)
Miki Yamane (Kawasaki Frontale)
Yuta Nakayama (Huddersfield Town – ING)
Maya Yoshida (Schalke 04 – ALE)
Ko Itakura (Borussia M'Gladbach – ALE)
Takehiro Tomiyasu (Arsenal – ING)
Shogo Taniguchi (Kawasaki Frontale)
Hiroki Ito (Stuttgart – ALE)
Meio-Campistas
Gaku Shibasaki (Leganés – ESP)
Wataru Endo (Stuttgart – ALE)
Hidemasa Morita (Sporting – POR)
Ao Tanaka (Fortuna Düsseldorf – ALE)
Junya Ito (Reims – FRA)
Ritsu Doan (Freiburg – ALE)
Takumi Minamino (Monaco – FRA)
Daichi Kamada (Eintracht Frankfurt – ALE)
Yuki Soma (Nagoya Grampus)
Kaoru Mitoma (Brighton – ING)
Takefusa Kubo (Real Sociedad – ESP)
Atacantes
Takuma Asano (Bochum – ALE)
Daizen Maeda (Celtic – ESC)
Ayase Ueda (Cercle Brugge – BEL)