Torcedores do Senegal comemoram com vaga da seleção nas oitavas de final

Na terceira participação em Copas do Mundo, a Seleção de Senegal confirmou a sua classificação para as oitavas de final do Mundial no Catar. Em um confronto direto, a equipe africana venceu o Equador por 2 x 1 e garantiu a vaga para a próxima fase da competição.

Dessa forma, por ser apenas a sua segunda vez que avança para a segunda fase da Copa, os torcedores senegaleses foram as ruas comemorar o feito.

Torcedores do Senegal comemora vaga nas oitavas de final

Durante a partida, milhares de senegaleses se reuniram na praça do Monumento da Renascença Africana, que fica localizada na região metropolitana da capital de Senegal, Dakar.

Nesse sentido, quando o atacante Sarr abriu o placar, os torcedores que estavam no local foram a loucura. Confira o vídeo compartilhado pelo jornalista Bate Felix no Twitter.

Torcedores de Senegal homenageiam Papa Diop

No duelo contra o Equador, os torcedores de Senegal chamaram a atenção ao homenagear o maior ídolo do futebol do país. Algumas pessoas pintaram o número 19 nas costas em referência a Papa Bouba Diop.

O volante marcou o primeiro gol da Copa do Mundo de 2002 e contra a França, campeã da edição de 1998. Ainda mais, naquele jogo, Senegal venceu de 1 x 0. Além disso, foi o primeiro tento da seleção em Mundiais, já que era a sua primeira participação no torneio.

Desse modo, a Seleção Senegalesa fez história nesta edição, já que a equipe foi eliminada nas quartas de final, sua melhor campanha em Copas até o momento. Nas oitavas, derrotaram a Suécia por 2 x 1, mas nas quartas, perderam de 1 x 0 para a Turquia.

Nesse sentido, a homenagem veio por fazer dois anos da morte do volante. Em 2020, o ex-atleta morreu aos 42 anos devido à esclerose lateral amiotrófica (ELA) que já convivia com a doença por vários anos. Pela Seleção Senegalesa, Papa Bouba Diop somou 63 partidas jogadas e 11 gols feitos.

Torcedores de Senegal homenageiam Papa Bouba Diop na terceira rodada da Copa do Mundo — Foto: EFE/EPA/Rungroj Yongrit
Torcedores de Senegal homenageiam Papa Bouba Diop na terceira rodada da Copa do Mundo — Foto: EFE/EPA/Rungroj Yongrit

Jogadores de Senegal lembram de Papa Diop

Ao final da partida, Kalidou Koulibaly, autor do segundo gol de Senegal e o que deu a vitória para a equipe, citou que o triunfo foi em homenagem ao ídolo da seleção, Papa Diop.

“Foi um dia especial para os senegaleses. Nosso primeiro gol foi para Papa Bouba Diop. Hoje é o aniversário de sua morte. Nós realmente queríamos fazer algo grande para ele hoje. Ele foi a nossa infância, foi tudo para o futebol senegalês. Ele foi uma grande perda para nós. Hoje é para ele. É uma grande honra, tenho o número dele na minha braçadeira”, declarou Koulibaly

Carolina Castro Carolina Castro

Tenho 25 anos e sou formada em jornalismo. Desde criança desenvolvi o gosto por esporte e por isso escolhi ser jornalista. Foi a profissão que me deixou mais próxima daquilo que mais amo: falar e escrever sobre esporte.

[blocksy_breadcrumbs]