Restam alguns dias para o início da Copa do Mundo e as seleções chegam ao Catar. Assim, na preparação para a competição e promovendo algumas ações, duas seleções europeia receberam trabalhadores imigrantes durante os treinamentos da última quinta-feira (17), além de tratarem assuntos em relação aos direitos humanos.
Seleções recebem trabalhadores da Copa do Mundo
O Catar enfrenta diversas críticas de torcedores, autoridades e celebridades de diferentes países em relação ao tratamento aos trabalhadores imigrantes durante as obras para a Copa do Mundo, com milhares de pessoas perdendo a vida devido às condições trabalhistas e o clima do país.
Dessa forma, a Associação de Futebol da Inglaterra convidou um grupo de trabalhadores imigrantes para uma reunião em Al Wakrah, onde a seleção está hospedada em Doha. O objetivo do encontro, é a federação e os jogadores entenderem a situação e os problemas que os trabalhadores enfrentam nas obras para o torneio.
Recentemente, jogadores e membros da federação inglesa informaram o interesse em reunir alguns trabalhadores do Catar, buscando compreender todos os problemas que envolvem as obras da competição.
A Associação de Futebol da Inglaterra vem pressionando a FIFA pela criação de um centro para os trabalhadores imigrantes no Catar. Um porta-voz afirma que a federação estava interessado desde setembro para reunir algumas pessoas, promovendo um encontro entre os trabalhadores e os jogadores, além de agradecer por toda a ajuda para a realização do torneio.
After today's training session, the #ThreeLions welcomed a group of migrant workers to our Al Wakrah base. pic.twitter.com/UqvOm1mgIP
— England (@England) November 17, 2022
Holanda promove ação social
A Seleção Holandesa também promoveu uma ação semelhante nesta quinta-feira (17). Primeiramente, o técnico da equipe, Louis Van Gaal, comandou uma sessão de treinamentos na parte da manhã do Catar, além de trabalhar na recuperação de Memphis Depay, que participou dos treinos de forma integral.
Posteriormente, os holandeses treinaram novamente, mas na parte da noite e com uma novidade. Após o fim dos treinamentos, alguns trabalhadores imigrantes no Catar foram convidados para visitar a delegação.
Alguns dos principais jogadores do futebol na atualidade, como Frankie De Jong e Virgil Van Dijk participaram do encontro, tiraram algumas fotos e o grupo de trabalhadores aproveitaram para jogar um pouco de futebol com os atletas. A federação da Holanda publicou algumas fotos do encontro nas redes sociais.
Assim como os ingleses, a Holanda se reuniu com os imigrantes para compreender a situação envolvendo as questões trabalhistas nas obras para a Copa do Mundo. Em entrevista, Van Dijk diz que os jogadores acompanharam as notícias sobre as condições de trabalho no Catar e que foi muito bom conhecer essas pessoas.
Além disso, a Seleção da Holanda irá leiloar as camisas utilizadas durante a Copa do Mundo e todo o dinheiro arrecadado, será destinado aos trabalhadores.
We had some special guests today. 🧡
After our training today, a group of migrant workers joined our players on the pitch. To talk, draw extra attention to their situation & to play football. ⚽️#NothingLikeOranje #FootballSupportsChange pic.twitter.com/G4Ts7fVP1R
— OnsOranje (@OnsOranje) November 17, 2022