Mais uma vez a seleção brasileira foi eliminada nas quartas de final de uma Copa do Mundo contra um time europeu. Logo após a eliminação dos brasileiros, foi confirmada a saída do técnico Tite no comando do Brasil. Nesse sentido, já se estuda nomes de quem o substituirá.
Seleção brasileira pode ter técnico estrangeiro
Após assumir a seleção brasileira em 2016, Tite tinha o objetivo de trazer o tão sonhado hexa para os brasileiros. Contudo, só rendeu até as quartas de final nas duas Copas disputadas, em 2018 e 2022.
Com o Brasil, o técnico brasileiro ganhou apenas a Copa América em 2019 e em 2021, ficou com o vice-campeonato perdendo para a Argentina dentro de casa, no Maracanã. Dessa forma, o ex-técnico do Corinthians deixa a seleção após 60 vitórias, 15 empates e 6 derrotas, sendo três delas em Mundiais (Bélgica em 2018; Camarões e Croácia em 2022).
Nesse sentido, segundo o site A Bola, existem alguns prováveis nomes para substituir Tite. Com fortes referências dentro da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), os mais especulados são Abel Ferreira, Jorge Jesus e Luís Castro para ser o novo comandante da seleção canarinho.
Todos eles conhecem o futebol brasileiro e já apresentaram resultados surpreendentes pelos clubes em que passaram. O nome de Abel Ferreira, é o mais pedido entre os torcedores, já que em três temporadas que está no Palmeiras soma seis títulos: Copas Libertadores (2020 e 2021); Copa do Brasil (2020); Recopa Sul-Americana (2022) Campeonato Paulista (2022) e Campeonato Brasileiro (2022). No entanto, o técnico multicampeão renovou com o Verdão até o fim de 2024, complicando uma possível ida para a seleção nacional.
Outra opção para a CBF é Jorge Jesus, que teve uma passagem histórica pelo Flamengo, fazendo o rubro-negro ganhar novamente uma Libertadores em 2019, após 38 anos sem vencer.
Da mesma forma, Luis Castro surpreendeu aos torcedores após seu nome ser relacionado entre os candidatos para assumir o cargo de Tite. O técnico do Botafogo foi o pontapé inicial de um projeto de reformulação do Glorioso após aderir a SAF. Com isso, o português garantiu o clube carioca na Copa Sul-Americana de 2023 depois de quatro anos sem o Fogão competir um torneio internacional.
Além dos portugueses cotados para assumir a seleção canarinha, ainda tem nomes discutidos como o de Pep Guardiola, Dorival Júnior, Mano Menezes e Fernando Diniz. Dessa forma, resta aguardarmos o anúncio da CBF com o novo comandante para o Brasil, mas muito provavelmente ocorrerá apenas em 2023.