As duas últimas divisões do futebol brasileiro estão em reta final de disputa. Com confrontos que prometem pegar fogo, o fator extracampo chama bastante a atenção e uma foto polêmica de um time brasileiro causou muita revolta na torcida adversária, que acusou os jogadores de terem feito piada com um assunto sério.
A proporção da foto do Nacional foi negativa. Assumo aqui o erro da publicação. Principalmente porque isso machucou pessoas próximas ao atleta Deon, falecido dias atrás. Eu me pronuncio porque sou proprietária da agência que cuida da assessoria do Nacional. Passou por mim a foto,…
— Larissa Balieiro (@larissabalieir0) August 14, 2023
Time brasileiro entra em polêmica próximo de jogo decisivo
O Nacional, uma das mais tradicionais equipes do futebol brasileiro, publicou uma foto nas suas redes sociais em que os jogadores participaram de um tradicional “rachão”. Na foto, alguns jogadores fazem um sinal rezando, enquanto outro está deitado no chão com os braços cruzados. A foto gerou polêmica, já que a equipe enfrenta o Bahia de Feira, que teve recentemente a perda do atleta Deon, que morreu em um acidente de carro.
Após os comentários negativos e acusações de infelicidade e desrespeito com o adversário, a foto e a publicação foram apagadas e as pessoas responsáveis se defenderam, alegando que não tinha a intenção de ofender nenhum familiar ou pessoas do clube que disputa o Brasileirão da Série D.
Fotógrafa do clube se pronunciou sobre o caso
Larissa Balieiro, uma das mais importantes jornalistas do Amazonas, se pronunciou pedindo desculpas sobre a foto. Ela é responsável pela agência que cuida das redes sociais do Nacional. Na publicação, Larissa admite o erro e assume a culpa. Apesar disso, os comentários são de revolta por parte de quem viu a foto.
“A proporção da foto do Nacional foi negativa. Assumo aqui o erro da publicação. Principalmente porque isso machucou pessoas próximas ao atleta Deon, falecido dias atrás. Eu me pronuncio porque sou proprietária da agência que cuida da assessoria do Nacional. Passou por mim a foto, e por outras pessoas.
O que mais li aqui foi ofensa. E conto no dedo os colegas que procuraram pra entender o que houve. Não houve intenção NENHUMA de desrespeitar ou usar de brincadeira a tragédia da morte do Deon. O elenco do Nacional assim como nós da agência, vivemos agora um momento de concentração para o jogo e muito por isso, não tivemos inteligência de analisar que a foto afetaria pessoas que vivem um outro momento: de assimilação e impacto ainda dá precoce perda do atleta.
Nos solidarizamos e acompanhamos a comoção do acontecido. Mas, foi no automático a publicação. Sem NENHUMA INTENÇÃO de afetar. A gente aprende no erro. A gente sabe que não foi adequado. Mas esclarecemos. Só peço que não usem isso para atacar o clube, o futebol amazonense e acima de tudo as pessoas que trabalham no clube. Todo mundo tem caráter, tem consciência e como falamos: estamos de coração limpo que não foi para afetar. Falhamos. Falhei. E aprenderei”, afirmou em publicação no seu Twitter.
O Nacional, time brasileiro envolvido na polêmica, e um dos acusados de “brincar” com a morte do jogador, também se pronunciou sobre o caso e afirmou que entendeu o erro, mas que a intenção não era de ofender ninguém e sim mostrar que o grupo estava unido para o compromisso.
“O Nacional Futebol Clube esclarece que a foto postada anteriormente acerca do tradicional “rachão” de pré-jogo, não teve intenção alguma de atrelar a morte recente do atleta Deon, do Bahia de Feira.
A atividade descontraída e de disputa interna entre os atletas, bem como a foto, são costumeiras e habituais do cotidiano do futebol. Jamais iríamos compactuar com algo “de brincadeira” como tem sido atrelada a postagem. Temos total responsabilidade ao futebol e a situação, inclusive abraçamos familiares, torcida e atletas no momento de luto.
Respeitosamente nos pronunciamos para a torcida adversária, os familiares e nossa torcida. O Nacional é um clube centenário que sempre honrou com a ética do desporto. Portanto, reconhecemos que a postagem não foi adequada mas, não foi intencional”, completou o time brasileiro envolvido na polêmica.
Federação baiana se pronuncia sobre a foto de time brasileiro
Se o Nacional e a jornalista envolvida na publicação se defenderam, a FBF foi bem forte na sua declaração e disparou contra a atitude dos atletas do clube amazonense. Em determinado momento da nota, foi falado que o fato “indignou todos os baianos” e que mesmo tendo apagado a postagem, o desrespeito não vai ser apagado.
“A Federação Bahiana de Futebol repudia veementemente uma postagem feita pelo Nacional Futebol Clube, adversário do Bahia de Feira nas oitavas de final da Série D do Brasileirão, neste domingo (13), em uma rede social.
Apenas quatro dias após o falecimento do atacante Deon, os atletas do clube amazonense demonstraram falta de empatia, tolerância e respeito com uma simulação desnecessária, que indignou todos os baianos.O fato de o clube ter apagado a postagem em seguida não o isenta do ato de desrespeito à família do atleta, que sofre com a sua recente perda. Não há espaço para brincadeiras como essa no nosso futebol”, completou a FBF.