A Federação Cearense de Futebol (FCF) anunciou que usará a versão light do VAR nas semifinais do Campeonato Cearense. O assistente de vídeo possui uma versão com menor custo, com menos câmeras e menos pessoas na operação. Dessa forma, os gastos são menores e viabilizam a presença do recurso para a arbitragem em um confronto eliminatório, que dá segurança aos clubes e também à arbitragem.
A FIFA autoriza o uso do VAR light, um equipamento mais básico, desde que atenda aos requisitos mínimos. Dessa forma, para os quatro jogos da semifinal do Cearense contarão com um VAR e um AVAR (Assistente do VAR), além de um observador do VAR indicado pela CBF. Além dos árbitros, existe um mínimo de câmeras a serem utilizadas, que são quatro, para poder haver ângulos para a análise correta dos lances, principalmente para traçar linhas de impedimento.
As semifinais acontecerão em apenas dois estádios, serão três jogos na Arena Castelão, os dois da semifinal entre Ferroviário e Fortaleza e o jogo da volta entre Ceará e Iguatu. O primeiro jogo dessa semi acontecerá no Morenão e também contará com o VAR. Serão necessários apenas dois equipamentos, o que também facilitou para que a Federação pudesse utilizar o assistente de vídeo. Além disso, a estrutura do estádio do Iguatu oferecia estrutura para a instalação das câmeras e monitores.
VAR light nas semifinais do Cearense
A FCF encontrou a solução para contar com VAR nos jogos decisivos do campeonato, a utilização de um equipamento menos sofisticado, mas que atende aos padrões da entidade máxima do futebol. Todos sabemos da dificuldade da utilização do árbitro de vídeo por parte das federações e clubes, que muitas vezes têm que arcar com os gastos, adaptar estádios para receber a instalação de câmeras e monitores, então o Campeonato Cearense aponta uma forma de ter o recurso de vídeo, ainda que somente nos jogos finais.
Em 2023, somente os campeonatos Paulista e Mineiro contaram com o VAR em todos os jogos, de todas as fases. O Campeonato Carioca e o Gauchão, por exemplo, só têm o árbitro de vídeo em clássicos e na fase semifinal, sendo que estão entre os estaduais com mais investimentos no Brasil. Além disso, esse modelo de utilização do recurso, acaba privilegiando somente os times considerados grandes, ou da capital, que jogam os clássicos e, em sua maioria, se classificam para as fases finais.
As semifinais do Campeonato Cearense, acontecem a partir de domingo (12), quando se enfrentam Iguatu e Ceará, a partir das 9h (horário de Brasília) e às 18h (horário de Brasília), jogam Ferroviário e Fortaleza. Iguatu e Ferroviário são mandantes nos primeiros jogos, ou seja, partidas no Morenão e no Castelão. Você acompanha tudo sobre esses jogos aqui, no Minha Torcida.