Recentemente, nos clássicos do Rio de Janeiro, torcidas organizadas de algumas equipes entraram em confronto, resultando em imagens assustadoras nas redes sociais. O Governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, participou de uma reunião e comentou sobre o ocorrido. Além disso, determinou punições as agremiações.
Punições para as torcidas organizadas
Torcidas organizadas tornaram-se pautas nos últimos dias após conflitos em algumas ruas do Rio de Janeiro. Dessa maneira, nesta sexta-feira (10), o Governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, esteve em uma reunião para tratar dos casos ocorridos recentemente.
Cláudio Castro decretou o banimento de algumas organizadas de frequentarem os jogos. Além disso, possíveis conflitos no futuro serão tratados como “organização criminosa”.
O Campeonato Carioca chega a sua fase de semifinal após o título do Fluminense da Taça Guanabara. Apesar das polêmicas envolvendo as torcidas organizadas, a competição estadual irá contar com torcedores de ambas as equipes nos confrontos. O 1° jogo é entre Volta Redonda e Fluminense, no domingo (18), às 18h, no Estádio Municipal General Raulino de Oliveira. Em contrapartida, Flamengo e Vasco entram em campo na segunda-feira (13), às 21h10 (ambos no horário de Brasília), no Maracanã.
Após a reunião, Cláudio Castro declarou sobre os ocorridos, além das torcidas que estão banidas dos estádios:
“Essa medida já vale para os próximos jogos. Lembrando que não é algo para o Campeonato Carioca. É algo que será implantado no ano inteiro. Isso serve para fazermos uma avaliação se essas medidas e outras serão adotadas. Primeira decisão: não distribuição de ingressos para torcidas organizadas. Segunda: Raça Rubro-Negra, Jovem Fla, Força Jovem, Young e Fúria estão proibidas de frequentar jogos por tempo indeterminado. Isso é uma decisão judicial”.
No último domingo (5), torcedores de Flamengo e Vasco se envolveram em uma grande briga nos arredores do Maracanã, antes mesmo do início do jogo. Um pessoa foi presa e duas levadas ao hospital, uma em estado grave. As imagens percorreram na internet, levantando a questão de torcida única nos dias de clássicos.
“Também decidimos que neste momento, todos esses “brigões” serão enquadrados como “organização criminosa”. Não serão enquadrados como delito de baixo poder ofensivo. É realmente muito mais sério. Existe uma vara criada no Tribunal de Justiça, que pode provocar uso de tornozeleiras ou prisão. Isso vai ser tratado de forma muito mais grave” – disse o Governador do Rio de Janeiro.
Recentemente, o questionamento de torcida única nos clássicos de São Paulo voltou a tona. Apesar de muitos quererem a volta de ambas torcidas nos estádios, o assunto possui um impasse grande.
Foto/ divulgação: Cariocão