Nesta sexta-feira (9), o técnico Tite fez a convocação da Seleção Brasileira para os dois últimos amistosos. Essa é a última lista antes do anúncio definitivo para a Copa do Mundo do Qatar.
O técnico explicou que a lista anunciada é importante para essa reta final e é uma grande oportunidade até a convocação oficial.
“Essa é uma convocação para esses dois jogos. Fica aqui uma mensagem bastante clara a todos os atletas, com muita transparência que tem sido até então: façam o seu melhor. Se preparem bem fisicamente, se cuidem clinicamente, estejam no mais alto nível em seus clubes para daqui a 60 dias estarem competindo de uma forma, aí sim, definitiva”, disse o técnico na coletiva.
Alguns nomes conhecidos voltaram a ser chamados, como Everton Ribeiro e Roberto Firmino.Dessa vez, o meia Philippe Coutinho e o atacante Gabriel Jesus ficaram de fora, como também Daniel Alves, após um início conturbado no Pumas. O preparador físico da seleção, Fábio Mahseredjian, afirmou que o lateral-direito teve uma gastroenterite, o que acabou afetando sua performance física, e que apesar de não estar em condições de atuar nos próximos dois jogos, ele poderia sim voltar para a Copa do Mundo.
Em meio a nomes já conhecidos dentro da seleção, os zagueiros Bremer, da Juventus, e Ibañez, da Roma, foram convocados pela primeira vez.
Uma das novidades mais esperadas nessa convocação, era Pedro. O atacante rubro-negro já havia sido convocado outras duas vezes desde 2018, quando defendia o Fluminense, sendo cortado por lesão no joelho. Sua segunda atuação foi em 2020 contra a Venezuela nas eliminatórias da Copa, mas jogou apenas 22 minutos.
A convocação de Pedro ressalta que a lista ainda não está fechada. “Não posso fechar possibilidade de um grande atleta surgir. O sarrafo está cada vez mais alto. Concorram de forma leal. Daqui a pouco pode surgir um jogador jogando muito bem”, revelou Tite.
O técnico deixou bem claro que há um atrito entre Everton Ribeiro e Philippe Coutinho por uma vaga na meia da seleção entre os jogadores que irão para a Copa em Qatar. “Há uma concorrência entre eles, jogadores criativos da posição”, afirmou.
Ao ser questionado se Guilherme Arana estava na lista, Tite não respondeu, mas disse que conversou com o Atleta na quinta-feira (8). “É muito duro pra mim falar com o Arana, comovente, de repente ele começou a chorar e eu não sabia o que fazer do outro lado. Aí ele disse para mim: ‘tu me ensinou a ser corajoso professor!’”
A lesão do jogador ocorreu na última quarta-feira (7), no jogo contra o Bragantino. O Atlético-MG confirmou a lesão no joelho esquerdo de Arana, que passará por cirurgia. O zagueiro estava presente nas convocações do técnico e era cotado para a Copa do Mundo.
Conteúdo
Confira a lista dos convocados:
GOLEIROS:
- Alisson – Liverpool
- Ederson – Manchester City
- Weverton – Palmeiras
ZAGUEIROS:
- Bremer – Juventus
- Éder Militão – Real Madrid
- Marquinhos – PSG
- Ibañez – Roma
- Thiago Silva – Chelsea
LATERAIS:
- Danilo – Juventus
- Alex Sandro – Juventus
- Alex Telles – Sevilla
MEIAS:
- Bruno Guimarães – Newcastle
- Casemiro – Manchester United
- Everton Ribeiro – Flamengo
- Fabinho – Liverpool
- Fred – Manchester United
- Lucas Paquetá – West Ham
ATACANTES:
- Antony – Manchester United
- Firmino – Liverpool
- Matheus Cunha – Atlético de Madrid
- Neymar – PSG
- Pedro – Flamengo
- Raphinha – Barcelona
- Richarlison – Tottenham
- Rodrygo – Real Madrid
- Vinicius Júnior – Real Madrid
A seleção fará os dois amistosos na França, o primeiro contra Gana, dia 23 de setembro no estádio Oceane, em Le Havre. O segundo desafio será dia 27 de setembro, contra a Tunísia no Parque dos Príncipes, a casa do PSG, em Paris.
A lista oficial dos convocados será anunciada no dia 7 de novembro, na semana seguinte ocorrerá a apresentação dos jogadores. E no dia 24 de novembro, o Brasil estreia na copa às 16h (horário de Brasília) contra a Sérvia.