Torcidas organizadas: Governador do Rio de Janeiro determina punições para algumas agremiações

Recentemente, nos clássicos do Rio de Janeiro, torcidas organizadas de algumas equipes entraram em confronto, resultando em imagens assustadoras nas redes sociais. O Governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, participou de uma reunião e comentou sobre o ocorrido. Além disso, determinou punições as agremiações.

Punições para as torcidas organizadas

Torcidas organizadas tornaram-se pautas nos últimos dias após conflitos em algumas ruas do Rio de Janeiro. Dessa maneira, nesta sexta-feira (10), o Governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, esteve em uma reunião para tratar dos casos ocorridos recentemente.

Cláudio Castro decretou o banimento de algumas organizadas de frequentarem os jogos. Além disso, possíveis conflitos no futuro serão tratados como “organização criminosa”.

O Campeonato Carioca chega a sua fase de semifinal após o título do Fluminense da Taça Guanabara. Apesar das polêmicas envolvendo as torcidas organizadas, a competição estadual irá contar com torcedores de ambas as equipes nos confrontos. O 1° jogo é entre Volta Redonda e Fluminense, no domingo (18), às 18h, no Estádio Municipal General Raulino de Oliveira. Em contrapartida, Flamengo e Vasco entram em campo na segunda-feira (13), às 21h10 (ambos no horário de Brasília), no Maracanã.

Após a reunião, Cláudio Castro declarou sobre os ocorridos, além das torcidas que estão banidas dos estádios:

“Essa medida já vale para os próximos jogos. Lembrando que não é algo para o Campeonato Carioca. É algo que será implantado no ano inteiro. Isso serve para fazermos uma avaliação se essas medidas e outras serão adotadas. Primeira decisão: não distribuição de ingressos para torcidas organizadas. Segunda: Raça Rubro-Negra, Jovem Fla, Força Jovem, Young e Fúria estão proibidas de frequentar jogos por tempo indeterminado. Isso é uma decisão judicial”.

No último domingo (5), torcedores de Flamengo e Vasco se envolveram em uma grande briga nos arredores do Maracanã, antes mesmo do início do jogo. Um pessoa foi presa e duas levadas ao hospital, uma em estado grave. As imagens percorreram na internet, levantando a questão de torcida única nos dias de clássicos.

“Também decidimos que neste momento, todos esses “brigões” serão enquadrados como “organização criminosa”. Não serão enquadrados como delito de baixo poder ofensivo. É realmente muito mais sério. Existe uma vara criada no Tribunal de Justiça, que pode provocar uso de tornozeleiras ou prisão. Isso vai ser tratado de forma muito mais grave” – disse o Governador do Rio de Janeiro.

Recentemente, o questionamento de torcida única nos clássicos de São Paulo voltou a tona. Apesar de muitos quererem a volta de ambas torcidas nos estádios, o assunto possui um impasse grande.

Foto/ divulgação: Cariocão

Caio Henrique Caio Henrique

Apaixonado desde criança pelo futebol europeu. Estudo jornalismo por conta desse esporte e também por amar futebol americano. Já trabalhei em uma rádio, sendo responsável por um programa esportivo. Atualmente, sou setorista do Barcelona, clube que tenho um carinho especial desde 2006.

[blocksy_breadcrumbs]