Torcedores da Argentina queimam bandeira do Brasil

O tricampeonato da Argentina neste último domingo (18), fez com que os argentinos fossem as ruas comemorar intensamente o título que não o viam desde 1986. Após o governo ter decretado feriado nesta terça-feira (20), os torcedores puderam acompanhar o desfile dos jogadores pelas ruas de Buenos Aires

O desfile começou por volta das 12h, horário local, com um destino traçado, mas no percurso mudaram a rota e não passaram no obelisco da cidade – um dos principais símbolos de Buenos Aires. Devido à ocupação em massa de milhões de pessoas no local, foi o que impossibilitou a passagem do carro com a equipe vencedora da Copa do Mundo do Catar.

Contudo, isso não foi motivo para parar a festa dos hermanos, que não ganhavam uma Copa do Mundo há 36 anos.

Multidão se reúne no dia 20 de dezembro de 2022 na região do Obelisco, em Buenos Aires, na Argentina, à espera dos campeões mundiais — Foto: g1
Torcedores argentinos ocupam as ruas de Buenos Aires – Foto: g1

Torcedores da Argentina queimam bandeira do Brasil

A rivalidade entre Argentina e Brasil não é desde agora, mas não há um momento ao certo para afirmar quando começou esse antagonismo. Só se tem uma certeza, que tudo se deu início com a política. Colonizados por Portugal e Espanha, países que também tinha suas disputas na Europa, e do mesmo modo, na América do Sul não foi diferente.

O historiador Boris Fausto diz que a rixa iniciou no século XIX,  com a disputa da liderança regional na América do Sul. Desse modo, para o coautor de “Brasil e Argentina: Um Ensaio de História Comparada (1850-2002)” essa rivalidade se transcendeu para além das questões politicas e parou em outros setores da sociedade, como o futebol.

O cientista político argentino Rosendo Fraga destaca que essa rivalidade pode ter ganhado força na Guerra da Cisplatina (1825-28), disputa pela região que hoje se encontra o Uruguai. Depois disso, não houve mais atritos entre as nações, mas o ar da rivalidade continuou e chegou até os gramados de futebol.

Nesse contexto, atualmente, a rivalidade ainda existe, devido que a sociedade foi desenvolvida em cima dessa rixa, então como toda desconstrução leva tempo para quebrar esses paradigmas.

Portanto, a comemoração dos argentinos nesta terça-feira (20) teve que ter algumas provocações para os brasileiros, visto que o Brasil foi eliminado ainda na fase de grupos.

Em uma filmagem divulgada na internet, alguns torcedores da Albiceleste queimam uma bandeira do Brasil em forma de provocação. Contudo, muitos brasileiros acharam desrespeitoso queimar uma bandeira nacional de um país, que vai além do futebol e envolve toda uma nação.

Carolina Castro Carolina Castro

Tenho 25 anos e sou formada em jornalismo. Desde criança desenvolvi o gosto por esporte e por isso escolhi ser jornalista. Foi a profissão que me deixou mais próxima daquilo que mais amo: falar e escrever sobre esporte.

[blocksy_breadcrumbs]