Suíça vence Sérvia: confira os melhores momentos

Em jogo de cinco gols, a Suíça venceu a Sérvia por 3 x 2 e está classificada para as oitavas de final da Copa do Mundo.

Melhores momentos de Sérvia x Suíça

1º tempo

No jogo que definia quem poderia se classificar junto ao Brasil no Grupo G da Copa do Mundo, Sérvia e Suíça, como em 2018, jogaram para frente e bonito. O jogo prometia muito, como aconteceu.

Bem no primeiro minuto, a Suíça teve sua primeira finalização com Breel Embolo e defesa – meio que no susto – de Vanja Milinkovic-Savic. Cinco minutos depois, a Sérvia respondeu com uma bola na trave de Andrija Zivkovic. Aos 15 minutos, a Suíça recebeu o primeiro de mais de 10 cartões amarelos do jogo. Sim, você não leu errado: o jogo teve mais de 10 cartões amarelos! Silvan Widmer derruba Kostic e recebeu amarelo.

Cinco minutos depois do cartão amarelo de Widmer, a Suíça abre o placar com Xherdan Shaqiri (também como em 2018!) depois de uma assistência de Mohameth Sow. Poderia-se pensar que os sérvios poderiam sentir o gol. Ledo engano. Em seis minutos, Aleksandar Mitrovic empata o jogo de cabeça após cruzamento de Dusan Tadic.

Aos 34 minutos, Ruben Vargas recebe o segundo cartão amarelo do jogo e da Suíça, após cometer falta em Andrija Zivkovic. Parecia uma premonição. Um minuto depois, a Sérvia vira o jogo com uma finalização de Dusan Vlahovic. Naquele momento, a Sérvia jogaria as oitavas de final contra Portugal. A alegria durou nove minutos apenas. Breel Embolo, que tentou no primeiro minuto, conseguiu empatar para a Suíça no final do primeiro tempo.

Tudo isso aconteceu nessa etapa e o árbitro Fernando Rapallini deu apenas três minutos de acréscimo!

2º tempo

Com 2-2, a Suíça estava com cinco pontos, e estava praticamente classificada. A Sérvia precisava fazer mais um gol. Começou pressionando, até demais. Sergej Milinkovic-Savic recebeu o primeiro cartão amarelo da Sérvia, e o terceiro do jogo.

Aos três minutos, bem no início do segundo tempo, Remo Freuler marca o terceiro da Suíça. Para a Sérvia, começava o desespero. Sete minutos, o técnico Dragan Stojkovic faz duas substituições (Veljkovic por Gudelj e Vlahovic por Jovic) para ver se conseguia empatar e virar o jogo.

A Sérvia abriu a caixa de ferramentas. Amarelo para Strahinja Pavlovic aos 11 minutos. Dois minutos depois, Embolo errou uma finalização, mas estava impedido. Antes do outro cartão amarelo para a Sérvia com Predrag Rajkovic aos 21 minutos, Tadic finalizou.

Murat Yakin também fez duas substituições (Fernandes por Sow e Zakaria por Shaqiri) para segurar a pressão sérvia um pouco antes dos 30 minutos. Logo depois, Mitrovic finaliza sem sucesso. Com 35 e 35 minutos, a Sérvia consegue dois cartões amarelos seguidos, com Nemanja Gudelj e Aleksandar Mitrovic. Um minuto depois, Akanji cobra a falta por cima.

Nos acréscimos, Jovic tenta uma finalização sem efeito. Aos 50 minutos, confusão generalizada em campo com a classificação suíça encaminhada. Granit Xhaka discute com Nikola Milenkovic e os dois recebem cartão amarelo. E, aos 54 e 55 minutos, Fabian Schär e Sasa Lukic também recebem cartão amarelo antes do apito final.

Em uma partida com cinco gols e 11 cartões amarelos, a Suíça repete o que fez na Rússia há quatro anos e meio, e consegue a classificação para as oitavas de final da Copa do Mundo!

Próximos jogos de Sérvia x Suíça

A Sérvia, eliminada da Copa do Mundo, voltará à campo apenas em 26 janeiro de 2023, em um amistoso contra os Estados Unidos antes de disputar uma vaga na Eurocopa de 2024, com as eliminatórias que vão começar em março. A Sérvia está no Grupo G (como foi na Copa do Mundo), junto com Lituânia, Hungria, Bulgária e a vizinha Montenegro.

Já a Suíça continua no Qatar e vai disputar uma vaga nas quartas de final contra Portugal, que liderou o Grupo H, na próxima terça (06) às 16h (horário de Brasília).

 

Foto destaque: Divulgação/OptaJean

Guilherme Conde Guilherme Conde

31 anos, jornalista, professor, estudante de administração e psicanalista

[blocksy_breadcrumbs]