A Série A do Brasileirão inicia com diversas partidas já no próximo final de semana e com a volta de equipes tradicionais do futebol brasileiro a primeira divisão, como Grêmio, Vasco e Cruzeiro. Aliado a isto tem a contratação de grandes nomes do futebol mundial e a tendência é termos uma das competições mais disputadas dos últimos anos. Além disto, alguns atacantes estão com o faro de gol apurado e prometem dar trabalho para os goleiros das equipes na competição de 2023.
Atualmente o jogador que está em atividade e que consta dentre os maiores artilheiros da Série A é Diego Souza do Grêmio, porém a sua situação é um pouco complicada. Com 130 gols marcados até o momento na história da competição, o jogador se recupera de uma cirurgia que teve que ser realizada por conta de uma lesão e não descarta confirmar a aposentadoria dos gramados. Quem aparece como favorito para entrar no Top-10 é Welligton Paulista do América Mineiro. Neste momento ele tem 108 gols e está apenas nove gols de ultrapassar Luís Fabiano, que neste momento é o décimo colocado.
A liderança isolada de artilheiro da Série A continua sendo de Roberto Dinamite, que em 328 jogos marcou 190 gols, uma média impressionante de um gol a cada duas partidas disputadas. Em seguida vem Fred (158), Romário (154), Edmundo (153) e Zico, com 135 gols, fechando o Top-5.
Outro jogador que corre por fora para entrar no Top-10 de maiores artilheiros da Série A é Gabigol, que vive momento de jejum com a camisa do Flamengo. Somando as passagens por Santos e a atual com a camisa flamenguista, são 104 gols, um a menos que Alecsandro, que está na sua frente no ranking. Outro recorde buscado por Gabigol na atual edição do Brasileirão é a de conseguir a artilharia da competição mais vezes. O atleta foi o maior artilheiro da Série A em 2018 e 2019 e precisa ser artilheiro desta edição para empatar com Túlio Maravilha, Dadá Maravilha e Fred, que em três oportunidades marcaram mais gols que todos os outros atletas.
Por outro lado, outras marcas também podem ser quebradas nesta atual temporada do Brasileirão. Grêmio e Fluminense, com Suarez e Cano respectivamente, podem novamente ter o artilheiro da competição, no caso do time carioca seria a segunda vez seguida que isto iria acontecer. Os gaúchos desde 2010 não sabem o que é ter o artilheiro da competição no seu elenco e os cariocas buscam igualar o Flamengo, que em seis oportunidades contou no seu elenco com o artilheiro da competição.
Artilheiro estrangeiro na Série A do Brasileirão
Aliás, é as estrelas estrangeiras das equipes que podem bater um outro recorde. Isto porque com o desempenho da temporada passada, Cano assumiu o Top-20 da competição e se repetir a dose na atual temporada tem tudo para chegar ao Top-5. Outro jogador que está de olho em subir algumas posições é o meia Arrascaeta do Flamengo. Isto porque neste momento ele é o quarto colocado de maiores artilheiros estrangeiros, com 45 gols, contra 48 de Aristizábal e 11 gols de Paolo Guerrero. O artilheiro ainda segue sendo Petkóvic, com 83 gols.