Depois da torcida da Argentina criar a música “Brasil decime que se siente”, em 2014, provocando a seleção brasileira, torcedores uruguaios criaram canção em tom de provocação não só ao Brasa, mas aos Hermanos também. O vídeo repercutiu nas redes sociais, apimentando ainda mais a rivalidade entre os times na América do Sul. Portanto, confira.
“No soy porteño porque no me la creo” e “No soy brasuca porque no soy pizarrero”. Ou seja, “Não sou porteño porque não sou metido” e “Não sou brasileiro porque não vivo de títulos (no sentido de não ser resultadista etc)”. Nascida já como clássico entre os hits mundialistas, a música coloca, provavelmente de propósito, todos os argentinos sob o selo de porteño, que na verdade é um termo que se refere apenas a quem vive em Buenos Aires. E aí já começa a batalha de chistes entre argentinos e orientales que causou furor nas redes”
Atentos al tema que armaron los uruguayos para el Mundial 👀🇺🇾pic.twitter.com/WbYL49jz53
— Bolavip Argentina (@BolavipAr) November 10, 2022
Música faz alusão aos títulos conquistados
Nos versos da canção, é possível perceber a alusão que o Uruguai ganhou no em solidariedade argentino e brasileiro. Para os Hermanos, faz-se necessário relembrar a Copa América de 2011. Está, vencida pela Celeste na Argentina. Quanto aos pentacampeãoes mundiais, remete a Copa do Mundo de 1950,no famoso “Maracanazo“.
Em resumo, os chilenos também são citados, mas sem qualquer ambiguidade: “Se é você é chileno, não pode nem falar de futebol”.
País orgulhoso pelos feitos no futebol
Com três milhões de habitantes, o Paisito se orgulha dos feitos que alcançou no futebol. Mais do que isso, a autoestima yorugua se revigora quando lembram que conseguem fazer frente aos dois gigantes futebolísticos do continente. E o tema provocativo, quando olhamos com atenção, ne verdade é uma graciosa homenagem enviesada aos vizinhos.
O Uruguai está no Grupo H da Copa do Mundo, ao lado de Coreia do Sul, Portugal e Gana.
Foto destaque: Luís Suárez / Twitter