A seleção brasileira foi eliminada da Copa do Mundo nesta sexta-feira (9), após perder nos pênaltis para a Croácia. No tempo regular, as equipes empataram em 0 x 0 e na prorrogação, o Brasil saiu na frente, mas deixou os croatas empatarem faltando três minutos para terminar a partida.
Escolhas erradas de Tite
Na tarde desta sexta-feira (9), o Brasil entrou em campo com a pressão de vencer a Croácia, atual vice-campeã, e superar o tabu que dura há 16 anos. Mas nos pênaltis os croatas foram mais precisos e venceram os brasileiros por 4 x 2.
No primeiro tempo a Croácia conseguiu manter o controle do jogo e ter domínio sobre a seleção brasileira. Sem muitas chances criadas, os times foram para o intervalo sem balançar as redes.
A partir daí, começa as decisões erradas de Tite. Com um primeiro tempo sem movimentação rápida e poucas chances, o técnico brasileiro não meche no time para a volta do segundo tempo. Foi depois de dez minutos de bola rolando, que fez a primeira troca tirando Raphinha e colocando Antony.
Mais tarde, Rodrygo e Pedro entraram no lugar de Vini Jr e Richarlison. Dessa forma, a equipe teve mais movimentações e pressionou mais o time croata para o campo de defesa. No entanto, não foi o suficiente para abrir o placar no tempo regular.
Foi apenas nos acréscimos do primeiro tempo da prorrogação, em uma jogada tabelada com Rodrygo, Paqueta e Neymar, que o camisa 10 abre o placar para o Brasil.
Na segunda parcial da prorrogação, novamente mais um erro de Tite. O técnico brasileiro tira Militão, um dos melhores da equipe brasileira, para colocar Alex Sandro que estava sem jogar há dois jogos por lesão. Do mesmo modo, tirou Paquetá para a entrada de Fred com a intenção de deixar o time mais ‘defensivo', mas isso chamou a Croácia para o jogo novamente e aos 12 minutos, Bruno Petković empata a partida.
Dessa forma, a decisão foi para os pênaltis, onde os croatas aproveitaram os erros de Rodrygo e Marquinhos nas cobranças e conseguiram a segunda classificação seguida para a semifinal de uma Copa do Mundo.
Tite abandona jogadores após a eliminação
Após a eliminação da seleção brasileira, Tite sai do banco de reservas e vai direto para os vestiários, deixando os jogadores em campo aos prantos. Daniel Alves, foi uma das pessoas a consolar os atletas após a eliminação.
Exemplo de humildade
Outra pessoa a demonstrar apoio aos brasileiros foi Luka Modric. O croata foi abraçar Rodrygo, companheiro de equipe do Real Madrid, que perdeu a cobrança de pênalti.
“Pode acontecer com qualquer um. Rodrygo tem que ser parabenizado porque neste jogo, e isso significa muito, teve força e mentalidade para bater o pênalti. Isso é para ser felicitado”, afirmou o astro croata.