A partida da última quarta-feira (30), marcou algumas despedidas e definições para o futuro da Seleção Mexicana. Em uma campanha ruim na Copa do Mundo 2022, o técnico Tata Martino anunciou o futuro na seleção.
A vitória do México não foi o suficiente para garantir a classificação para as oitavas de final. A equipe garantiu um empate, além de uma derrota e venceu a última partida. Entretanto, a Polônia levou vantagem no saldo de gols, ficando com a segunda vaga no grupo C.
Seleção Mexicana define futuro de Tata Martino
O desempenho da Seleção Mexicana foi decepcionante, com um resultado ‘ok' na estreia ao empatar com a Polônia. No entanto, a equipe foi dominada nos dois primeiros jogos, principalmente na derrota para a Argentina. Com isso, mesmo com a vitória contra a Arábia Saudita, não conseguiram a vaga para a segunda fase.
Na entrevista coletiva pós-jogo, o técnico Tata Martino anunciou que estava saindo do comando da Seleção Mexicana. “Não tenho motivos para pensar que o futuro seja diferente. O contrato expirou no apito final e não há mais nada a fazer”, comenta o treinador em referência ao vínculo com a equipe, que era válido até a Copa do Mundo 2022.
A saída de Martino da equipe era quase certa, visto que o trabalho do treinador não agrada os torcedores e a imprensa local. Assim, juntando a campanha ruim no mundial do Catar, confirma os rumores e deixa o comando no final do contrato.
"Desde que llegué trabajé con total libertad, sin ninguna interferencia de nadie. Eso lo agradezco al Presidente y a los Directores Deportivos".
🎙 Gerardo Martino. #Qatar2022
— Selección Nacional (@miseleccionmx) November 30, 2022
Tata Martino lamenta eliminação da Seleção Mexicana
Outro ponto comentado por Tata Martino na entrevista coletiva, foi em relação a eliminação da Seleção Mexicana na Copa do Mundo. Aliás, os mexicanos não eram eliminados na primeira fase do mundo há 44 anos.
O treinador assumiu toda a responsabilidade do desempenho ruim da equipe no Catar. “Eu sou o principal responsável pelas frustações que temos. Eu sou o responsável e é uma fonte muita tristeza”, responde Tata.
Posteriormente, Chávez foi questionado sobre sobre a campanha da Seleção Mexicana. “Nós somos os jogadores, assumimos toda a responsabilidade”, afirmou o meio-campista.
Contudo, ele acrescenta que na partida contra a Argentina, os jogadores não entenderam as ideias de Tata Martino. “Defendemos bem por algum tempo, mas não criamos chances suficientes”, finaliza Chávez.
Agora, a Seleção Mexicana trabalha no novo ciclo para a Copa do Mundo 2026. Afinal, irá sediar a competição ao lado dos Estados Unidos e Canadá. Portanto, já garantiu a vaga. Dessa forma, visando evitar o fracasso do mundial no Catar, busca um novo treinador. Bem como terá a renovação em algumas posições, visto que Ochoa e Guardado, dois líderes em campo, não devem disputar outra competição.