O Cruzeiro vive uma sequência de cinco jogos sem vitórias na temporada. Para piorar, perdeu o clássico para o Atlético-MG no Brasileirão. Não à toa, a torcida celeste tem feito protestos contra o desempenho do time. Um ponto criticado tem sido o sistema ofensivo da Raposa, que só marcou dois gols desde a última vitória, no dia 14 de maio, sobre o América-MG. O ataque decepciona, e Pepa está preocupado com o aproveitamento de finalizações na Série A.
Ataque do Cruzeiro é ineficaz
Torcedores têm utilizado as redes sociais para cobrar o ataque do Cruzeiro. E as reclamações não são em vão. Em levantamento feito em parceria com o SofaScore, o time de Pepa mostra que até tem tentado chegar ao gol. Isso porque é a 2ª equipe com mais finalizações no Brasileiro, com 113 chutes totais. Por outro lado, a Raposa acertou o gol apenas 52 vezes. Ou seja, um aproveitamento de 46%. Esse número é o 16º no quesito em relação aos 20 clubes do campeonato.
Com 12 gols marcados nesta Série A, a equipe de Pepa precisa de 9,6 chutes para balançar as redes. Apenas o 14º no ranking. Em nove rodadas da competição, o ataque do Cruzeiro criou 16 chances claras de gol. 9º lugar nessa estatística. Contudo, desperdiçou nove delas. A 8ª pior marca. As críticas recaem sobre os atacantes, principalmente Gilberto e Bruno Rodrigues. E a dupla apresenta um aproveitamento de finalizações pior que a de um volante da Raposa.
Melhores miras do Cruzeiro
Como tentam mais, Gilberto e Bruno Rodrigues também estão sujeitos ao erro. O primeiro tentou 23 chutes no Brasileirão, mas apenas sete foram ao gol. Ou seja, um aproveitamento de 30%. O camisa 9 finalizou 28 vezes, sendo que 11 delas acertam o alvo. Aproveitamento de 39%. Quem se sai melhor no quesito da Raposa é Filipe Machado, que chutou 11 vezes na meta adversária e acertou o gol em seis (55%). Mateus Vital (38% em 5/13) e Wesley (29% 4/14) completam o top-5.
Cruzeiro entre todos do @Brasileirao 2023:
— Sofascore Brazil (@SofascoreBR) June 5, 2023
2º em chutes realizados (113)
4º em chutes no gol (48)
9º em gols marcados (12)
10º em grandes chances de gol (16)
12º em conversão de chances claras (44%)
14º em chutes p/ marcar gol (9.4)
16º em pontaria no chute (42.5%) pic.twitter.com/PYllVEk55A