Nesta sexta-feira (25), a Federação Inglesa de Futebol iluminou o estádio de Wembley com as cores do arco-íris. Entretanto, alguns torcedores criticaram a ação e afirmaram ser um ‘gesto vazio' após as decisões na Copa do Mundo 2022.
As luzes foram colocadas no arco do estádio de Wembley, sendo acesa durante a partida dessa sexta-feira (25), entre a Inglaterra e os Estados Unidos, pela 2ª rodada do mundial disputado no Catar.
Estádio de Wembley é iluminado com as cores do arco-íris
A Federação Inglesa de Futebol, utilizou o principal estádio de seu país para protestar contra as medidas aplicadas pela FIFA durante a Copa do Mundo 2022, que está sendo disputada no Catar. O arco do estádio de Wembley, foi iluminado com luzes nas cores do arco-íris, símbolo da comunidade LGBTQIA+.
A FIFA proibiu a utilização da braçadeira de capitão ‘One Love', campanha voltada pela igualdade de direitos para todos. No Catar, é proibido por lei o relacionamento de pessoas do mesmo sexo, prevendo uma pena de até sete anos de prisão.
Dessa forma, diversas seleções afirmaram que iriam utilizar a braçadeira ‘One Love', em protesto às leis dos anfitriões da Copa do Mundo 2022. Todavia, a FIFA afirmou que o jogador que utilizasse a faixa, seria punido com um cartão amarelo antes da partida, além da aplicação de uma multa. Com isso, as equipes recuaram na decisão.
O capitão da Seleção Inglesa, Harry Kane, cogitou utilizar a braçadeira, mas desistiu, pois poderia receber um segundo cartão amarelo no jogo e, consequentemente, sendo expulso.
Em entrevista à ITV, o presidente-executivo da Federação Inglesa, Mark Bullingham, disse que as punições da FIFA limitaram qualquer ação de protesto, visto que começar uma partida com um cartão amarelo, altera os planos de uma partida, como marcação em uma jogada, por exemplo.
Uma forma que a Federação Inglesa encontrou para manifestar apoio à comunidade LGBTQIA+ e protestar contra as decisões da FIFA e o Catar, foi iluminar o principal estádio da Inglaterra, o Wembley, com as cores do arco-íris.
Virtue signaling at its finest.
Don’t have the balls to make a proper stand for equality, so make a meaningless gesture instead. https://t.co/AMQCC3tlvn
— Eddie55 (@Eddie55RFC) November 25, 2022
Torcedores criticam ação no Wembley
Alguns torcedores criticaram a ação da Federação Inglesa no estádio de Wembley. Eles afirmam que a seleção da Inglaterra deveria enfrentar qualquer tipo de punição aplicada pela FIFA, mas manteriam o posicionamento, utilizando a braçadeira de capitão ‘One Love'.
Nas redes sociais, os torcedores afirmam que o protesto foi fraco, após a decisão da Federação de recuar com as medidas aplicadas da FIFA. “Não tem coragem de defender a igualdade, então faça um gesto sem sentido”, escreveu um torcedor.
Além disso, alguns afirmaram que foi um ‘gesto vazio' e ‘inacreditável', pois o estádio está distante do Catar, então faria pouca diferença, juntamente com o recuou da seleção nas manifestações.
Em algumas publicações, relembram dos gestos da Seleção Alemã, quando os jogadores utilizaram uniformes de aquecimento e chuteiras com detalhes nas cores do arco-íris. Bem como cobriram a boca na foto oficial do time titular antes do jogo, protestando contra as proibições.
Outra que também se manifestou durante a partida, foi a Seleção Dinamarquesa que utilizou um uniforme com o brasão e os patrocinadores da mesma cor do tecido, um gesto contra as milhares de vidas perdidas nas obras do mundial e perseguição a comunidade LGBTQIA+.