Acompanhe as informações de jogos e classificação do maior evento de futebol do mundo com a tabela Copa do Mundo 2022 do Minha Torcida. Confira pontuações, resultados e muito mais.
A tabela da Copa do Mundo 2022 e os grupos
[nsn_leagues_stats competition=”62702″]
Em primeiro lugar, essa será a 22ª edição do torneio mundial organizado pela Federação Internacional de Futebol (FIFA) desde 1930.
A Copa do Mundo no Catar será a primeira da história a ser realizada no Oriente Médio. Até por isso, o órgão responsável pelo torneio colocou o início da competição no final de novembro.
Ou seja, ao invés do tradicional junho e julho, o evento foi para o fim do ano, em virtude da forte massa de calor no meio do ano no país. Assim, a Copa do Mundo de 2022 começa no dia 20 de novembro.
Além de ser realizada no Catar, será a última vez que tabela da Copa do Mundo 2022 terá 32 equipes participantes. Isso porque, a partir de 2026, com sede no Canadá, Estados Unidos e México, passarão a ser 48 seleções.
Ainda neste ano, a Copa do Mundo terá a sede em sete cidades, com jogos disputados entre 20 de novembro e 18 de dezembro.
Por fim, a FIFA revelou o mascote oficial da Copa do Mundo de 2022. Trata-se de La'eeb, que seria um lenço de cabeça masculino e muito tradicional na tradição árabe.
História da Copa do Mundo 2022
Criada no ano de 1928 por um francês chamado Jules Rimet, a primeira edição da Copa do Mundo aconteceu somente dois anos mais tarde, em 1930, em solo sul-americano, no Uruguai.
A tabela da Copa do Mundo, no início, contava com apenas 16 seleções. Essas equipes foram convidadas pela FIFA, comitê responsável pelo evento, sem disputas eliminatórias para a classificação da Copa do Mundo.
No ano inaugural, a anfitriã superou todos os times da tabela da Copa do Mundo e conquistou o primeiro título mundial, diante da Argentina, em uma emblemática final.
Nos dois torneios seguintes, anos de 1934 e 1938, a Seleção Italiana ficou com as taças. No entanto, durante a 2ª Guerra Mundial, a Copa do Mundo ficou suspensa. Dessa forma, não aconteceram em 1942 e 1946, voltando ao cenário mundial no final da década.
Em 1950, o Brasil foi escolhido para sediar o torneio mundial. Os donos da casa avançaram na tabela Copa do Mundo, chegando a grande final contra o Uruguai. Na decisão, apesar do favoritismo brasileiro, com um Maracanã lotado, com mais de 200 mil pessoas assistindo, a vitória acabou sendo celeste, por 2 x 1, com o derradeiro gol de Ghiggia desolando uma nação e enlouquecendo outra.
Na edição seguinte, em 1954, a Alemanha, que levantaria a taça novamente mais duas vezes (1974 e 2014), conquistou a sua primeira Copa do Mundo.
No ano de 58, o Brasil, de Pelé e companhia, faturava o seu primeiro torneio mundial. E não parou nesta edição. Na copa seguinte, em 1962, mais uma vez, campeão.
A Inglaterra, em 1966, quebrou a hegemonia brasileira e conquistou a sua única Copa do Mundo, justamente em casa.
No entanto, em 1970, deu Brasil mais uma vez. Assim como seria em 1994 e 2002, quando conquistaram mais dois títulos e se tornariam a única seleção a ser pentacampeã mundial.
Os argentinos não ficaram para trás. Levaram as edições de 1978 e 1986, com a famosa “La Mano de Dios“.
A Itália, 2ª seleção com mais títulos de Copa do Mundo, ergueu o troféu nos anos de 1934 e 1938, e, novamente, em, 1982 e por último em 2006.
Por fim, Espanha e França completam o roll de seleções com títulos em Copa do Mundo. Os espanhóis em 2010, na África do Sul, e os franceses em 1998, na própria França, e 2018, na Rússia.
+ Relembre aqui as grandes seleções que não conquistaram a Copa do Mundo!
Como funciona a tabela classificação Copa do Mundo?
Em resumo, a tabela da Copa do Mundo 2022 ainda terá o formato de disputa antigo.
Com 32 seleções, a tabela da Copa do Mundo 2022 se constitui em oito grupos, cada um com quatro equipes. Os dois melhores avançam para às oitavas de final.
Após essa fase, a tabela da Copa do Mundo 2022 vai se encurtando cada vez mais, até restarem duas seleções disputando a taça de campeão. Vale ressaltar que há a disputa de 3º e 4º lugar.
Na próxima edição do torneio, que acontecerá em três países distintos, serão 48 seleções.
Convocações para a Copa do Mundo
As seleções classificadas para o Mundial, podem convocar até 26 atletas para a disputa do torneio. O número aumentou. Antes, eram 23 jogadores.
Além dessa novidade, a Copa do Mundo, em especial a de 2022, terá a possibilidade dos treinadores realizarem até cinco substituições. A regra surgiu em virtude da pandemia.
Distribuição de vagas
Cada seleção passa por sua respectiva repescagem. O Brasil, por exemplo, tem as Eliminatórias. Elas são disputadas na América do Sul, contra times sul-americanos. Às quatro primeiras equipes vão direto para a tabela da Copa do Mundo 2022, enquanto o 5º lugar disputa a repescagem com uma seleção sorteada.
Na Europa, por exemplo, as seleções disputam entre si, em uma formato com 10 grupos. Os líderes estão garantidos na tabela da Copa do Mundo 2022. Os vices dos grupos vão para a repescagem. Nelas, são feitas três chaves finais, após semifinais. Os três melhores se classificam.
Já na Ásia, uma 1ª fase com 48 seleções. Posteriormente, na 2ª fase, oito grupos com cinco integrantes, com os dois melhores se classificando para a 3º fase. Os dois melhores de cada grupo estão na tabela Copa do Mundo 2022, enquanto os dois 3º's colocados decidiram a vaga na repescagem.
Assim como no continente asiático, as eliminatórias africanas possuem uma 1ª fase. Em seguida, uma fase com 10 grupos, onde apenas o líder se classifica e vai para a fase final. Nela, são cinco chaves, com 10 seleções e apenas cinco vagas.
Por fim, o país sede é convidado pela FIFA para participar do evento, completando assim as 32 vagas.
+ Sorteio da Copa do Mundo de 2022: Veja potes, grupos e datas dos jogos
Maiores campeões
Para esta Copa do Mundo 2022 tabela, o Brasil chega como a seleção mais vitoriosa de todos os tempos. Veja abaixo a lista de maiores campeões:
- Brasil (5x)
- Alemanha (4x)
- Itália (4x)
- Argentina (2x)
- França (2x)
- Uruguai (2x)
- Espanha (1x)
- Inglaterra (1x)
Significado do nome “Copa do Mundo”
Uma resposta muito simples: por conta da taça. Coupe, na língua de Jules Rimet, significa taça, e o criador do campeonato em questão afirmava que o campeão ganharia a “Coupe du Monde”.
Com o passar dos anos, a imprensa brasileira “reformou o nome” e estruturou na língua nativa, ficando assim “Copa do Mundo”, para o Brasil.
Ainda assim, cada país trouxe para si o nome. Na Inglaterra, por exemplo, “World Cup“, Espanha, “Copa del Mundo” e por aí vai… Muitos países sul-americanos chamam simplesmente de “Mundial“.