A Seleção Marroquina vive o melhor momento de sua história, com a ótima campanha na Copa do Mundo 2022. O país é o exemplo prático da importância sobre o investimento no esporte, colhendo os benefícios no mundial do Catar.
Os comandados pelo técnico Walid Regragui, chegam pela primeira vez para a semifinal, carregando o sonho do mundo árabe e da África, buscando chegar na final e conquistar o título, escrevendo o nome na história do futebol mundial.
Seleção Marroquina mostra importância do investimento no esporte e prova isso em campo
Certamente, a Seleção Marroquina é a grande surpresa da Copa do Mundo 2022. Em uma campanha histórica, chega pela primeira vez para disputar a semifinal. O ótimo trabalho do treinador Walid Regragui é um dos segredos do país, além do grande investimento no futebol nos últimos anos.
O rei do Marrocos, Mohammed VI, investiu na construção de uma academia de futebol no país, com o objetivo de desenvolver e descobrir muitos jovens talentos do esporte. Diversos atletas estão disputando a liga profissional marroquina, a Botola, além de serem monitorados por equipes do exterior, principalmente da Europa.
Os resultados do grande investimento do Marrocos no futebol, vem dando resultados. Primeiramente, os clubes marroquinos ganharam destaque na Liga dos Campeões da África, o principal torneio continental da região e que contava com amplo domínio de clubes do Egito, Tunísia e Nigéria.
Além disso, também é notável na Copa do Mundo 2022. A Seleção Marroquina enfrentou diversos problemas internos nos últimos anos. Contudo, Walid Regragui foi o responsável por ‘colocar ordem na casa', reintegrando alguns atletas para a equipe. Dessa forma, terminaram como líder na fase de grupos, na frente da Bélgica e Croácia, além de eliminar a Espanha e Portugal.
Entretanto, alguns marroquinos discordam do investimento. Recentemente, cerca de 3 mil pessoas protestaram na capital Rabat, contra o aumento da inflação, custo de vida e repressão, após diversos jornalistas dissidentes serem presos. Além disso, com a pandemia da Covid-19, o turismo no país diminuiu. Bem como os preços de alguns produtos básicos subiram, como a farinha, após a invasão da Rússia a Ucrânia.
Vitórias da Seleção Marroquina vão além do futebol
As vitórias contra Espanha e Portugal no mata-mata da Copa do Mundo 2022, certamente possuem um grande significado futebolístico, com a classificação histórica na trajetória até a semifinal da competição. No entanto, os resultados vão além do campo.
A Espanha reluta em reivindicar uma região chamada Saara Ocidental. Além disso, Marrocos foi colonizado por Portugal em 1415, invadindo o país pela cidade de Ceuta, que hoje pertence aos espanhóis. No entanto, a presença portuguesa no país contou com resistência e após alguns anos, se retiraram do local.
Posteriormente, cerca de 400 anos mais tarde, a França e Espanha invadiram o Marrocos, impondo uma divisão territorial e costumes europeus. A independência do país veio em 1956, sob a liderança do rei Mohammed V.
Dessa forma, a Seleção Marroquina eliminou dois de seus colonizadores. Agora, busca a vitória contra o terceiro, a França, mantendo a ótima campanha e sonho do título inédito, sendo apoiado por torcedores árabes e africanos.