Confira todos os gols de brasileiros na Copa do Mundo

Copa do Mundo é uma obsessão de toda uma nação, em especial para os brasileiros, visto que o futebol é, disparado, o esporte mais amado do país. Além disso, a Seleção Brasileira acostumou mal seu povo, afinal, encanta o planeta por onde quer que passe. Mas você sabe quem foi o primeiro brasileiro a marcar em um Mundial? Conheça todos os gols de brasileiros na Copa do Mundo.

Antes de tudo, vamos traçar uma linha do tempo desde a primeira Copa do Mundo, em 1930, no Uruguai, até mais recente competição mundial de seleções. A saber, o autor do primeiro gol brasileiro em Copas do Mundo foi um atleta completo, que praticou cerca de 10 modalidades. Ainda foi o primeiro capitão da Seleção Brasileira em Copa do Mundo.

Conteúdo

Linha do tempo de todos os gols de brasileiros na Copa do Mundo

2018: Courtois, o paredão belga

Em 2018, o Brasil disputou quatro partidas, antes de cair nas quartas de final para a Bélgica. Na partida de estreia, contra a Suíça, a seleção teve muita dificuldade para chegar ao gol.

Os europeus não davam espaço. Logo, o gol tinha que sair em uma jogada individual. Nesse sentido, Philippe Coutinho, eleito o melhor do jogo, acertou um grande chute de fora da área, empatando a partida no 2º tempo e fazendo o primeiro dos gols de brasileiros na Copa do Mundo 2018.

Na 2ª rodada, contra a Costa Rica, os mesmos problemas: furar a defesa adversária. Foi só nos acréscimos que Coutinho e Neymar confirmaram a primeira vitória do Brasil na Copa do Mundo de 2018.

No último jogo, a Seleção jogou melhor contra a Sérvia e venceu por 2 x 0. Os gols vieram de Paulinho, de bico, colocando seu nome na história dos gols de brasileiros na Copa do Mundo, e do zagueiro Thiago Silva, de cabeça, seu segundo tento na história dos Mundiais.

Em 1º do grupo, o Brasil enfrentou o México nas oitavas de final. A seleção não deu chances para os mexicanos e venceu o duelo. No 2º tempo, Neymar e Firmino balançaram as redes de Guilhermo Ochoa e garantiram a classificação brasileira para as quartas de final.

O que estava indo muito bem, foi por água abaixo. Diante da Bélgica, o Brasil foi surpreendido. Em uma infelicidade, Fernandinho desviou para o próprio gol.

Com um ataque mortal, os belgas fizeram o segundo. A seleção, por outro lado, descontou com Renato Augusto, mas era tarde demais. O jogo ainda contou com as grandes defesas de Courtois, que evitou o avanço dos gols de brasileiros na Copa do Mundo.

Gols de brasileiros na Copa do Mundo 2018

  • Philippe Coutinho (2): primeiro brasileiro a marcar na edição. Ainda balançou as redes mais uma vez. Teve marcante passagem pelo Liverpool e passou por BarcelonaBayern de Munique.
  • Neymar (2): o jogador mais procurado pelos adversários em campo conseguiu anotar dois gols em 2018. É o camisa 10 do PSG, da França.
  • Roberto Firmino (1): no lugar de Gabriel Jesus, selou a classificação do Brasil para as quartas de final. É ídolo do Liverpool, da Inglaterra.
  • Renato Augusto (1): fez o primeiro gol e teve a chance de marcar o seu segundo na Copa do Mundo e dar o empate ao Brasil contra a Bélgica, mas parou em Courtois. É ídolo do Corinthians.
  • Paulinho (1): de bico, colocou o seu nome no grupo de jogadores brasileiros que fizeram gols em 2018. É ídolo do Corinthians e já teve passagens por TottenhamBarcelona.
  • Thiago Silva (1): o capitão também deixou o dele, contra a Costa Rica.

2014: o trágico 7 x 1

O que era para ser motivo de alegria, virou profunda tristeza em todo país. Em casa, o Brasil sobrou, até as semifinais do torneio. Na estreia, os anfitriões saíram atrás para a Croácia, com gol contra de Marcelo.

O placar não durou muito. Ainda no 1º tempo, Neymar marcou o primeiro. Mais tarde, o camisa 10 deixou o dele novamente, desta vez, de pênalti. No fim, sobrou até para Oscar, fechando 3 x 1 os primeiros gols de brasileiros na Copa do Mundo 2014.

No jogo dois, nada de gols. Brasil e México ficaram no empate, muito por causa da grande atuação de Guilhermo Ochoa, que evitou mais gols de brasileiros na Copa do Mundo. Na última partida da fase, 4 x 1 diante de Camarões. Neymar (dois gols), Fred (um gol) e Fernandinho (um gol).

Nas oitavas de final, adversário da vez foi o Chile. Em um jogo repleto de emoções, o Brasil avançou nos pênaltis. No tempo normal, David Luiz fez seu primeiro dos gols de brasileiros na Copa do Mundo. Já nas penalidades máximas, o goleiro Julio César decidiu.

Nas quartas, Brasil x Colômbia. O que tinha tudo para ser uma festa, pelo placar de 2 x 1, se transformou em preocupação. Isso porque Neymar deixou o campo imóvel após sofrer entrada maldosa de Zúñiga. Os gols de Thiago Silva e David Luiz levaram o Brasil para a fase seguinte, mas sem o seu principal jogador.

Contra a Alemanha, a maior vergonha em Copas do Mundo. Um dia para esquecer. O terrível 7 x 1, no Mineirão. O gol de Oscar pouco serviu, a maior solidão da história dos gols de brasileiros na Copa do Mundo. Restava apenas a disputa do 3º lugar, que ficou com a Holanda, após outra goleada, desta vez, por 3 x 0.

Gols de brasileiros na Copa do Mundo 2014

  • Neymar (4): o principal jogador brasileiro do torneio foi um dos grandes responsáveis pela campanha do Brasil até as semifinais. É ídolo do Santos e do Barcelona, além de arrastar milhões de seguidores nas redes sociais.
  • Oscar (2): com a ausência de Neymar, pouco conseguiu fazer para evitar o desastre nas semifinais. Revelado pelo São Paulo, teve boa passagem pelo Internacional e viveu sua melhor fase no Chelsea.
  • David Luiz (2): o zagueiro artilheiro em 2014, é ídolo no Benfica, de Portugal, e no Chelsea, da Inglaterra.
  • Fernandinho (1): o volante teve participação na goleada diante de Camarões. É um dos maiores ídolos da história do Manchester City.
  • Thiago Silva (1): capitão do time, acabou não jogando o vexaminoso 7 x 1. É um grande ídolo do Fluminense, Milan, da Itália, e do PSG, da França.

2010: a dolorosa eliminação para a Holanda

Algoz em 2018, a Holanda já tinha sido uma pedra no sapato brasileiro na Copa do Mundo de 2010. Em um grupo com Portugal, Costa do Marfim e Coreia do Norte, o Brasil passou sem sustos para as oitavas de final.

Nesse sentido, a seleção derrotou a Coreia na estreia, pelo placar de 2 x 1, com gols de Maicon e Elano, colocando seus nomes na história dos gols de brasileiros na Copa do Mundo. Assim como venceu o segundo jogo, contra a Costa do Marfim, por 3 x 1, com Luis Fabiano duas vezes e Elano balançando as redes. Na última rodada, 0 x 0 contra Portugal.

Nas oitavas de finais, o Brasil enfrentou o Chile e ganhou por 3 x 0. Os gols foram de Juan, Luis Fabiano e Robinho. O bom desempenho parou contra a Holanda. Os comandados de Dunga começaram bem a partida das quartas de final. Robinho marcou. No entanto, no 2º tempo, Sneijder virou o placar e o Brasil deu adeus ao torneio.

Gols de brasileiros na Copa do Mundo 2010

  • Luis Fabiado (3): artilheiro da seleção na Copa do Mundo de 2010, é um dos maiores artilheiros da história do São Paulo e do Sevilla, sendo ídolo nos dois clubes.
  • Elano (2): no auge da carreira, meia ficou fora da 2ª fase da Copa do Mundo de 2010 por lesão. é ídolo do Santos.
  • Robinho (2): atacante abriu o placar na vitória diante do Chile por 3 x 0. Balançou as redes novamente diante da Holanda, nas quartas de final, mas não conseguiu evitar a derrota por 2 x 1 e a eliminação da Seleção Brasileira. É um dos grandes ídolos dos anos 2000 do Santos. Conhecido como Rei das Pedaladas.
  • Juan (1): além de ter sido um dos grandes defensores da edição, também teve participação em um dos gols. Com 33 gols marcados com a camisa do Flamengo, é o maior zagueiro artilheiro da história do clube junto com Júnior Baiano. Teve passagem importante pelo Bayer Leverkusen, da Alemanha, e pela Roma, da Itália.
  • Maicon (1): lateral responsável pelo primeiro gol brasileiro na edição de 2010, era um tanque de força. Teve marcante passagem pela Inter de Milão.

2006: a despedida do Brasil nas quartas de final

Com uma seleção repleta de craques, o Brasil não conseguiu conquistar o hexa-campeoanto na Alemanha. Na estreia, vitória pelo placar minímo diante da Croácia, com gol de Kaká.

No jogo seguinte, Adriano e Fred garantiram a vitória sobre o Austrália, por 2 x 0. Na última partida da fase, 4 x 1 sobre o Japão. Ronaldo (duas vezes), Juninho Pernambucano e Gilberto Silva fizeram para o Brasil.

Avançando, a seleção enfrentou a Gana nas oitavas de final. Mais uma goleada, desta vez por 3 x 0. Com gols de Ronaldo, Adriano e Zé Roberto, os comandados de Parreira esperavam pela França. O embate, no entanto, foi melhor para os europeuss, que venceram por 1 x 0.

Gols de brasileiros na Copa do Mundo 2006

  • Ronaldo (4): artilheiro do Brasil na Copa do Mundo de 2006, se tornou o maior artilheiro da história das Copas, com 15 gols, sendo superado mais tarde pelo alemão Klose.
  • Adriano (2): ao longo da carreira, Adriano Imperador participou apenas de uma edição de Copa do Mundo, em 2006. É ídolo do Flamengo e teve importante passagem pela Inter de Milão.
  • Kaká (1): autor do primeiro gol do Brasil na Copa do Mundo de 2006, o meia viria a ser o melhor jogador do mundo em 2007. É um dos maiores ídolos da história do Milan.
  • Fred (1): aos 45 minutos do 2º tempo, logo após substituir Adriano, o atacante faz o segundo gol da vitória da Seleção Brasileira sobre a Austrália por 2 x 0. É um dos maiores ídolos da história do Fluminense.
  • Juninho Pernambucano (1): na edição de 2006, Juninho marcou o seu primeiro e único gol em Copas do Mundo. É um dos maiores ídolos da história do Vasco da Gama e do Lyon, da França. Bem como, é um dos melhores cobradores de faltas de todos os tempos.
  • Gilberto (1): disputou duas edições, ambas como reserva, mas contribuindo com um gol. Seu melhor período foi pelo Hertha Berlin, da Alemanha.

2002: o ano do Penta

Há 20 anos, o Brasil visitava Yokohama e se sagrava penta-campeão mundial. Apesar da campanha não ser das melhores, o comandados de Luiz Felipe Scolari venceram a Alemanha e ficaram com o 5º título.

O Brasil iniciou a campanha vitoriosa contra a Turquia, vencendo de virada por 2 x 1. Os gols foram de Ronaldo e Rivaldo. Nos dois jogos seguintes, triunfos mais tranquilos.

Diante da China, 4 x 0, com gols de Roberto Carlos, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho e Ronaldo. Já contra a Costa Rica, 5 x 2, com dois de Ronaldo, um de Edmílson, um de Rivaldo e um de Júnior.

Nas oitavas, o Brasil enfrentou a Bélgica. Com o talento de Ronaldo e Rivaldo, 2 x 0. Passado a Bélgica, o adversário da vez foi a Inglaterra.

O Brasil saiu atrás no placar, mas Ronaldinho e Rivaldo garantiram a seleção nas semifinais. Na fase seguinte, embate contra a Turquia, adversário da fase de grupos. Com um placar magro, passou o Brasil. Gol anotado por Ronaldo.

O camisa 9 voltou a balançar as redes quatro dias após a vitória sobre a Turquia, mas na grande final. Contra a Alemanha, Ronaldo balançou as redes de Oliver Khan duas vezes. Como resultado, o Brasil vencia mais uma vez um torneio mundial.

Gols de brasileiros na Copa do Mundo 2002

  • Ronaldo (8): o artilheiro da Copa do Mundo de 2002, voltava de lesão e foi o nome da Copa. É considerado o melhor camisa 9 de todos os tempos. É ídolo do Real Madrid, mas o gol mais bonito de sua carreira foi pelo Barcelona. Mas sua maior identificação é com a própria Seleção Brasileira.
  • Rivaldo (5): com a camisa da Seleção Brasileira, Rivaldo conquistou a Copa das Confederações de 1997, a Copa América de 1999 e a Copa do Mundo, em 2002. Campeão por onde passou, foi eleito melhor do mundo em 1999.
  • Ronaldinho Gaúcho (2): autor de um dos gols mais bonitos em Copas do Mundo, é um dos maiores jogadores de todos os tempos. Considerado um dos jogadores que mais fazia arte com a bola nos pés, é sinônimo de futebol arte. Assim, é um dos maiores ídolos da história do Barcelona. É um dos poucos jogadores a ter conquistado Copa do Mundo, Champions LeagueLibertadores. Foi melhor do mundo em 2004 e 2005.
  • Edmílson (1): além de marcar uma vez, era uma das lideranças da equipe. Com destaque no São Paulo, teve ótimas passagens por Lyon, da França, e Barcelona, da Espanha. Marcou um belo gol nesta Copa, de bicicleta.
  • Roberto Carlos (1): disputou as Copas de 1998, 2002 e 2006, sendo titular absoluto da posição em todas elas. Entretanto, seu único gol aconteceu em 2002. É um dos maiores ídolos da história do Real Madrid.
  • Júnior (1): saiu do banco para marcar um dos gols brasileiros na Copa do Mundo. Com longa passagem pelo Palmeiras, teve importante passagem no futebol italiano pelo Parma, antes de acertar com o São Paulo, onde se tornou ídolo do clube.

1998: a final perdida para a França

O jogo de estreia do Brasil foi contra a Escócia. O primeiro gol saiu após cruzamento de César Sampaio e Bebeto, de cabeça, acertar o canto direito de Leighton. Com o jogo empatado no 2º tempo, Cafu contou com o desviou de Tmmy Boyd para garantir a vitória brasileira.

Na partida seguinte, vitória contra o Marrocos por 3 x 0. Os gols foram de Ronaldo e Rivaldo na etapa inicial, e Bebeto no 2º tempo. O último jogo da 1ª fase foi contra a Noruega, que acabou em derrota por 2 x 1 – o gol foi de Bebeto.

Nas oitavas, vitória sobre o Chile. César Sampaio marcou os dois primeiros gols e Ronaldo marcou mais dois, fechando o placar de 4 x 1. Nas quartas, contra a Dinamarca, uma partida difícil.

Bebeto e Rivaldo (duas vezes), garantiram a seleção em mais uma semifinal de torneio. O adversário seguinte foi a Holanda. Vitória nos pênaltis, por 4 x 2. No tempo normal, 1 x 1, com gol de Ronaldo.

Na final, Brasil x França. Um jogo para esquecer. O resultado de 3 x 0 para os francesês pôs fim ao sonho brasileiro.

Gols de brasileiros na Copa do Mundo 1998

  • Bebeto (4): com quatro gols, Bebeto foi um dos destaques da Seleção. É ídolo do Flamengo e do Deportivo La Coruña, da Espanha.
  • Ronaldo (4): apesar de ser jovem, Ronaldo fez bela dupla de ataque com Bebeto e foi eleito o melhor jogador da competição.
  • Rivaldo (3): além de marcar, Rivaldo era o maestro do time. Teve ótima passagem pelo Palmeiras e é um dos maiores ídolos do Barcelona, da Espanha.
  • César Sampaio (2):  um dos melhores volantes do futebol nacional disputou apenas a edição de 1998.
  • Cafu (1): o capitão do penta, contou com um desvio para marcar o seu primeiro gol na Copa do Mundo.

1994: o grito de Galvão

Nos dois primeiros jogos nos Estados Unidos, o Brasil conseguiu vencer com tranquilidade. Diante da Rússia, 2 x 0, com gols de Romário e Raí, de pênalti. Contra Camarões, 3 x 0, com mais um gol de Romário, além de Márcio Santos e Bebeto. Com a classificação garantida, a Seleção enfrentou a Suécia e ficou no 1 x 1, com outro gol de Romário.

Nas oitavas, o Brasil enfrentou os donos da casa. Um jogo difícil, com o placar apertado: 1 x 0, com gol de Romário e assistência de Bebeto. O jogo seguinte foi contra a Holanda e mais um triunfo, desta vez, por 2 x 1, com gols de Romário e Bebeto. Nas semis, a Suécia. Vitória por 1 x 0, com mais uma vez Romário balançando as redes.

Na grande final, o título foi decidido nos pênaltis. No tempo normal, um jogo truncado, digno de 0 x 0. Nas penalidades máximas, deu Brasil, para delírio do narrador brasileiro Galvão Bueno.

Gols de brasileiros na Copa do Mundo 1994

  • Romário (6): conquistou o tetracampeonato mundial com a Seleção Brasileira em 1994 e foi eleito melhor jogador da Copa do Mundo.
  • Bebeto (2): atacante titular durante toda a campanha do tetracampeonato, Bebeto ajudou a Seleção a interromper uma seca de 24 anos sem títulos mundiais. É um dos maiores atacantes que a Seleção Brasileira já teve.
  • Márcio Santos (1): fez dupla de zaga com Aldair no tetracampeonato da Copa do Mundo de 1994. Teve passagem importante pelo Bordeaux, da França.
  • Raí (1): balançou as redes na estreia da Seleção, de pênalti. É considerado um dos maiores ídolos da história do São Paulo.

1990: a edição de poucos gols

Diferentes das edições passadas, a Copa do Mundo de 1990 teve um baixo número de gols. Mais precisamente, quatro. Os dois primeiros gols da competição foram de Careca, no 2 x 1 contra a Sérvia.

No jogo seguinte, 1 x 0 contra a Costa Rica, com gol de Muller. Na última partida, 1 x 0 contra a Escócia, com Muller balançando as redes mais uma vez.

Nas oitavas de final, clássico das Américas: Brasil x Argentina. Um jogo em que a seleção brasileira teve muitas oportunidades, mas em um lance, Maradona decidiu.

Gols de brasileiros na Copa do Mundo 1990

  • Careca (2): autor dos dois primeiros gols brasileiros na Copa do Mundo de 1990, é também um dos maiores ídolos da hsitória do Guarani e do Napoli, onde formou icônica dupla com o argentino Maradona.
  • Muller (2): ao lado de Careca, foi o artilheiro do Brasil na edição. Também é um grande ídolo da história do São Paulo, sendo marcado pelas atuações nos Mundiais de Clubes do time.

1986: a Copa do azar

A estreia contra a Espanha foi difícil. Com um futebol abaixo do esperado, o Brasil só venceu por 1 x 0, com gols de Sócrates. Na rodada seguinte, o mesmo placar, desta vez, diante da Argélia, com gol de Careca. Por fim, na última partida, 3 x 0 diante da Irlanda do Norte, com Josimar e Careca (duas vezes) marcando.

Nas oitavas, o Brasil passou sem sustos diante da Polônia. Um placar de 4 x 0, com gols de Josimar, Careca, Sócrates e Edinho. Na fase seguinte, eliminação para a França nos pênaltis. No tempo normal, gol de Careca. Nas penalidades máximas, 4 x 3.

Gols de brasileiros na Copa do Mundo 1986

  • Careca (5): o artilheiro brasileiro na Copa do Mundo de 1986 é um dos maiores ídolos da história do São Paulo.
  • Sócrates (2): o ex-jogador foi um dos grandes símbolos da Copa do Mundo de 1986.
  • Josimar (2): o jogador veio do banco, mas gravou seu nome na edição de 1986. Integrou o histórico time do Botafogo campeão carioca invicto em 1989.
  • Edinho (1): o capitão de 1986. O atleta também teve participação direta na campanha brasileira. Ídolo do Fluminense, também teve passagem pela Itália, onde atuou pela Udinese.

1982: uma das grandes seleções do torneio

A seleção estreou contra a União Soviética e venceu por 2 x 0, com Sócrates e Éder fazendo os primeiros gols de brasileiros na Copa do Mundo 1982. No jogo seguinte, embate contra a Escócia. Apesar de sair atrás, o Brasil conseguiu reverter o placar, vencendo por 4 x 1.

Os gols foram de Zico, Oscar, Éder e Falcão. Por fim, contra a Nova Zelândia, mais uma goleada, desta vez por 4 x 0. Zico (duas vezes), Falcão e Chulapa balançaram as redes adversárias.

Nas oitavas de final, o Brasil enfrentou a Argentina. Com o placar de 3 x 1, deu Brasil. Os gols foram de Zico, no 1º tempo, e Chulapa e Júnior na etapa final.

Mesmo sendo considerado o favorito nas quartas, a seleção caiu diante da Itália. Com um revés de 3 x 2, os comandados de Telê Santana deram adeus a competição. Socrátes e Falcão fizeram os gols na ocasião.

Gols de brasileiros na Copa do Mundo 1982

  • Zico (4): o brasileiro com mais gols na edição. No auge de sua forma e técnica, o meia era líder de um esquadrão que tinha Júnior, Sócrates, Toninho Cerezo e Falcão.
  • Falcão (3): o bola de prata da edição, é considerado um dos grandes volantes da história do futebol mundial. Um dos maiores ídolos da história do Internacional, também fez sucesso na Roma, da Itália.
  • Sócrates (2): um dos grandes nomes do BrasilSócrates é dos maiores jogadores da história no Corinthians, onde disputou 297 jogos e marcou 172 gols pela equipe paulista.
  • Serginho Chulapa (2): também marcou em duas ocasiões. Considerado um dos grandes atacantes daquela da última década, é o maior artilheiro da história do São Paulo.
  • Oscar Bernardi (1): autor de um dos gols mais bonitos do Mundial, é um dos maiores zagueiros da história do São Paulo.
  • Júnior (1): autor de um dos gols, o Maestro é um dos maiores ídolos da história do Flamengo, além de ser considerado um dos melhores laterais que o futebol já viu.

1978: o título moral do Brasil

Na priemira fase, o Brasil estreou com empate diante da Suécia, com gol de Reinaldo sendo o primeiro dos gols de brasileiros na Copa do Mundo 1978. Posteriormente, empate sem gols contra a Espanha. Por fim, vitória sobre a Áustria por 1 x 0, com gol de Roberto Dinamite.

Na 2º fase, o Brasil venceu o Peru por 3 x 0. Os gols foram de Dirceu Guimarães (duas vezes) e de Zico. O confronto seguinte contra a Argentina, 0 x 0. Na última rodada, contra a Polônia, o time fez mais uma boa apresentação.

Nelinho abriu o placar. Na etapa final, Roberto Dinamite marcou duas vezes e garantiu a vitória por 3 x 1. Apesar dos bons resultados, o Brasil não se classificou para a final.

Gols de brasileiros na Copa do Mundo 1978

  • Roberto Dinamite (3): convocado pela 1ª vez em 1975, o atacante esteve presente nas Copas do Mundo de 1978 e 1982, e fez, vestindo a camisa canarinha, o gol mais marcante de sua carreira. É o maior artilheiro da história dos Campeonato Brasileiros e maior ídolo da história do Vasco da Gama.
  • Dirceu (3): na Copa de 1978 foi eleito o 3º melhor jogador do mundo. Com um preparo físico invejável, corria por todo o campo durante o jogo, fechando os espaços e também chegando no ataque.
  • Nelinho (2): autor de um dos gols mais bonitos da Copa do Mundo de 1978. Na Seleção brasileira, foram 21 atuações, com seis gols marcados. É um dos maiores ídolos da história do Cruzeiro. Curiosamente, encerrou a carreira no maior rival, o Galo.
  • Zico (1): o Galinho marcou na goleada contra a Polônia. Apesar de não ter ganho a Copa, é considerado um dos maiores jogadores da história do Brasil, país e Seleção, além de ser o maior jogador da história do Flamengo.
  • Reinaldo (1): autor do primeiro gol do Brasil na Copa do Mundo, é um dos maiores ídolos da história do Atlético-MG.

1974: a Copa do Mundo decepcionante

A estreia não foi das melhores. A seleção de Zagallo empatou em 0 x 0 com a Iuguslávia. No jogo seguinte, mais um 0 x 0, desta vez contra a Escócia. Por fim, triunfo de 3 x 0 sobre o Zaire, com os primeiros gols de brasileiros na Copa do Mundo 1974 marcados por Jairzinho, Rivelino e Valdomiro.

O rendimento melhorou, mas o Brasil ainda sofria. Contra a Alemanha, vitória por 1 x 0, com gol de Rivellino. No jogo seguinte, triunfo sobre a Argentina, por 2 x 1, com gols de Jairzinho e Rivellino. Na semifinal, os brasileiros cairam para a Holanda – 2 x 0. Por fim, ainda perderiam a disputa de 3º lugar para a Polônia – 1 x 0.

Gols de brasileiros na Copa do Mundo 1974

  • Rivellino (3): disputou a Copa do Mundo de 1970, no México, improvisado na ponta esquerda.
  • Jairzinho (2): juntando os Mundiais de 1966, 1970 e 1974, defendeu a Seleção em de 16 jogos. É um dos maiores ídolos da história do Botafogo.
  • Valdomiro (1): em 1974, na Copa do Mundo da Alemanha Ocidental, Valdomiro ficou conhecido por marcar um gol salvador e que manteve o Brasil com esperanças.

1970: a melhor seleção de todos os tempos?

Apesar de ter os melhores nomes possíveis, o Brasil teve uma estreia difícil. A Tchecoslováquia chegou a sair na frente, mas a seleção virou o placar: 4 x 0, com Rivellino, Jairzinho e Pelé (duas vezes) abrindo os gols de brasileiros na Copa do Mundo 1970.

Na rodada seguinte, a seleção venceu a Inglaterra pelo placar mínimo, com gol de Jairzinho. Contra a Romênia, Pelé (duas vezes) e Jairzinho garantiram a vitória por 3 x 1.

Nas quartas de final, o Peru foi goleado por 4 x 2, com gols de Rivellino, Tostão (duas vezes) e Jairzinho. Na semi, triunfo sobre o Uruguai: 3 x 1 – Clodoaldo, Jairzinho e Rivellino balançaram as redes.

Na grande decisão, o Brasil bateu a Itália e sagrou-se tricampeão. Pelé, Gérson, Jairzinho e Carlos Alberto Torres foram os responsáveis por marcar na final.

Gols de brasileiros na Copa do Mundo 1970

  • Jairzinho (7): o artilheiro do Brasil no torneio. Técnica invejável. E gols, muitos gols. Foi com essa combinação que a Copa do Mundo de 1970 eternizou Jairzinho como um dos maiores jogadores da Seleção. Ficou conhecido como Furacão da Copa.
  • Pelé (4): na Seleção Brasileira de 1970, Pelé já era um veterano, apesar da pouca idade. Aos 29 anos, estava em sua quarta e última Copa do Mundo.
  • Rivellino (3): Riva encerrou sua participação na competição com sete partidas disputadas e três gols marcados. É um dos maiores ídolos da história do Corinthians.
  • Tostão (2): o homem da virada. É um dos maiores ídolos da história do Cruzeiro.
  • Clodoaldo (1): a função de Clodoaldo na Seleção Brasileira de 1970 nem sempre foi dos mais luxuosos. Era, dos jogadores do meio para frente, o único que não vestia a camisa 10 em seu clube.
  • Gérson (1): eleito o 2º melhor jogador da Copa do Mundo de 1970, ele é considerado um dos maiores jogadores da história do futebol. Foi apelidado de Canhotinha de Ouro pelos passes magistrais. Até os dias atuais, quando há um passe longo e bonito, é comum ouvir a expressão: “à la Gérson”.

1966: o fracasso brasileiro

A estreia foi diante da Bulgária. O Brasil se saiu bem: 2 x 0, Garrincha e Pelé inauguraram os Gols de brasileiros na Copa do Mundo 1966. No jogo seguinte, sem Pelé, a seleção foi derrotada pela Hungria, por 3 x 1. O gol solitário foi de Tostão.

A vaga para a próxima fase foi decidida na última partida, contra Portugal. Com um time perdido em campo, o Brasil foi dominado e derrotado por 3 x 1. Rildo fez o gol brasileiro.

Gols de brasileiros na Copa do Mundo 1966

  • Pelé (1): o jogador mais procurado pelos adversários em campo, sofrendo falta atrás de falta. Com isso, ficou de fora diante da Hungria.
  • Garrincha (1): foi bicampeão mundial com a Seleção Brasileira na Copa do Mundo da Suécia em 1958 e na Copa do Mundo no Chile em 1962.
  • Tostão (1): participou de duas Copas do Mundo (1966 e 1970) e balançou as redes 36 vezes com a camisa verde-amarela, mas em Copas foram apenas três.
  • Rildo (1): atuou pelo Botafogo e pelo Santos nas décadas de 1960 e 70, sendo um dos grandes destaques da Seleção Brasileira.

1962: sem Pelé, brilha Mané

No primeiro jogo do torneio, triunfo sobre o México por 2 x 0, com Zagallo e Pelé fazendo os primeiros gols de brasileiros na Copa do Mundo 1962.

Na partida seguinte, 0 x 0 diante da Tchecoslováquia. Na 3ª rodada, 2 x 1 contra a Espanha, com Amarildo balançando as redes duas vezes. Nas quartas, vitória sobre a Inglaterra por 3 x 1 – dois gols de Garrincha e um de Vavá.

Na semifinal, 4 x 2 diante do ChileGarrincha três e Vavá duas vezes. Por fim, o Brasil reencontrou a Tchecoslováquia na final novamente. O placar foi favorável ao Brasil, que venceu por 3 x 1. Amarildo, Zito e Vavá deram o título a Seleção.

Gols de brasileiros na Copa do Mundo 1962

  • Garrincha (4): foi eleito o melhor jogador da Copa do Mundo 1962, conquistando a bola de ouroÍdolo maior do Botafogo, dizem que ganhou a Copa “sozinho”, na qual liderou em gols e assistências.
  • Vavá (4): além das convocação para a Seleção, atuou no Vasco e no Sport, passando também pelo Atlético de Madrid (1958 a 1961) da Espanha, Palmeiras (1961 a 1964), América do México (1964 a 1967) e San Diego dos EUA (1967 a 1969).
  • Amarildo (3): habilidoso e artilheiro, foi figura muito importante na Copa do Mundo de 1962, na qual substituiu Pelé, contundido, participando de quatro jogos e marcando três gols. Ídolo do Botafogo, do qual fez parte do maior ataque da história do clube. Pelo Milan, ganhou uma Coppa Itália e pela Fiorentina um Campeonato Italiano.
  • Pelé (1): devido a uma lesão, Pelé teve que deixar o torneio precocemente, mas não antes de marcar um gol.
  • Zito (1): foi um dos grandes nomes do Santos nos anos 60 e volante da Seleção Brasileira nas conquistas das Copas do Mundo de 1958 e 1962.
  • Zagallo (1): conquistou quatro Copas do Mundo, duas como jogador (1958 e 1962), uma como treinador (1970) e uma como auxiliar técnico (1994). Ainda foi vice-campeão em 1998 como treinador.

1958: o primeiro a gente nunca esquece

Na estreia, contra a Áustria, triunfo por 3 x 0, com dois gols de Mazzola e um de Nilton Santos, inaugurando a lista de gols de brasileiros na Copa do Mundo 1958.

No jogo seguinte, empate em 0 x 0 com a Inglaterra. Por fim, na última partida da 1ª fase, vitória sobre a União Soviética por 2 x 0, com dois gols de Vavá.

Contra o País de Gales, nas quartas de final, o Brasil venceu por 1 x 0, com lindo gol de Pelé. Na semi, a seleção tupiniquim goleia a França por 5 x 2, com três gols de Pelé, um de Vavá e um de Didi.

Na grande decisão contra a Suécia mais um 5 x 2 e título brasileiro. Vavá e Pelé marcaram duas vezes cada e Zagallo fechou a conta.

Gols de brasileiros na Copa do Mundo 1958

  • Pelé (6): com apenas 17 anos, o mundo conhecia Edson Arantes do Nacismento, o jogador mais jovem a marcar no torneio e conquistar uma Copa do Mundo.
  • Vavá (5): dos brasileiros que estiveram em campo na grande final da Copa de 1958 foi o mais bem-sucedido no futebol europeu. Ficou conhecido como Leão da Copa e também Peito de Aço.
  • Mazzola (2): com um grande desempenho no torneio, sendo campeão mundial, o atacante transferiu-se naquele mesmo ano para o futebol italiano, sendo sucesso por Milan, Napoli e Juventus. Por questões políticas, em 1962, José João Altafini, jogou a Copa pela Seleção Italiana.
  • Didi (1): conhecido como o “Folha Seca“, foi considerado o melhor jogador da competição.
  • Nilton Santos (1): apesar de ser um lateral, teve um papel importante na conquista do mundial. Além de ajudar no sistema defensivo, também teve uma participação direta em gol.
  • Zagallo (1): surgiu nas categorias de base do América-RJ, clube do qual era sócio, antes de se transferir para o Flamengo, em 1950. Pelo Rubro-Negro, conquistou o tricampeonato carioca (1953, 1954 e 1955). Após sair do Flamengo, chegou ao Botafogo em 1958, e permaneceu no Glorioso até 1965, conquistando dois títulos do Campeonato Carioca, e dois títulos do Torneio Rio-São Paulo.

1954: Hungria, o carrasco brasileiro

Como aconteceu na edição anterior, o primeiro adversário da Copa do Mundo foi o México. O Brasil venceu com tranquilidade: 5 x 0. Pinga duas vezes, Baltazar, Didi e Julinho marcaram os gols de brasileiros na Copa do Mundo 1954. Na 2ª rodada, empate em 1 x 1 contra a Iuguslóvia, com gol de Didi.

Nas quartas de final, a eliminação para a Hungria. Os hungaros abriram 2 x 0, mas Djalma Santos, de pênalti, descontou. O resultado, no entanto, era de derrota e eliminação precoce.

Gols de brasileiros na Copa do Mundo 19584

  • Pinga (2): o seu período de grande brilho foi em 1952, sendo campeão e artilheiro do Torneio Rio-São Paulo pela Portuguesa, campeão brasileiro pela seleção paulista e campeão pan-americano no Chile, naquele que foi o primeiro titulo do Brasil no exterior – marcou dois gols na competição.
  • Didi (2): defendeu a Seleção Brasileira em três Copas do Mundo, sendo campeão das duas últimas. Eleito o melhor jogador da Copa de 1958 pela FIFA e selecionado para a seleção do Mundial de 1962, passou a ser chamado de “Mr“.
  • Baltazar (1): apelidado de Cabecinha de Ouro pela precisão no cabeceio, Oswaldo Silva, o popular Baltazar, é um grande ídolo do Corinthians e há um busto em sua homenagem no Parque São Jorge. É o segundo maior artilheiro da história do Corinthians, com 270 gols.
  • Julinho Botelho (1): eleito para a seleção do Mundial, também está na lista de maiores jogadores brasileiros da história. Chegou a ser campeão italiano pela Fiorentina em 1956. É um grande ídolo da Portuguesa, time pelo qual jogou a Copa, foi campeão brasileiro pelo Palmeiras em 1960. Não jogou a Copa do Mundo de 1958 porque jogava na Itália e o técnico Vicente Feola não convocaria quem não jogasse no Brasil. Patriota, se recusou a vestir a camisa da Seleção Italiana. É considerado um dos maiores ídolos da história da Fiorentina.
  • Djalma Santos (1): eleito para a seleção da Copa do Mundo de 1954, 1958 e 1962, é considerado, até os tempos atuais, um dos melhores laterais-direitos de todos os tempos, sendo campeão em 1958 e 1962, mas seu único gol foi em 1954, na derrota para a Hungria por 4 x 2, de pênalti. Ainda jogou a Copa de 1966.

1950: o Maracanaço, o choro de 200 mil pessoas e a festa uruguaia no Brasil

Mundial de 1950, pós-Segunda Guerra Mundial, tinha tudo para ser a primeira conquista do Brasil, afinal, jogava em casa e tinha um grande time. Entretanto, mesmo chegando na final precisando apenas de um empate e ainda saindo na frente, sofreu a virada para o Uruguai e ficou com a 2ª colocação.

Primeiramente, no grupo 1, venceu o México por 4 x 0: Ademir de Menezes (2x), Jair Rosa Pinto Baltazar marcaram os primeiros gols de brasileiros na Copa do Mundo 1950.

AlfredoBaltazar marcaram no empate contra a SuíçaAdemir Zizinho anotaram na vitória sobre a Iugoslávia. Já no quadrangular, em que o melhor colocado levaria o título, começou arrasador.

Em primeiro lugar, goleou a Suécia por 7 x 1, com direito a poker (quatro gols) de Ademir, dois de Chico e um de Maneca. Em seguida, bateram a Espanha por 6 x 1: Ademir (2x), Jair, Chico (2x) Zizinho.

Mas, na grande final, com mais 200 mil pessoas assistindo, o Brasil perdeu para o Uruguai, de virada, por 2 x 1, no duelo que ficou conhecido como Maracanaço.

Gols de brasileiros na Copa do Mundo 1950

  • Ademir de Menezes (9): segundo brasileiro artilheiro de uma Copa do Mundo, foi também o 3º melhor jogador da Copa, além de estar na seleção do torneio.
    • Foi o primeiro brasileiro e segundo jogador a anotar um poker (quatro gols) em Copas do Mundo. É o jogador brasileiro que mais marcou gols em uma mesma Copa do Mundo.
    • Se aposentou como maior artilheiro da história do Vasco da Gama, com 301 gols. Quando parou de jogar, Romário (326) e Roberto Dinamite (702) ultrapassaram ele, que é o 3º maior atualmente.
    • O atacante brilhava na década de 40 e lamentou não ter tido Copa no período, pois o Brasil chegaria forte em 1946.
  • Chico (4): alcunha para Francisco Aramburu, é o 13º maior artilheiro da história do Vasco da Gama com 127 gols. Foi o 3º melhor marcador da Copa.
  • Baltazar (2): em sua primeira Copa, marcou em duas oportunidades.
  • Jair Rosa Pinto (2): escolhido para a seleção da Copa do Mundo, o Jajá de Barra Mansa é ídolo histórico de Flamengo, Palmeiras, Santos e Vasco da Gama.
  • Zizinho (2): um dos melhores jogadores brasileiros pré-Pelé, inclusive, era o ídolo de Pelé. Inclusive, foi eleito para a seleção da Copa, além de ser o melhor jogador da Copa do Mundo de 1950.
  • Alfredo (1): pentacampeão carioca pelo Vasco da Gama na década de 40 e 50.
  • Friaça (1): apelidado de O Homem do Gol, foi autor do único gol brasileiro no Maracanaço. É o 14º maior artilheiro da história do Vasco da Gama com 114 gols.
  • Maneca (1): 12º maior artilheiro da história do Vasco da Gama com 137 gols. Entrou para a seleta lista dos gols de brasileiros na Copa do Mundo.

1938: o artilheiro Leônidas leva o Brasil ao 3º lugar

Mais uma vez o torneio foi disputado apenas no formato de mata-mata, começando nas oitavas de final, onde o Brasil venceu a Polônia por 6 x 5 na prorrogação de um jogaço cheio de emoção.

É também o jogo da Seleção Brasileira que mais teve gols na história da Copa do Mundo, com 11 tentos. Até então, também era o jogo com mais gols de brasileiros na Copa do Mundo.

Os tupiniquins começaram vencendo com gol de Leônidas, aos 18′. Pouco depois, aos 23′, de pênalti, aconteceu o empate. RomeuPerácio deram a vantagem ao Brasil ainda no 1º tempo, mas no início da etapa final houve o empate em seis minutos. Perácio marcou aos 71′ e os poloneses igualaram no último minuto!

Entretanto, Leônidas da Silva marcou duas vezes, anotando um hat-trick, que nem o desconto polonês com Wilimoswki, que fez seu quarto gol (poker), impediu o triunfo na estreia.

Nas quartas, o empate por 1 x 1 (gol de Leônidas) com a Checoslováquia fez com as equipes fizessem um novo jogo, vencido pelos brasileiros por 2 x 1 (LeônidasRoberto) levassem o país às semifinais. A saber, Roberto Emílio da Cunha fez só um na lista de gols de brasileiros na Copa do Mundo.

Então, perderam para a Itália por 2 x 1, Romeu descontou e o Brasil foi para a disputa de 3º lugar contra a Suécia, na qual venceu por 4 x 2, gols de RomeuLeônidas (2x) Perácio. Assim, o Canarinho finalizou sua melhor participação em Copas do Mundo até então.

Gols de brasileiros na Copa do Mundo 1938

  • Leônidas da Silva (7): primeiro brasileiro artilheiro de uma Copa do Mundo e primeiro brasileiro a anotar um hat-trick em Copas do Mundo. Entrou para a seleção da Copa de 1938.
  • Romeu Pellicciari (3): ídolo do Palmeiras e do Fluminense.
  • Perácio (3): primeiro mineiro a marcar em Copas do Mundo.
  • Roberto Emílio da Cunha (1): jogou a Copa do Mundo atuando pelo São Cristóvão-RJ.

1934: o gol solitário de Leônidas

Icônico jogador brasileiro, chamado de Diamante Negro, Leônidas da Silva não salvou o Brasil na Copa do Mundo de 1934. O torneio foi disputado apenas no formato de mata-mata e Leônidas marcou o único dos gols de brasileiros na Copa do Mundo 1934, o de honra, na derrota por 3 x 1 para a Espanha ainda nas oitavas de final.

Gols de brasileiros na Copa do Mundo 1934

  • Leônidas da Silva (1): primeiro paulista a marcar gol em Copas do Mundo.

1930: Brasil eliminado na primeira fase

Na estreia das Copas do Mundo, não foi o que o Brasil esperava. Em um grupo com as hoje inexpressivas BolíviaIugoslávia, só avançava a fase seguinte a melhor equipe.

Na estreia, a Seleção Brasileira perdeu para a Iugoslávia por 2 x 1, com Preguinho anotando o único gol do país verde-amarelo, ou seja, o primeiro dos gols de brasileiros na Copa do Mundo saiu em uma derrota, no dia 14 de julho.

Iugoslávia venceu a Bolívia por 4 x 0 no dia 17 de julho e se classificou para a próxima fase antes do Brasil enfrentar os bolivianos. No dia 20 de julho, já eliminados, Brasil x Bolívia se enfrentaram e os brasileiros golearam por 4 x 0, com mais dois gols de Preguinho, além de outros dois tentos de Moderato Wisintainer.

Gols de brasileiros na Copa do Mundo 1930

  • Preguinho (3): primeiro brasileiro a marcar um gol em Copas do Mundo (também o primeiro carioca).
  • Moderato Wisintainer (2): primeiro gaúcho a marcar um gol em Copas do Mundo defender a Seleção Brasileira.

Curiosidades sobre todos os gols de brasileiros na Copa do Mundo

  • A Seleção Brasileira teve 81 jogadores marcando gols em Copas do Mundo.
  • Ronaldo Fenômeno é o jogador brasileiro com mais gols: 15, três a mais que Pelé.
  • Foram 228 gols marcados, sendo apenas um deles contra, em 1998, marcado pelo escocês Tom Boyd.
  • Fernandinho é o único jogador brasileiro a ter marcado um gol contra e um a favor do Brasil (2014 a favor e 2018 contra).
  • Marcelo fez um tento contra, em 2014, mas não teve a oportunidade de fazer um a favor.

Veja todos os gols de brasileiros na Copa do Mundo

  • 2018 – gols de brasileiros na Copa do Mundo: Neymar (2), Philippe Coutinho (2), Paulinho (1), Renato Augusto (1), Roberto Firmino (1), Thiago Silva (1) = 8 gols
    • Fernandinho (gol contra para a Bélgica)
  • 2014 – gols de brasileiros na Copa do Mundo: Neymar (4), David Luiz (2), Oscar Emboaba (2), Fernandinho (1), Fred (1), Thiago Silva (1) = 11 gols
    • Marcelo (gol contra para a Croácia)
  • 2010 – gols de brasileiros na Copa do Mundo: Luís Fabiano (3), Elano (2), Robinho (2), Juan (1), Maicon (1) = 9 gols
  • 2006 – gols de brasileiros na Copa do Mundo: Ronaldo (3), Adriano (2), Fred (1), Gilberto (1), Juninho Pernambucano (1), Kaká (1), Zé Roberto (1) = 10 gols
  • 2002 – gols de brasileiros na Copa do Mundo: Ronaldo (8), Rivaldo (5), Ronaldinho (2), Roberto Carlos (1), Edmílson (1), Júnior Nagata (1) = 18 gols
  • 1998 – gols de brasileiros na Copa do Mundo: Ronaldo (4), Bebeto (3), César Sampaio (3), Rivaldo (3), Boyd (gol contra) = 14 gols
  • 1994 – gols de brasileiros na Copa do Mundo: Romário (5), Bebeto (3), Branco (1), Márcio Santos (1), Raí (1) = 11 gols
  • 1990 – gols de brasileiros na Copa do Mundo: Careca (2), Müller (2) = 4 gols
  • 1986 – gols de brasileiros na Copa do Mundo: Careca (5), Josimar (2), Sócrates (2), Edinho (1) = 10 gols
  • 1982 – gols de brasileiros na Copa do Mundo: Zico (4), Falcão (3), Sócrates (2), Eder (2), Serginho Chulapa (2), Oscar Bernardi (1), Maestro Júnior (1) = 15 gols
  • 1978 – gols de brasileiros na Copa do Mundo: Roberto Dinamite (3), Dirceu (3), Nelinho (2), Zico (1), Reinaldo (1) = 10 gols
  • 1974 – gols de brasileiros na Copa do Mundo: Rivellino (3), Jairzinho (2), Valdomiro Franco (1) = 6 gols
  • 1970 – gols de brasileiros na Copa do Mundo: Jairzinho (7), Pelé (4), Rivellino (3), Tostão (2), Carlos Alberto Torres (1), Clodoaldo (1), Gérson (1) = 19 gols
  • 1966 – gols de brasileiros na Copa do Mundo: Pelé (1), Garrincha (1), Rildo (1), Tostão (1) = 4 gols
  • 1962 – gols de brasileiros na Copa do Mundo: Garrincha (4), Vavá (4), Amarildo (3), Pelé (1), Zito (1), Zagallo (1) = 14 gols
  • 1958 – gols de brasileiros na Copa do Mundo: Pelé (6), Vavá (5), Mazzola (2), Didi (1), Nílton Santos (1), Zagallo (1) = 16 gols
  • 1954 – gols de brasileiros na Copa do Mundo: Didi (2), Julinho Botelho (2), Pinga (2), Djalma Santos (1) = 7 gols
  • 1950 – gols de brasileiros na Copa do Mundo: Ademir de Menezes (9), Chico (4), Baltazar (2), Jair Rosa Pinto (2), Zizinho (2), Alfredo (1), Friaça (1), Maneca (1) = 22 gols
  • 1938 – gols de brasileiros na Copa do Mundo: Leônidas (7), Perácio (3), Romeu Pellicciari (3), Roberto Emílio da Cunha (1) = 14 gols
  • 1934 – gols de brasileiros na Copa do Mundo: Leônidas (1) = 1 gol
  • 1930 – gols de brasileiros na Copa do Mundo: Preguinho (3), Moderato Wisintainer (2) = 5 gols

Veja os 81 brasileiros que marcaram gols em Copas do Mundo

Veja os 81 brasileiros que marcaram gols em Copas do Mundo
Maior artilheiro da lista de todos os gols de brasileiros na Copa do Mundo (Divulgação / FIFA)
  • 15 gols = Ronaldo (1 jogador)
  • 12 gols = Pelé (1 jogador)
  • 9 gols = Ademir de Menezes, Jairzinho e Vavá (3 jogadores)
  • 8 gols = Rivaldo e Leônidas da Silva (2 jogadores)
  • 7 gols = Careca (1 jogador)
  • 6 gols = Neymar, Rivellino e Bebeto (3 jogadores)
  • 5 gols = Romário, Garrincha e Zico (3 jogadores)
  • 4 gols = Chico e Sócrates (2 jogadores)
  • 3 gols = Preguinho, Perácio, Romeu Pellicciari, Roberto Emílio da Cunha, Didi, Amarildo, Tostão, Roberto Dinamite, Dirceu, Falcão, César Sampaio e Luís Fabiano (12 jogadores)
  • 2 gols = Moderato Wisintainer, Baltazar, Jair Rosa Pinto, Zizinho, Julinho Botelho, Pinga, Mazzola, Zagallo, Nelinho, Eder, Serginho Chulapa, Josimar, Müller, Ronaldinho, Adriano, Elano, Robinho, David Luiz, Oscar Emboaba, Fred, Thiago Silva e Philippe Coutinho (22 jogadores)
  • 1 gol = Alfredo, Friaça, Maneca, Djalma Santos, Nílton Santos, Zito, Rildo, Carlos Alberto Torres, Clodoaldo, Gérson, Valdomiro Franco, Reinaldo, Oscar Bernardi, Maestro Júnior, Edinho, Branco, Márcio Santos, Raí, Roberto Carlos, Edmílson, Júnior Nagata, Gilberto, Juninho Pernambucano, Kaká, Zé Roberto, Juan, Maicon, Fernandinho, Paulinho, Renato Augusto e Roberto Firmino (31 jogadores)
  • Gol contra a favor do Brasil: Boyd (1998)
  • Gol contra brasileiro a favor do rival: Marcelo (2014) e Fernandinho (2018)

*** Matéria em parceria com Eric Filardi

Foto destaque: Reprodução / Getty Images

André Merice André Merice

Quando pequeno, sonhava em ser jogador profissional de futebol. O destino, porém, me reservou outra tarefa. E é claro, não poderia ser sobre outra coisa: é futebol, meu amigo.

[blocksy_breadcrumbs]