Quase um mês após o fim da Copa do Mundo, o mercado dos treinadores das participantes do mundial segue agitado. Muitas seleções ficaram sem um técnico após o término do mundial e procuram um novo nome para os compromissos de 2023, entre eles, as eliminatórias para a próxima Copa.
Algumas das equipes nacionais, que tiveram um desempenho abaixo do esperado na Copa do Mundo, procuram solução para o próximo ciclo. Uma dessas seleções, é a Polônia de Lewandowski, eliminada nas oitavas de final no Catar.
Nessa quinta-feira (12), o jornalista polonês, Roman Kolton, contou ao Truth Football que o presidente da Federação Polonesa de Futebol, Cezary Kulesza, entrou em contato com Diego Simeone para treinar a seleção da Polônia ainda neste ano; veja o que disse Roman:
Ontem, o representante de Cezary Kulesza (presidente da Federação Polonesa de Futebol) entrou em contato com Diego Simeone. Este é um fato que Cezary Kulesza me confirmou. Ele quer cumprir o contrato com o Atlético, e o único time que ele quer comandar é a Argentina.
Simeone não vai treinar a Polônia
Após o contato do presidente da Federação Polonesa, Simeone relembrou um antigo desejo de sua carreira de treinador. Comandando o Atlético de Madrid desde 2011, o argentino sempre deixou claro o desejo de treinar a seleção que defendeu em três Copas do Mundo, como jogador.
Entretanto, no momento, a Seleção Argentina é a atual campeã mundial e não pretende se desfazer de Lionel Sacaloni para 2023. O treinador, inclusive, foi eleito o melhor técnico do mundo pela IFFHS, recentemente.
Apesar de o contrato com o Atlético de Madrid ser até junho de 2024, a Federação Polonesa tentou o contato com Simeone, por atender ao perfil definido. O argentino foi considerado um treinador ‘carismático' pelos poloneses e seria o que eles procuram para este novo ciclo.
Simeone não conseguiu um grande desempenho na temporada 2022/23 até o momento. São 25 jogos no comando dos Colchoneros, com 12 vitórias, cinco empates e oito derrotas, com um aproveitamento de 54,66%. O clube é o 5º colocado na LaLiga e luta pela vaga na Champions League.
Apesar de um instante de crise na capital espanhola, o treinador argentino deverá cumprir seu contrato com o Atlético de Madrid. Isso porque, Simeone é considerado um dos maiores ídolos do clube, por mudar os rumos do time na história recente.
A Federação Polonesa ainda não encontrou um novo nome para substituir Czeslaw Michniewicz após a negativa de Simeone. Já o argentino, segue seu trabalho no Atlético de Madrid, pelo menos até 2024.