Nesta segunda-feira (21), a Seleção Holandesa garantiu a vitória na estreia e na busca pelo título inédito na Copa do Mundo. No entanto, o técnico Louis van Gaal não gostou da postura dos atletas senegaleses durante a partida.
Além disso, o comandante holandês comemorou a estreia com a vitória por 2 x 0. Contudo, também fez críticas aos seus jogadores em relação ao desempenho dentro de campo.
Van Gaal critica jogadores senegaleses
A Seleção Holandesa estreou com vitória na Copa do Mundo 2022 e contra um forte adversário do Grupo A. No entanto, o técnico Louis van Gaal não saiu satisfeito, principalmente com uma postura dos jogadores senegaleses, adversários na partida.
Na entrevista coletiva pós-jogo, van Gaal comentou que “a cada dois minutos, os senegaleses caíam para o chão”, sendo um forma de fazer o tempo no cronômetro andar e esfriar a partida.
Além disso, complementa que pelo fato dos atletas de Senegal pedirem atendimento ou ficarem no gramado, o árbitro brasileiro Wilton Pereira Sampaio acrescentou mais nove minutos no 2º tempo. Aliás, o segundo gol da Seleção Holandesa e que decretou a vitória por 2 x 0, foi marcado aos 54′ da etapa final, nos últimos minutos da partida.
Em outro ponto, van Gaal afirma que estava tranquilo no banco de reservas, pois tinha certeza que a sua equipe iria marcar um gol. O zero saiu do placar apenas aos 39′ do 2º tempo, com Cody Gakpo. Posteriormente, aos 54′, Davy Klassen garantiu a vitória.
Van Gaal comenta desempenho da Seleção Holandesa
As críticas de Louis van Gaal na entrevista coletiva não foram direcionadas apenas aos adversários. O técnico também criticou o desempenho da Seleção Holandesa, que encontrou muitas dificuldades na partida.
O treinador afirma que sentiu tensão nos jogadores, visto que a seleção conta com muitos jogadores jovens e a maioria estava estreando em Copas do Mundo. “Não tive a impressão de que iríamos perder. Acho que só pode melhorar, também acho que houve tensão no grupo de jogadores” e informa que a delegação tomou um café para tentar relaxar antes da partida, mas não funcionou.
Na parte defensiva da Seleção Holandesa, o treinador elogiou o desempenho, concedendo poucas finalizações para Senegal, além de não sofrer gols. No entanto, não está satisfeito com o controle de jogo de sua equipe quando está com a bola. “Fomos imprecisos, corremos muito com a bola”, acrescenta van Gaal.
Por fim, van Gaal explica que as alterações foram essenciais para a vitória, principalmente a entrada de Memphis Depay. “Ele é um jogador que pode quebrar alguma coisa. Cody Gakpo também desempenhou um papel importante” e celebra a vitória contra a Seleção do Senegal, atual campeã africana.