Nesta quarta-feira (30), a Austrália derrotou a seleção da Dinamarca por 1 x 0 e avançou paras as oitavas de final depois de 16 anos. Os torcedores celebraram a classificação histórica no país, mesmo de madrugada.
A Seleção Australiana venceu a partida por 1 x 0, o que garantiu a 2ª colocação do grupo D e a vaga para a segunda fase, repetindo o feito do mundial de 2006.
Torcedores comemoram vitória da Austrália
A Copa do Mundo proporciona momentos incríveis e históricos. Os torcedores da Seleção Australiana, se reuniram Federation Square, em Melbourne, para acompanhar o confronto decisivo contra a Dinamarca, que valia uma vaga para as oitavas de final.
A partida foi de madrugada na Austrália, por volta das 3h30, mas não impediu os torcedores de lotarem a praça. No entanto, o confronto não foi fácil. Afinal, a Tunísia estava ganhando o confronto contra a França por 1 x 0, se classificando para a próxima fase.
Dessa forma, a Seleção Australiana precisava de um gol para se classificar. No entanto, o herói da partida foi Mathew Leckie, que balançou as redes aos 15′ do 2º tempo, garantindo a vitória por 1 x 0.
No momento do gol, os torcedores que estavam presente na Federation Square, comemoraram muito o gol, mesmo de madrugada no país. Na celebração, os torcedores acenderam diversos sinalizadores e a festa tomou conta das ruas de Melbourne.
A reunião dos australianos na Federation Square virou uma tradição. Na 2ª rodada, os torcedores celebraram a vitória contra a Tunísia por 1 x 0, quebrando uma sequência negativa sem triunfos desde 2010, além de ser a primeira partida desde 1974 sem sofrer gols.
Agora, em sua sexta Copa do Mundo, sendo a quinta consecutiva, a Austrália iguala a melhor campanha, conquistada em 2006, quando também chegou até as oitavas de final e foi eliminada para a Itália. Aliás, é a primeira vez que a equipe vence duas partidas consecutivas no mundial.
Nas redes sociais, o primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese, comemorou a classificação com uma publicação. “Vitória magnífica dos Socceroos (como a seleção é conhecida)”, escreveu o chefe de Estado. Em resposta, o perfil oficial da Seleção Australiana pediu um feriado para esta quinta-feira (1).
Além disso, torcedores também estiveram presente nas ruas de Sydney, comemorando a vitória e a classificação histórica na Copa do Mundo 2022.
Já virou tradição.
Federation Square, em Melbourne. Quinta-feira, 3:30 da manhã. Loucuraaa total na Austrália! pic.twitter.com/4lrvbl7Mus
— A-League Brasil (@ALeagueBR) November 30, 2022
Técnico da Austrália mantém cautela
A Seleção Australiana e os torcedores estão celebrando a classificação, mas o técnico Graham Arnold mantém cautela para a competição e foco na próxima partida.
Na entrevista coletiva pós-jogo, o treinador comentou que mandou os jogadores irem dormir e não utilizar as redes sociais. “Eu disse aos meninos, foi por isso que nós vencemos depois de uma grande vitória sobre a Tunísia. Sem comemoração”, respondeu Arnold.
Em seguida, ele enaltece os trabalhos e o desempenho dos jogadores, que estão alcançando alguns feitos históricos para a Austrália. “Estamos trabalhando nisso há quatro anos e meio, é sobre acreditar, sobre energia e foco”, conclui o técnico.
A equipe busca a melhor campanha de sua história no mundial, mas terá um confronto difícil na segunda fase. No sábado (3), enfrenta a Argentina, às 16h (horário de Brasília), no Ahmad bin Ali Stadium.