Abrindo a tarde deste sábado (10), a Seleção de Marrocos e a Seleção de Portugal se enfrentam em jogo válido pelas quartas de final da Copa do Mundo, no estádio Al Thumama, em Doha.
Como não poderia ser diferente, os holofotes são todos para o ídolo português e capitão da seleção Cristiano Ronaldo. Entretanto, o técnico de Portugal não aparenta felicidade com a presença de tantos profissionais da imprensa em torno dos gajos. Além disso, reclamou sobre as ‘fake news' que acabam por interferir o ambiente da seleção portuguesa.
Cristiano Ronaldo permanece
De tal forma que o técnico Fernando Santos precisou ter uma conversa direta com a estrela da seleção portuguesa. Principalmente, abordando as notícias de que CR7 pretendia deixar de representar o país na Copa do Mundo.
“Essa conversa aconteceu, naturalmente, mal seria se não tivesse acontecido. Só falo com a equipe uma hora e meia antes do jogo, sempre fiz assim na carreira, e essa conversa tinha de acontecer. Não faço isso com todos, é verdade, mas o capitão do time, alguém que é quem é em termos de projeção, profissionalismo, naturalmente que tinha de ter a conversa com ele.”
O pedido de paz do técnico
De acordo com o técnico português, essas informações não procedem, visto que o atleta nunca falou sobre o assunto com ele e tem um convívio harmônico e, entrosamento nítido com os demais atletas da equipe.
Reinterou que essa guerra de informações ao astro português é injusta com a história que o próprio fez no futebol. Completou com um apelo para que deixem CR7 em paz.
”
Nunca, em momento nenhum, me disse a mim que queria sair da seleção. Nunca. Eu acho que é tempo de pararmos com algumas coisas. Se há exemplo melhor do que estou a dizer foi o exemplo que ele deu no jogo. Saiu com os jogadores para fazer o aquecimento, saltou nos golos todos para festejar, no fim foi ele que chamou os colegas para ir agradecer ao público, o único que repararam foi que saiu sozinho Deixem o Ronaldo em paz, ele não merece, por tudo o que já fez pelo futebol português”.
Punição após discussão
Na derrota por 2 x 1 contra a Coréia do Sul na fase de grupos, houve um episódio envolvendo Cristiano Ronaldo e o camisa 9, Cho Gue-Sung. Ao ser substituído pelo técnico, o astro se irritou e acabou ficando nervoso com o fato do atleta adversário pressionar para que saísse logo de campo.
Fernando Santos falou sobre a conversa que teve com CR7 sobre a substituição no jogo. Relatou que seus argumentos não foram aceitos pelo jogador, mas é algo comum de acontecer.
“Aconteceu no dia do jogo depois de almoço, a explicar-lhe as razões porque não ia jogar. Reuni-me com ele e dei-lhe a conhecer. Expliquei-lhe.' Olha, Cristiano, não estou a contar contigo para este jogo de princípio. Conto contigo para o jogo, vais ser muito importante'. Em termos de estratégia, também passava por isso, porque achava que o jogo ia ser muito complicado, e, na segunda parte, a entrada do Cristiano podia resolver o jogo. Expliquei-lhe com toda a naturalidade. Se ele foi muito satisfeito? Jogou sempre a titular, a não ser contra Espanha. É normal que não tenha ficado muito satisfeito e dito ‘Mister, mas acha…'. O contrário seria difícil. É normal. Foi uma conversa tranquila, onde expus os meus pontos de vista. Ele não os aceitou de forma simples, o que é normal”.