Em comemoração no gol contra o Corinthians, Luciano chutou a bandeira de escanteio. Nesta quarta-feira (2), Raphael Veiga fez a mesmo comemoração, contra o Atlético-MG, e não foi punido. Torcedores questionam a diferença nas redes sociais.
A polêmica já começou na punição dada ao jogador do São Paulo. Em confronto de torcida única, pela Copa do Brasil, o atacante comemorou seu gols dando um chute na bandeira. O gesto foi visto como uma provocação e se iniciou uma confusão.
Renato Augusto e Vanderlei Luxemburgo também acabaram discutindo com Luciano. Ao final da partida, o Camisa 10 questionou o cartão amarelo recebido após a confusão.
O Wilton Pereira Sampaio, estou aqui para dar parabéns a ele, realmente conseguiu. Ele me disse que daria o cartão. Aqui no estádio só tem torcida do Corinthians, se eu não puder comemorar um gol… É por isso que muitos jogadores, acho que outro dia aconteceu com o Gabigol na Arena da Baixada. O futebol está acabando, está perdendo a alegria por conta disso. A gente não pode fazer nada que o juiz vem e dá o cartão. Parabéns ao Wilton.
Disse Luciano em entrevista ao fim do jogo.
Pela Copa Libertadores, Raphael Veiga comemorou da mesma forma, em jogo que aconteceu em Belo Horizonte. No entanto, o jogador não foi punido. É comum que o meia comemore desse jeito, algo que faz seja dentro de casa ou fora.
Também foi argumentado que há diferenças. Segundo Carlos Eugênio Simon, comentarista de arbitragem da ESPN, como a comemoração do palmeirense foi em frente do setor de torcida visitante, “não foi nada de excesso”.
Mesmo assim, algumas pessoas questionam a não punição.
Raphael Veiga chutou a bandeirinha, comemorou… e não levou amarelo. Que estranho, né?pic.twitter.com/kVOWtgga8C
— Somos São Paulinos (@somosaopaulinos) August 3, 2023
Por que só o Luciano não pode? pic.twitter.com/9mn4i8WhIn
— Carter (@essediafoilouco) August 3, 2023
Nas respostas, torcedores de vários times deram suas opiniões.
“Só na arena lá que não pode comemorar”;
“Só pode chutar a bandeirinha quem tá na Libertadores”;
“O problema é que o juiz que deu amarelo para o Luciano é brasileiro e também não foi só a voadora, teve também a provocação bem no meio da torcida”;
“São Paulo está sendo assaltado nessa Copa do Brasil, aí nosso técnico dá razão pra arbitragem e nossa diretoria fica muda”.
O cartão amarelo recebido pelo Luciano já havia criado uma polêmica, com diversos torcedores são-paulinos questionando a punição. Com Raphael Veiga não sendo punido, mais pessoas se perguntaram sobre a diferença, aumentando a polêmica.