Após a eliminação do Flamengo do Mundial de Clubes da FIFA 2023, Rivaldo avaliou alguns fatores que podem ter causado a despedida do Rubro–Negro ainda na semifinal da competição. O time carioca, perdeu de 3 x 2 para o Al Hilal, da Arábia Saudita e teve sua terceira participação no torneio encerrada nesta terça-feira (7).
Rivaldo avalia últimas derrotas do Flamengo como consequência da saída de Dorival Jr
No ano passado o Flamengo foi uma das principais equipes a se destacar na temporada, conquistando a Copa do Brasil e Copa Libertadores de 2022. Tudo isso foi sob o comando de Dorival Junior, que chegou para treinar o Rubro-Negro em junho. Dessa forma, para Rivaldo, pentacampeão com a seleção brasileira, já era esperado a equipe carioca não desempenhar o mesmo ritmo, após a saída do técnico de 60 anos. Contudo, não concordou com a decisão tomada pelo clube ao dispensar Dorival e para ele, só piorou a situação com a vinda sob polêmicas de Vitor Pereira.
“Neste começo de ano o Flamengo sofreu derrotas na Supercopa do Brasil e no Mundial de Clubes, esses reveses acabam sendo algo esperado pois o clube decidiu demitir Dorival Júnior que havia conquistado a Copa Libertadores e a Copa do Brasil em 2022. Na minha opinião, essa foi uma decisão errada da diretoria do clube e é raro vermos um clube demitir um treinador depois dele conquistar títulos tão importantes. E a chegada de Vitor Pereira, que já trazia alguma polêmica associada a essas duas derrotas, só vieram reacender essa decisão no final do ano passado que agora parece estar gerando consequências negativas.” – afirmou Rivaldo, ex-jogador da seleção brasileira e do Palmeiras.
Soberba atrapalhou Flamengo no Mundial de Clubes?
Antes mesmo do início do Mundial de Clubes, muito se falava que o Flamengo estava garantido na final, onde poderia enfrentar o Real Madrid, campeão da Champions League de 2021/22. Ao cantar a vitória antes da hora, pode ter sido outro fator que tenha atrapalhado o Rubro-Negro na competição, na visão de Rivaldo em entrevista para a casa de apostas Betfair.
“Além disso, o clube pode ter errado no modo como lidou na conquista da Libertadores onde começou a confirmar uma final do Mundial de Clubes com o Real Madrid, como que ignorando sua partida das semifinais, dando aquela motivação extra para o time do Al-Hilal entrar com tudo. E o Flamengo já entrou sensível na partida após perder a Supercopa para o Palmeiras, porém o clube não pode retirar a responsabilidade da fraca atuação do time em algumas decisões do árbitro da partida”, disse Rivaldo em entrevista à Betfair.
O ex-jogador ainda avaliou que o Flamengo desperdiçou a chance de enfrentar um Real Madrid que passa por instabilidade no desempenho e que veio para o torneio com desfalques no elenco, como: Karim Benzema, Eder Militão e o goleiro Courtois. Para Rivaldo, essa seria uma ótima oportunidade da equipe carioca levantar sua segunda taça do Mundial de Clubes, tendo conquistado apenas uma vez em 1981.