Neste domingo (27), a Croácia goleou o Canadá na 2ª rodada da Copa do Mundo 2022. No entanto, a partida foi marcada por muita provocação. Assim, o técnico croata respondeu os comentários do treinador canadense.
A goleada da Seleção Croata aproxima a equipe de uma vaga nas oitavas de final. Por outro lado, a Seleção Canadense está eliminada, em uma campanha abaixo do esperado, com duas derrotas.
Croácia responde técnico do Canadá
O confronto pela 2ª rodada do grupo F da Copa do Mundo 2022 foi tenso. Afinal, o técnico do Canadá, John Herdman, afirmou que a sua seleção iria ‘f…. a Croácia', após acompanha o empate sem gols entre os croatas com a Seleção Marroquina.
Posteriormente, ele minimizou o comentário, dizendo que estava tentando motivar os jogadores, mas reconheceu o erro e que foi desrespeitoso com o adversário.
Entretanto, os comentários chegaram até Zlatko Dalic, técnico da Seleção Croata, que pediu respeito ao seu país, sendo algo que sempre demonstraram durante as partidas, segundo o comandante. “Temos que mostrar no campo que somos uma equipe melhor”, disse o treinador. E de fato, a resposta veio dentro de campo.
Os comentários de Herdman foram utilizados para motivar os atletas da Croácia. Além disso, jornais croatas repercutiram os comentários do técnico canadense, criticando e zombando da postura de John.
Assim, dentro do campo, o Canadá abriu o placar nos primeiros minutos da partida. Aliás, o primeiro gol na história do país em Copa do Mundo. O jogo demonstrava uma vitória canadense, até que a Croácia assumiu o controle e virou para 4 x 1.
Na entrevista coletiva, Dalic foi questionado se cumprimentou o técnico canadense. Ele disse que sempre cumprimenta o outro trinador, independente do resultado, mas não encontrou Herdman no campo. “Vai levar um tempo para ele aprender algumas coisas”, comenta o croata, que elogia o adversário, afirmando ser um bom profissional.
No entanto, um dos jogadores foi mais direto ao responder o comentário de John Herdman. Autor de dois gols na partida, Kramaric disse que a Seleção Croata ‘mostrou quem f… quem'.
Por outro lado, o técnico do Canadá também foi questionado sobre a polêmica frase e se estava arrependido. “Não nos primeiros 20 minutos”, respondeu.
Zlatko Dalic, técnico da Croácia, não encontrou o técnico do Canadá para cumprimentá-lo após o jogo:
– Ele, obviamente, está chateado. Ele é um bom técnico, tem qualidade. Vai levar um tempo para ele aprender algumas coisas.
#EsportudoNaCopa🗞 GE
📸 Reuters pic.twitter.com/XDScg2aQve— Goleada Info (@goleada_info) November 27, 2022
Torcedores da Croácia hostilizam goleiro canadense
A partida entre Croácia x Canadá também contou com algumas cenas lamentáveis na arquibancada. Alguns torcedores levaram uma bandeira de empresa de tratores, além da frase ‘Knin 1995 – Nada corre como Borjan', direcionada ao goleiro canadense Milan Borjan.
A saber, Borjan nasceu na cidade de Knin, na Croácia, em 1987, mas afirma que nasceu na República Sérvia da Krajina. Em 1995, durante a “Operação Tempestade”, fugiu do país ao lado de sua família, com destino para Belgrado e depois imigrando para o Canadá. Ao todo, mais de 250 mil sérvios foram expulsos da região e cerca de duas mil perderam a vida.
A bandeira utilizada pelos croatas, faz uma alusão aos tratores utilizados pelos sérvios na fuga da região. Além disso, os torcedores gritavam ‘Vukovar', uma referência à Batalha de Vukovar, no leste da Croácia, um combate entre o exército croata e o exército da Iugoslávia, que era apoiado pelos militares da Sérvia.
Croatia fans held up this flag aimed at Canada goalkeeper Milan Borjan.
"Knin 95 – Nothing runs like Borjan."
Knin is Borjan's hometown and the flag refers to the victory in the war over Serb separatists which saw Borjan and most Serbs from Croatia driven from their homes. pic.twitter.com/sH9JW9pOPD
— Sam Street (@samstreetwrites) November 27, 2022