Neste domingo (27), a seleção da Bélgica sofreu uma derrota surpreendente para o Marrocos, ficando em uma situação delicada na Copa do Mundo 2022. No entanto, cenas lamentáveis tomaram conta de Bruxelas, com torcedores protestando contra o resultado negativo.
A Seleção Belga corre o risco de ser eliminada na fase de grupos, não repetindo a boa campanha de 2018, quando chegou até a semifinal. Na próxima rodada, precisa vencer a Croácia para garantir a vaga para as oitavas de final.
C’est une dinguerie de gagner un match ( meme de le perdre ) et de bruler des voitures qui appartienne sûrement à des darons qui se lève tôt pour aller au taffe #BELMAR #Maroc #Bruxelles pic.twitter.com/i4ZI9OY1WD
— BICRAVUTO (@bicravuto) November 27, 2022
Torcedores protestam após derrota da Bélgica
A seleção da Bélgica conta com uma das melhores gerações de sua história, com um elenco forte e ótimos jogadores, como Kevin De Bruyne, eleito o 3º melhor jogador do mundo na última temporada. Entretanto, as expectativas não corresponderam nas competições, com a melhor campanha sendo uma semifinal na Copa do Mundo 2018.
A derrota deste domingo (27), deixa a Seleção Belga em uma situação ruim no grupo F do mundial. Restando apenas uma rodada, precisa vencer a Croácia para avançar as oitavas de final. Aliás, um empate também serve, mas dependeria de uma goleada do Canadá diante do Marrocos.
Em Bruxelas, capital da Bélgica, diversos torcedores se reuniram para acompanhar a partida. No entanto, após o apito final e revoltados com o resultado, geraram tumulto nas ruas. Segundo alguns relatos, pessoas utilizaram pedaços de madeiras, depredaram algumas lojas, incendiaram alguns veículos e destruíram postes.
Além disso, houve confronto entre torcedores da Bélgica e Marrocos. Segundo informações da emissora local RTBF, as primeiras confusões iniciaram após o gol de Hakim Ziyech, ainda na etapa inicial, mas foi anulado. Durante a confusão, torcedores colocaram fogo em uma lata de lixo e soltaram fogos de artifícios na direção de outras pessoas.
Após o apito final, torcedores marroquinos celebraram a vitória histórica na competição, o primeiro desde 1998. Entretanto, os grupos de torcedores recomeçaram a confusão. Diversos carros foram virados e destruídos, alguns incendiados, além de objetos sendo incendiados pelas ruas de Bruxelas.
Cerca de 500 mil habitantes da Bélgica são de origem marroquina. Durante a colonização da França em Marrocos no século XX, os franceses enviavam mão de obra para a Bélgica. Desde 1960, as autoridades belgas estabeleceram um acordo para facilitar a entrada de migrantes ao país, principalmente vindos da África. Neste domingo (27), Bélgica x Marrocos se enfrentaram pelo mundial do Catar.
A polícia esteve no local para controlas os torcedores. Segundo as autoridades de segurança, um jornalista ficou ferido no rosto, após uma explosão de fogos de artifício. Os moradores foram orientados para evitar as áreas do centro de Bruxelas e as estações de metrô foram fechadas.
Nas redes sociais, o prefeito de Bruxelas, Philippe Close, condenou a atitude dos torcedores. Na publicação, ele afirma que ordenou que os policiais façam ‘prisões administrativas dos encrenqueiros', visando mantar a ordem pública.