Na última terça-feira (6), a Seleção Marroquina conseguiu uma classificação inédita para as quartas de final. Após o apito final, os torcedores do Marrocos recolheram o lixo das arquibancadas do estádio Al Thumama.
A seleção comandada por Walid Regragui garantiu a melhor campanha da história da Copa do Mundo, sendo a quarta equipe africana a chegar até as quartas de final, além do melhor desempenho de uma seleção árabe no mundial.
Morocco 🇲🇦 fans cleaning up the stadium after Spain 🇪🇸 defeat 😍😍pic.twitter.com/dX6axsDQDb
— GOAL South Africa (@GOALcomSA) December 7, 2022
Torcedores do Marrocos ajudam na limpeza do estádio
A vitória nos pênaltis da Seleção Marroquina contra a Espanha contou com muitas imagens históricas no campo, como a celebração dos jogadores pela vitória, exaltando o goleiro Bono, que defendeu duas cobranças, e o ótimo trabalho de Walid Regragui. Bem como a tristeza dos atletas espanhóis com a eliminação e despedida de alguns veteranos, que estão encerrando um ciclo defendendo o seu país.
No entanto, algumas imagens nas arquibancadas do estádio Al Thumama também chamaram a atenção. A torcida do Marrocos celebrou a classificação histórica com uma linda festa. Na sequência da celebração, um grupos de torcedores permaneceram no estádio e ajudaram na limpeza, recolhendo alguns objetos, como garrafas d'água, bandeiras, papeis, que foram deixados por outras pessoas.
Alguns torcedores afirmaram que estavam muito felizes e decidiram ajudar na limpeza. Em alguns vídeos publicados nas redes sociais, os marroquinos estão com muitas sacolas de lixo e ajudando os funcionários do local.
No entanto, não foi a primeira vez que os torcedores do Marrocos ajudaram na limpeza de um estádio. Na vitória da Seleção Marroquina por 2 x 0 contra a Bélgica, na 2ª rodada da fase de grupos e que também foi realizado no estádio Al Thumama, um grupos de pessoas celebrou o triunfo e esperou no local para ajudar a recolher os lixos das arquibancadas. Aliás, em 2018, na Rússia, após o empate contra a Croácia, os marroquinos também repetiram o gesto.
Em 2022, na Copa do Mundo do Catar, os japoneses também serviram como exemplo. Na estreia contra a Alemanha, no Al Bayt Stadium, alguns japoneses também recolheram os objetos deixados por alguns torcedores, principalmente bandeiras, copos, garrafas e embalagens de comida.
Aliás, na abertura entre Catar x Equador, alguns torcedores do Japão acompanharam a partida e distribuíram sacos de lixo para a limpeza. Bem como repetiram o gesto nas edições do mundial em 2014, no Brasil, e em 2018, que foi realizada na Rússia.
A ação dos torcedores do Marrocos e Japão é algo simples, mas que raro de ser visto na atualidade. As braçadeiras de capitão das seleções na Copa do Mundo 2022, carregam a mensagem ‘Salve o planeta', sendo um exemplo para que outras pessoas repitam este gesto.