Após anunciar oficialmente a demissão de Mano Menezes, o Internacional agiu rápido e já contratou o seu novo comandante. Eduardo Coudet, preferido pelos dirigentes do time, volta ao clube após uma passagem polêmica em 2020, para “pagar uma dívida que deixou”, segundo o que falou a alguns meses atrás. A troca no comando técnico causou certo desconforto nos torcedores, ainda mais por Coudet ser considerado insuficiente por alguns treinadores e de que Mano não era o único culpado pelo desempenho do time na atual temporada.
📝 COUDET ESTÁ DE VOLTA AO INTER! 🔥 pic.twitter.com/vdseLfklM3
— Sport Club Internacional (@SCInternacional) July 19, 2023
Número de técnicos do Internacional é impressionante
Em 2013 o Internacional iniciou o ano sendo comandada por Dunga, que chegou a conquistar o Gauchão daquele ano. Porém foi dispensado após resultados ruins para dar lugar a Clemer, um dos ídolos recentes da equipe. Após isto, Abel Braga foi chamado e ficou um período relativamente longo, ainda mais porque o clube troca muito de treinadores. No ano seguinte, sai Abel e entra Diego Aguirre, que não ficou muito tempo e saiu em seguida.
No ano seguinte Argel Fucks chegou ao comando técnico do time e até foi bem no início, com Gauchão e Recopa, mas foi demitido após resultados ruins, inclusive em uma polêmica dizendo que iria “passar o trator no Grêmio”, que acabou motivando o Tricolor a conquistar o título estadual. Porém, o pior ano foi o de 2016, com impressionantes quatro mudanças. Na época, em que clube caiu para a Série B, passaram Argel, Paulo Roberto Falcão, Celso Roth e Lisca, que assumiu o time com a missão de nos últimos quatro jogos, vencer pelo menos três.
O mais impressionante é de que, mesmo na Série B, a mudança de treinador acabou acontecendo com bastante frequência. Foram três trocas de comando no total, sendo que o último comandante foi Odair Hellmann, que acabou ficando um tempo considerável. De 2017 até 2019, o time teve apenas um treinador que acabou não levantando nenhuma taça pelo clube. Inclusive, desde 2017 o clube não conquista o Gauchão e nem a Recopa.
Após a saída de Odair, novo movimento de trocas
Com a saída de Odair que foi para o mundo árabe, Zé Ricardo foi contratado pelo Internacional, permanecendo até o final do Brasileirão de 2019. No ano seguinte Eduardo Coudet foi contratado e permaneceu por tempo, sendo substituído por Abel Braga. Após isto, o time teve Miguel Angel Ramirez, Diego Aguirre, Alexander Medina, Mano Menezes e agora Coudet novamente.
Média assusta
Se pegarmos o número de treinadores do Internacional desde 2013, a média é de quase dois treinadores por ano. Em uma equipe que ainda está se reestruturando e buscando voltar as conquistas recentes, as trocas causam um ambiente de desconforto e instabilidade no vestiário e também no comandante que é contratado.